| em 20 abril 2010

Quero emagrecer! Como fazer isso de maneira saudável?

Bom, vamos analisar essa frase. Quando alguém fala “eu quero emagrecer” precisamos ver se realmente esta pessoa quer emagrecer ou quer ser emagrecida. Você leitor, sabe a diferença entre essas duas palavrinhas??? Eu posso explicar.

Uma pessoa que quer ser emagrecida coloca toda a expectativa no profissional da saúde ou médico. Acha que essa equipe tem que ser ótima para dar resultado rápido. No consultório médico pede uma fórmula mágica e quer em menos de um mês virar a pessoa mais linda e desejada do mundo. Muitas vezes as pessoas se frustram ao perceber que o remédio ajuda, mas não faz milagre, pois o peso volta ao normal quando para de tomar o medicamento.

A pessoa procura outro médico e o mesmo acontece. Vira o efeito sanfão. Mas o que realmente essa pessoa fez para emagrecer??? Eu digo! Quase nada. Ela colocou toda a expectativa no próximo. Ela quer que o outro seja responsável pelo milagre. Mas ela não percebe que isso só acontecerá quando ela mesma resolver mudar. Se continuar tudo como era antes é lógico que esse peso voltará. Se nada foi mudado porque a aparência mudará? Muitas vezes quando atendo uma pessoa frustrada com os tratamentos anteriores eu sempre pergunto, mas e você? O que você realmente fez para mudar essa realidade? Está praticando alguma atividade física? Fez uma reeducação alimentar? Está cuidando do seu estresse? Faz o fracionamento das refeições?

Muitas vezes as respostas são negativas. Outras vezes as pessoas sabem de cor e salteado o que deve conter no café da manhã, no almoço e jantar. Fala tudo certinho, mas quando pergunto de tudo isso o que ela realmente coloca em prática, muitas vezes é aí que a pessoa percebe que não está fazendo nada. Não basta saber o certo. Tem fazer o certo. E não basta fazer o certo 3 vezes na semana. Tenho que fazer o certo 6vezes na semana.

A pessoa que quer emagrecer chega no consultório totalmente motivada. Ela fala que dessa vez está disposta a fazer de tudo para dar certo. Tudo que ela escuta ela tenta colocar em prática. Sai do consultório pronta para fazer uma mudança no comportamento alimentar. Volta depois de um mês com um excelente resultado.
Agora leitor, pense se você realmente quer emagrecer ou se está procurando alguma fuga para emagrececimento rápido. A pessoa que não quer mudar comportamento é aquela que pensa em fazer o certo de 2 a 3 meses e depois voltar a comer o errado. Onde você está?

Se você realmente quer emagrecer então uma equipe multidisciplinar pode ajudar. Na parte alimentar comece lendo o artigo de reeducação alimentar. Tente melhorar a qualidade da sua alimentação. Vou deixar algumas dicas importantíssimas para ter um bom resultado:

1. Faça o fracionamento das suas refeições. Coma a cada 3 ou 4 horas no máximo;

2. Mastigue bem os alimentos. Isso irá ajudá-lo na sua saciedade e diminuir a quantidade de alimentos consumidos em uma mesma refeição;

3. Coma sempre verduras cruas e cozidas no almoço e jantar;

4. Coma de 3 a 5 porções de frutas por dia;

5. Não repita o prato;

6. Não coma vendo televisão;

7. Nunca coma salgadinhos, pipoca, bolacha nos seus pacotes. Sempre separe uma porção. Os pacotes enganam e você acaba comendo muito mais do que deveria;

8. Não consuma frituras e preparações muito gordurosas;

9. Não vá ao supermercado com fome. O seu bolso e a sua saúde agradecerão por isso;
10.Pratique atividade física pelo menos 5 vezes na semana;

11. Cuide do seu estresse. Tire 30 min do seu dia para relaxar. Pode ser escutaando uma música, lendo um livro, saindo com os amigos, dando uma volta no quarteirão, etc;

12. Não coloque metas de perda de peso muito difíceis de serem alcançadas. O correto é perder peso aos poucos. Assim elimina peso com saúde, fica mais fácil de manter o peso e você não se frustrará caso não consiga chegar no seu objetivo.

E o mais importante. Sempre faça um tratamento com acompanhamento de um médico, nutricionista e psicólogo. Assim o resultado será melhor, mais rápido e seguro.

Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo - SP



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):