| em 03 abril 2010

Onze orientações para não errar no preparo do chá


As folhas da planta camellia sinensis dão origem a quatro tipos de chás. As diferenças de cor e sabor estão basicamente no grau de fermentação das folhas. No chá branco, a fermentação é interrompida logo depois da colheita; no verde, ela é leve (em torno de 2% a 4%); no oolongo, é média (50%); e no preto, total.

Há ainda as versões aromatizadas, que são misturas desses mesmos chás com flores, frutas, especiarias e outras ervas. Clima, solo e altitude influenciam diretamente no sabor e na qualidade. Segundo a especialista Carla Saueressig, os melhores chás verdes são produzidos no Japão e na China. África, Indonésia, Índia e Sri Lanka garantem a fama dos chás pretos.

Separamos doze recomendações para preparar a bebida perfeita. O leitor talvez se pergunte "mas o que pode ser tão difícil na hora de preparar uma coisa tão simples?" O perigo está justamente aí. Subestimando a complexidade do chá, a água pode ficar quente demais e desandar tudo.


- use água filtrada ou mineral, sem cloro
- jamais ferva o chá
- o correto é despejar a água quente sobre ele, esperar o tempo de infusão adequado (ver tabela abaixo) e depois coar a bebida
- a temperatura da água varia de acordo com o tipo de chá
- pretos são preparados com água recém-fervida
- para verdes e brancos, é preciso ferver a água e deixá-la esfriar até a temperatura desejada
- na falta de um termômetro, saiba que com três minutos de descanso após a fervura, a água chega a 90ºC. Se o tempo de descanso for de cinco minutos, a temperatura cai para a 80ºC
- diferente de alguns vinhos, todos os chás devem ser consumidos ainda jovens
- verdes, brancos e aromatizados costumam ter dois anos de validade
- pretos e oolongos duram até quatro anos
- para manter o aroma e o sabor, guarde-os em local seco e com pouca luminosidade

Tipos de chá Tipos de chás Tempo médio de infusão Temperatura da água
verde/branco de 1 a 3 minutos de 60 a 90 graus
preto/oolongo de 2 a 5 minutos recém fervida
aromatizado de 5 a 10 minutos recém-fervida

Fonte: IG



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ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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