| em 28 abril 2010

Benefícios da atividade física na terceira idade

O envelhecimento é um processo lento e gradual, porém inevitável a qualquer ser humano por se tratar de um fenômeno fisiológico progressivo. Esse processo vai variar de indivíduo para indivíduo, conforme sua genética e hábitos de vida.

Sendo natural envelhecer, devemos nos preocupar em manter a qualidade de vida através do avanço dos anos, adotando, para isso, hábitos de vida saudável.

Tais como:

- Manter uma alimentação balanceada;
- Dormir 8 horas por dia;
- Consultar o médico de forma preventiva;
- Exercitar-se regularmente;
- Evitar o consumo de álcool, fumo e drogas;
- Usufruir de momentos de descontração e lazer.

Estudos comprovam que, seja qual for a atividade física praticada, desde que bem orientada, causa benefícios a saúde. Para o idoso é muito importante direcionar o programa de atividade física, visando manter sua independência para a execução das tarefas diárias. Como sentar e levantar sem auxílio; Subir dois ou três degraus; Pegar o neto no colo; Levantar um pacote do chão e etc. Para isso, é necessário desenvolver força, massa muscular e resistência, através de exercícios com pesos (musculação).

A perda de massa muscular é de 10% dos 25 aos 50 anos e 30% dos 50 aos 80 anos. Com o aumento da massa muscular consegue-se elevar o metabolismo basal prevenindo a obesidade e prováveis doenças causadas por ela. A força também diminui, 20% menos aos 50 anos da força que se tinha com 25 anos. Com isso as tarefas diárias tornam-se um esforço de alta intensidade, causando aumentos acentuados na pressão arterial e frequencia cardíaca, pondo em risco a saúde do idoso.

A musculação também ajuda a prevenir doenças:

- Osteoporose e reumatismo, fortalece os ossos e articulações;
- Diabetes, estimulação de produção de insulina;
- Diminuição da pressão arterial, pós exercício;
- Obesidade, aumento do metabolismo.

A musculação também ajuda o idoso a sentir-se mais ativo, bonito, desenvolvendo a auto-estima e a vontade de viver.

Fonte: www.personaltraining.com.br



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):