| em 23 abril 2010

Devemos ser exemplos em tudo, como crentes e ainda mais como obreiros

O apóstolo Paulo, escrevendo aos filipenses, afirma: “Sede meus imitadores, e tende cuidado segundo o exemplo que tendes em nós pelos que assim andam”, Fp 3.17. Quando Paulo formou a sua equipe, aqueles que estariam mais próximos a ele, entendemos que o jovem Timóteo e Tito fizeram parte daquele grupo mais aproximado do apóstolo aos gentios. Ao lermos a sua biografia na Bíblia, chegamos à conclusão de que Tito era um obreiro mais experiente.

É sempre bom rememorarmos e fazermos uma reflexão mais profunda sobre a palavra de Deus. Perceba: em tudo Tito dá o exemplo de boas obras. Quando Paulo começa a especificar, diz: “Olha, Tito cuidado com a doutrina, porque se não houver um bom ensino e aplicação da Palavra de Deus...”. E Paulo então refere-se a ser “exemplo em tudo”.

A igreja do Senhor deve ser isso em nós. Paulo disse que nós, a igreja, somos a coluna e a firmeza da verdade. Coluna, meus irmãos, não pode se mover. Coluna serve principalmente como sustentação.

Lembro-me da passagem no livro dos Juízes quando o Senhor escolhe entre tantos grandes daquela época um agricultor para ser o líder do povo. Ele chamou Gideão, o moço que se apresentou diante de Deus, e lhe perguntou: “O Senhor me conhece?”. Tem uma tradução bíblica que traz o seguinte nas palavras de Gideão: “Da minha família, sou o menor”. Era o menor, mas este jovem, orientado por Deus, disse para os seus cooperadores: “Olhem para mim, façam o que eu fizer”. No mundo, existe o dito popular “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, mas nós não aprendemos assim. Paulo exorta para sermos o exemplo, e exemplo em tudo. Devemos ser do tipo que podemos dizer: “Olhe para mim e faça o eu fizer”.

Meus queridos irmãos, em João 13, Cristo nos aplicou uma lição maravilhosa. Ele reúne os doze discípulos, pega uma toalha e cingi-se, depois coloca água em uma bacia e vai lavar os pés daqueles homens. Pense comigo: Q uando o Senhor se aproximou para lavar os pés de Tomé, já imaginou se ele dissesse para seu discípulo: “Você é incrédulo, Tomé! Eu vou lavar os seus pés para você se endireitar”. Mas, não. Simplesmente lavou-os. Jesus lavou os pés de Pedro. Lavou até os pés de Judas. Já pensou nisso? Depois, Ele diz aos discípulos: “O que eu fiz vocês façam também”.

Meus queridos companheiros obreiros, Paulo disse: “Sê o exemplo em tudo”. Recebemos de Deus o privilégio de sermos pastores, líderes diante do povo de Deus, porém, amados, a minha Bíblia diz que aqueles a quem Deus mais dá mais Ele exigirá mais. Deus nos admitiu como participantes em seu plano divino de salvação. Quem éramos e o que hoje somos? Deus nos escolheu. Mas, nós precisamos, meus irmãos, estar conscientes do trabalho que Deus colocou em nossas mãos. Esse trabalho simplesmente envolve os negócios do Céu aqui na Terra. É algo muito grande, meus irmãos! Mais uma vez: precisamos estar conscientes do trabalho que Deus colocou em nossas mãos.

Temos que olhar para a Igreja e termos uma visão bem ampla, amar indistintamente a todos. Meus irmãos, “em tudo te dá como exemplo”. Deus nos abençoe.

José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz – Setembro 2009.



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):