| em 10 outubro 2009

A Máscara

Há uma falha que, de vez em quando, se torna evidente em algumas pessoas. Elas parecem tão legais e têm um comportamento tão amigável que, às vezes, você até se sente seguro com relação a elas. Mas, para nossa surpresa, elas acabam se revelando pessoas completamente diferentes, e é tão difícil entender o porquê de tanto fingimento.

Uns dizem que o que elas querem é agradar aos outros e por isso se comportam dessa maneira. Outros comentam que elas só querem mascarar o que realmente são.

Mas, por quê? Por que se esconder atrás de alguém que não existe? Será que não basta ser você mesmo para as outras pessoas? Se for assim, então ninguém jamais será bom o suficiente, pois, ao que me consta, ainda somos seres humanos sujeitos a erros e falhas.

Como as pessoas poderão se conhecer verdadeiramente se continuarem mostrando uma máscara daquilo que elas gostariam de ser? Como alguém poderá amar uma pessoa que não existe? Como um relacionamento ou amizade poderá resistir dessa maneira?
Na verdade, fingir ser uma pessoa que você não é acaba sendo uma tarefa difícil.

Você tem que dar suporte às mentiras ditas e mudar de máscara todo o tempo – isso é um trabalho duro! Mas cedo ou mais tarde, você acaba tendo que enfrentar as pessoas que você enganou, sendo um falso amigo, terá que dizer a verdade, pensar em desculpas para não ficar mal. Só que você acaba por perder a confiança delas depois de tanta vergonha e humilhação.

Ninguém jamais conseguiu ser bem-sucedido tentando ser o que não é. Uma hora ou outra a pessoa acaba mostrando o que realmente é, e assim passa a ser vista como uma enganadora pelo resto da vida.

Na verdade, as pessoas não querem saber das desculpas que você dá. Tudo o que importa para elas é que mentiu, não sendo o que parecia ser. Dessa maneira você acaba perdendo a oportunidade de ser aquele bom amigo(a), futuro esposo(a), ou confidente.

Fingir não é nada fácil! Mas, se você for você mesmo, as pessoas vão amá-lo pelo que de fato é, mesmo com todos os erros e falhas. Isso é amor de verdade! Elas nunca exigirão algo que você não tem para dar, pois a conhecem. Agindo assim, você viverá em harmonia consigo mesmo e nunca mais terá que perder tempo com máscaras, mentido e enganando os outros para justificar suas falhas.

Cristiane Cardoso
Colunista do site www.uckg.org



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):