| em 10 abril 2010

Sorriso de bebê provoca sensação de bem-estar na mãe


Estudo mostra o que acontece no cérebro da mãe quando ela vê seu filho sorrindo

Qual mãe não se derrete ao ver o sorriso de seu filho estampado no rosto? Pesquisadores do Texas Children´s Hospital, nos Estados Unidos, descobriram que o sorriso do bebê provoca alterações no cérebro das mães associadas à recompensa e ao prazer.

Para estudar essa relação, foram analisadas 28 mulheres americanas que eram mães pela primeira vez, com filhos entre 5 e 10 meses. Elas se submeteram a exames de ressonância magnética, para medir o fluxo sanguíneo no cérebro, enquanto viam fotos de seus filhos e de outras crianças.

O resultado mostrou que, quando as mães observaram o rosto de seu filho sorrindo, áreas do cérebro ligadas à recompensa ficavam "acesas" durante o exame, aumentando a produção da dopamina (neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central, produzindo a adrenalina). Quando as mães viam imagens de seus filhos chorando ou de crianças desconhecidas, a reação do cérebro era menos significativa.

"A pesquisa evidencia o quanto ver o filho feliz traz sensação de prazer para a mãe. Principalmente quando são bem pequenos, que é aquele momento em que os vínculos estão se formando. Fica comprovado o que já se sabia: a existência do amor materno", diz Márcia Listik, neurologista do Hospital São Luiz, em São Paulo.

Para Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo, o sorriso genuíno já traz sensação de bem-estar de quem o recebe e fortalece as relações humanas. Quando é de um filho, provoca um ciclo chamado retroalimentação. Ou seja, o sorriso do bebê estimula o cérebro da mãe, que passará a interagir ainda mais com o seu filho, e ele irá responder de forma positiva aos estímulos recebidos da mãe.

O objetivo do recente estudo, publicado no jornal Pediatrics, é explicar o forte vínculo da mãe com o bebê, a forma única como ela reage ao ver seu filho e o quanto a interação nos primeiros meses de vida é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Veja alguns depoimentos de mães sobre a sensação que têm ao ver o filho sorrindo:

Andréa Marino Carvalho, mãe de Larissa, de 5 meses e meio

"Ver o sorriso da minha filha ilumina o meu dia. Se estou ansiosa ou preocupada e a vejo feliz penso no quanto é maravilhoso ela existir. Meu humor muda, não há nada que se compare em vê-la sorrir."

Luciana Franco, mãe de Vitor, de 6 anos, e de Isabel, de 1 ano e meio

"É uma alegria infinita. Um misto de bobeira e orgulho. Acho que o sorriso deles ilumina o ambiente. Tem uma coisa que sempre digo ao meu marido: "se as crianças soubessem o quão encantadoras elas são quando sorriem, jamais chorariam quando querem algo. Sorririam, e isso seria a nossa perdição."

Cledimara Marzenatti, mãe de Vinícius, de 4 anos, e de Marcela, de 2 anos e meio

"Ver meus filhos rirem é maravilhoso. Traz uma sensação boa de satisfação e a certeza de que estou fazendo tudo certo com eles. E esse sorriso pode ser quando estão comendo algo que gostam, quando ganham um presente ou simplesmente durante um momento de carinho."

Hylisangela Wengerkiewicz, mãe de Luísa, de 5 anos, e de Bruno, de 3 anos

"O maior prazer na minha vida é ver o sorriso dos meus filhos. É indescritível. Dá vontade de fazer qualquer coisa para que estejam felizes. Mas o melhor é o sorriso espontâneo, que chega depois de um carinho ou de uma palavra doce que falo para eles."

por Ana Paula Pontes

Fonte: Crescer



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):