| em 10 outubro 2009

Viva com Propósito

Todos nós, seres humanos, enquanto não estabelecermos um objetivo para o nosso viver diário, não poderemos dar o melhor de nós em nossas atividades diárias; ou talvez passemos toda a nossa vida fazendo coisas eradas em com projetos inacabados.

A palavra propósito quer dizer aquilo que se busca alcançar quando se faz alguma coisa; aquilo a que alguém se propôs; objetivo e finalidade. Logo, quando o ser humano se propõe a fazer diferença neste mundo e a realizar seus sonhos e projetos, ele precisa conscientizar-se de que sua vida deve ser direcionada por um propósito que esteja ao seu alcance realizá-lo.

Infelizmente existem muitas pessoas que estão sofrendo, pois ainda não conseguiram definir seus objetivos, e vivem desorientadas na área espiritual, emocional, física e material.

Deus, ao criar o ser humano, criou-o com um propósito específico: ser a coroa da criação; ser bênção, luz; ser como Cristo foi nesta terra. Por isto, o apóstolo Paulo falou em ICoríntios 10.31: "Tudo o que vocês fizerem nesta terra, [seja beber, comer, trabalhar, estar em família, ir à igreja, passear, ou outras coisas], façam tudo para a honra e glória do nome de Jesus" (paráfrase da autora).

Todos os nossos propósitos devem ser realizados com o objetivo de Jesus Cristo ser exaltado e engrandecido. Portanto, é uma responsabilidade pessoal vivermos neste mundo com propósito e com a finalidade de não desistirmos daquilo que o Senhor nos tem confiado.

Saiba que Satanás vai fazer de tudo para que você não tenha propósitos ou viva desistindo deles. Muitas dificuldades vão surgir, mas o segredo é manter-se firme em sua decisão de ir até o fim. Como Jesus disse em Lucas 9.62: ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.

Então, se você está pensando em disistir de seus projetos e propósitos, sejam na área espiritual ou material, lembre-se de que o Senhor não deseja isto para você; Ele se entristece, quando alguém não confia nele nem acredita em si mesmo.

Cada um de nós tem uma vocação, um propósito específico nesta terra. O mundo precisa de você; e o que lhe compete é responsabilidade sua. Saiba que aquilo que Deus determinou para que você realizasse, Ele não cobrará de outra pessoa, mas de você. Peça ao Senhor para ajudá-lo a identificar suas habiliadades e os propósitos dele para sua vida.

Aqui estão algumas perguntas que você de fazer-se e que irão ajudá-lo a identificar seu objetivo:

___ O que estou buscando? Todos nós temos um forte desejo no fundo do coração, algo que fala a nossos pensamentos e sentimentos mais profundos; algo que inflama nossa alma. Você só precisa reconhecê-lo.

___ Por que fui criado? Cada um de nós é diferente. Pense no inigualável conjunto de habilidades que possui, nos recursos
à sua disposição, em sua história pessoal e nas oportunidades à sua volta. Se objetivamente identificar esses fatores e descobrir o desejo de seu coração, terá dado um grande passo no sentido de descobrir seu objetivo na vida.

___ Acredito em meu potencial? Se você não acreditar que tem potencial, jamais tentará alcançalo. A dúvida gera a incredulidade, em Deus e em você; levando-o ao fracasso.

___ Quando começar? A resposta para essa pergunta é: AGORA. Assim diz o SENHOR dos exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos (Ag 1.7).

Drª Elizete Malafaia é psicóloga, terapeuta da família, formada em Teologia e coordenadora do Grupo de Terapeutas Cristãos.

Fonte: Revista Fiel - setembro de 2009



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):