| em 25 abril 2010

Shiatsu a Massagem Japosesa: conheça a sua origem, e os benefícios para o bem-estar

A massagem oriental, Shiatsu ou Ayurvédica, é uma terapia de re-equilíbrio físico e energético que atua através de pressões em determinadas áreas e pontos do corpo.

Estas manobras elevam o nível de energia do paciente, regulam e fortalecem o funcionamento dos órgãos, fazendo com que haja um maior estímulo das resistências naturais do organismo aos mecanismos desencadeadores das doenças.

A massagem oriental, também conhecida como Shiatsu (origem chinesa), Ayurvédica (origem indiana), ajuda a termos mais consciência corporal.

O corpo armazena emoções, sentimentos e reflete nosso estado emocional. Quando tocamos uma área onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, mas ajudamos o bloqueio a se dissolver.

Este trabalho de normalização do fluxo energético traz uma sensação de equilíbrio interno, de leveza, bem-estar, e de integração consigo mesmo e com o agente da técnica.

A massagem oriental proporciona uma prática de reeducação física e mental através da sensibilização de todos os pontos energéticos do nosso corpo, na busca de uma saúde plena e satisfatória.

Por Marines Marchioro

Fonte: www.saudenainternet.com.br




O que é o shiatsu e qual sua origem

O Shiatsu , embora tenha se originado na China, foi desenvolvido no Japão, no início do século XX. Hoje, essa terapia manual é reconhecida pelo Ministério da Saúde e indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial e esgotamento físico.

A palavra é derivada do japonês Shi que significa “dedo” e Atsu, “pressão”, ou seja, pressão com os dedos. Pode ser feita tanto em pessoas doentes como em pessoas saudáveis como prevenção.

De acordo com o Ministério da Saúde e Bem Estar do Japão, “Shiatsu é uma terapia que utiliza os polegares, dedos e a palma das mãos, sem a utilização de qualquer aparelho mecânico ou de qualquer outro tipo para aplicar a pressão sobre a pele, corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças específicas”.


Como é feito?

Uma sessão de Shiatsu é, geralmente, feita de 50 a 60 minutos, com periodicidade de 1 ou 2 vezes por semana. É feito com a pessoa deitada e o terapeuta trabalha, na maior parte do tempo, com o polegar. Os movimentos são rítmicos e feitos com o corpo inteiro. Nessa terapia não é necessário o uso de cosméticos como óleos e cremes e não há necessidade de se despir.


Em que se baseia?

A terapia do shiatsu não é fundamentada no modelo ocidental, ela é baseada numa concepção oriental na qual se acredita que a cura não deva ser feita “atacando” a doença, mas fortalecendo (equilibrando) o paciente. Os pontos doloridos no nosso corpo são pontos de bloqueio de energia, a causa das doenças.

Como medicina preventiva, o objetivo é a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado energeticamente é saudável.


Quais são as indicações e contra indicações do Shiatsu?

Indicações

• Tratamento do estresse;

• Reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang);

• Harmonização interior;

• Relaxamento; geral;

• Revitalização;

• Desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal;

• Eliminação de toxinas;

• Alívio de dores;

• Eliminação do “peso” sobre os ombros e nuca.


O Shiatsu é contra- indicado para pessoas com:

• Febre;

• Infecções;

• Doenças infecciosas;

• Fraturas;

• Varizes;

• Gravidez;

• Câncer.


Com que freqüência deve ser feito?

A periodicidade indicada é de uma a duas vezes por semana, mas não há restrição, podendo ser feita todos os dias.


Quem pode ser tratado pelo Shiatsu?

Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês. Os idosos sentem-se muito bem, pois em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações. Indivíduos com profissões estressantes têm no Shiatsu um grande aliado para problemas de tensão e fadigas musculares.


O que causa o desequilíbrio energético?

As causas principais do desequilíbrio da energia são: stress, distúrbios emocionais, alimentação incorreta, excesso de bebidas alcoólicas, cigarro, drogas em geral, choques térmicos, entre outros.

O shiatsu ajuda a amenizar a depressão, hipertensão, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade?

A massagem é comprovadamente eficaz para essas patologias, mas as pesquisas não indicam o Shiatsu, mas sim o termo “massage therapy”.

Fonte: www.idmed.com.br



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):