| em 19 abril 2010

Busca por resultados rápidos na academia pode comprometer saúde

Barriga chapada, bumbum durinho, braços e pernas torneadas - só de se imaginar assim você já pensa: quero esse corpo para ontem! Partir para a academia é a melhor solução para conquistar o corpo dos sonhos. O problema é que, para colher os resultados logo, a turma dos afoitos exagera na intensidade do treino, pulam etapas do treinamento e até realizam os movimentos de forma incorreta. É aí que o corpo fica vulnerável em vez de ficar fortalecido.

"Os exercícios físicos são os principais causadores das lesões, que ameaçam o treino e podem comprometer o desempenho físico no futuro. Os exageros e a pressa têm sido os principais vilões na hora de entrar em forma", explica a personal trainer,Valéria Alvim.

Uma lesão pode ser consequencia da falta de aquecimento apropriado, da postura errada ou repetitiva, do excesso de carga, dos treinos excessivos, da falta de alongamento e até mesmo do cansaço. Para evitar que seu treino se volte contra você, o personal trainer Anderson Nazário, dá dicas de como conseguir resultados satisfatórios e sem lesões. Confira abaixo:

Prepare-se antes de começar o treino pesado

Antes de iniciar um programa de treinamento, é imprescindível submeter-se a um exame médico, cujo objetivo é detectar problemas silenciosos que possam limitar o desempenho ou colocar em risco a sua saúde. Faça uma avaliação física incluindo teste ergoespirométrico - que permite avaliar seu potencial aeróbico para definir se será indicado um treino leve, médio ou moderado -, além de outros testes que verificam o nível de flexibilidade, de resistência muscular localizada e a bioimpedância , avaliação do índice de gordura do corpo, entre outros.

"A falta de avaliação prévia pode acarretar esforços físicos não adequados e levar o corpo a desgastes funcionais e metabólicos indevidos, que induzem a fadiga psicológica e física, a graves lesões ortopédicas e ao risco de precipitação de acidentes cardiovasculares", diz Anderson.

Antes de iniciar uma seção de treinamento, é muito importante fazer um trabalho de aquecimento que irá preparar a musculatura para a atividade. "Exercícios de alongamento, realizados paralelamente a outras atividades, maximizam o rendimento e previnem lesões", explica o personal trainer.

Evite a sobrecarga

- Aos iniciantes são recomendados máquinas ou aparelhos que guiem o movimento realizado pelo aluno em vez de pesos livres.

- Comece devagar. Incorpore mais atividades físicas no seu dia a dia para atingir os objetivos gradualmente.

- Respeite os intervalos. O processo de recuperação do corpo é uma das partes mais importantes dentro de um ciclo de treinamento. Quando há a pausa para o descanso que o organismo assimila e metaboliza o trabalho realizado anteriormente e restabelece o tônus e a elasticidade muscular. Após um estímulo forte, reserve um dia para a recuperação do grupo muscular trabalhado.

Alie tarefas e objetivos

- Depois da avaliação, a eficácia do programa consiste na combinação adequada da frequência, duração e intensidade do esforço físico. É importante realizar os exercícios corretamente, tomando muito cuidado com a execução, postura, respiração correta durante os exercícios e o tempo de descanso entre cada um. "Se a pessoa tem algum problema de coluna ou de saúde, o treino deve ser feitos com o acompanhamento de um bom profissional de educação física, médico ou fisioterapeuta", explica Anderson.

Fonte: MinhaVida.Com.Br



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ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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