| em 21 abril 2010

Como tratar crianças com trauma


“Pais devem ter mais responsabilidade no tratamento do seu filho”

Para a psicóloga Rosemery Agostinho, os pais precisam ter muito cuidado para não contribuir com o despertar de um trauma. “Frases como ‘Você não vai ser nada na vida’, ‘Você só faz coisa errada’ e ‘Ninguém vai querer casar com você’, são ótimas para provocar traumas”, exemplifica.

De acordo com a especialista, abandono e negligência, por exemplo, são outros agravantes. “Alguns pais tentam suprir a ausência com presentes e ignoram as necessidades básicas da criança e do adolescente”, afirma ela, reiterando que a perda de um ente querido também pode provocar traumas nessa faixa etária.

Algumas iniciativas precisam ser para alcance da cura de um trauma. Palavras de segurança e apoio dos pais é fundamental. Os responsáveis também precisam descobrir o que realmente gerou o trauma para evitar que o perigo se aproxime novamente. “É importante que a criança vítima de um trauma não seja vista como uma coitadinha, mas deve receber amparo para se fortalecer”, atenta.

Ainda segundo a especialista, sempre que a criança apresentar sinais de estresse pós-traumático, um profissional habilitado precisa ser solicitado. “Quanto mais rápido receber ajuda, mais rápido o trauma será curado. Atualmente, a terapia de dessensibilização (EMDR) é reconhecida como eficaz para o tratamento do trauma, com resultados entre 5 a 10 sessões. Uma situação traumática nunca deve ser ignorada. Todo trauma não tratado deixa seqüelas profundas na psique humana e no corpo. O tempo não cura o trauma, apenas agrava. Acompanhamento espiritual durante todo o tratamento é importante”, conclui.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz – Setembro 2009.



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):