| em 20 abril 2010

É importante comer para emagrecer!

Muitas pessoas fazem de tudo para emagrecer os quilinhos ganhos nesse fim de ano. Muitas vezes, as pessoas passam até fome. E nessa de passar fome não comem os micronuetrientes mais importantes para o organismo funcionar bem e gastar energia. Como consequência, passam fome, sentem-se mal, ficam irritados e não atingem o objetivo de emagrecer. O maior problema está na falta de orientação na hora de tentar emagrecer. Não caia nessa. Coma de tudo um pouco e emagreça! O que não pode faltar no seu prato para emagrecer, eu vou contar agora.

Vamos começar pelos minerais:

- Magnésio: esse é o grande responsável por quase todo o funcionamento do nosso organismo. Se você anda sentindo-se sem energia, com raciocínio lento, pode apostar que alimentos fontes de magnésio irão ajudá-lo. No quesito emagrecer ele é um importante aliado. Ele ajuda na interação da insulina com seus receptores. Vamos imaginar que esses receptores são as fechaduras das portas e a insulina é a chave. O magnésio ajuda a chave entrar na fechadura. Com essa ligação a insulina faz o seu papel de colocar o açúcar dentro da célula e assim o corpo tem energia para funcionar. O magnésio ajuda também na prevenção do acúmulo de gordura na região abdominal. Ou seja, ele é o nosso importante aliado contra a gordurinha abdominal tão indesejada. Nós encontramos o magnésio no tão menosprezado arroz integral, tofu, farelo de trigo, soja, aveia, semente de abóbora, amendoas, avelã, entre outros.

- Cálcio: Há muito tempo que os artigos científicos comprovam que pessoas que consomem cálcio adequadamente apresentam uma perda de peso melhor do que pessoas que simplesmente esquecem dele. Não sabemos ainda exatamente o mecanismo, mas esse mineral age na queima de gordura dentro da própria célula de gordura. Boas fontes de cálcio são os vegetais verde-escuros, leite e derivados, grãos, peixes, castanhas.

- Ferro: muitas pessoas só lembram do ferro quando estão com anemia. Mas o consumo inadequado de ferro diário (comer menos do que o recomendado para todos os dias, mesmo antes de chegar a ter uma anemia) colabora para o ganho de peso e acúmulo de gordura abdominal (barriga). Quem diria hein. Fontes de ferro são as carnes, vegetais verde- escuros, grãos.

Vamos para as vitaminas agora:

- Vitamina A: Esta vitamina é uma das mais importantes no emagrecimento. Ela age nos genes do nosso DNA, que formam as células de gordura, regulando a quantidade produzida. Na ausência da vitamina A, as células de gorduras são mais produzidas e as já existentes aumentam de tamanho e vivem por mais tempo. É a vitamina A que estimula o hormônio da saciedade (leptina). Sem a leptina fica aquela sensação de fome o tempo todo. Fontes: são os pimentões vermelhos e amarelos, abóbora, manga, mamão, cenoura (tudo que tem a coloração alaranjada).

- Vitamina D: ela ajuda no equilíbrio do açúcar por colaborar com os agentes formadores da insulina, que captam o açúcar no sangue. Fontes: ovo, salmão, atum, e fora da alimentação o sol matinal.

- Todas as vitaminas do complexo B também ajudam no controle de peso por fazerem o metabolismo (energia que gastamos para viver) funcionar adequadamente.

Depois de ler tudo isso, acredito que ficou bem claro que o segredo para emagrecer é comer vários alimentos saudáveis variados e não cair na rotina de uma dieta restrita. Uma Nutricionista poderá ajudá-los muito orientando as melhores combinações. Boa Sorte!

Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo - SP



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):