| em 20 maio 2010

Alimentação Saudável

Antigamente consumir calorias era sinônimo de sobrevivência sem considerar a qualidade e a quantidade de vida. Hoje se passarmos alguns dias com refeições vendidas em lanchonetes e bares, sobreviveremos com muitos quilos a mais e anos a menos. Veja bem: eu disse sobreviveremos, porém nosso objetivo é viver mais e com saúde, certo?

Gordura bloqueia as artérias, carne vermelha em excesso é ruim para o coração e os carboidratos são os maiores vilões da obesidade.

Uma dieta saudável não apenas previni como também trata doenças. Veja algumas dicas de alimentos que proporcionam mais qualidade de vida:

Aveia: reduz os riscos de doenças cardíacas e o colesterol ruim.

Alho: ajuda a diminuir o colesterol, a pressão arterial e previne contra tumores.

Azeite de Oliva: pode ser usado no lugar da margarina ou manteiga, protege contra as doenças do coração.

Castanha do Pará: diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Chá Verde: previne pedras nos rins, ajuda no tratamento da obesidade e gastrite.

Maçã: evita doenças oculares, e é mais uma aliada do coração e da pressão sanguínea.

Peixes: ricos em ômega 3 - a sardinha, bacalhau e salmão são grandes auxiliares na prevenção de infartos e derrames, reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra o mal de Alzheimer.

Soja: pode diminuir o colesterol ruim, ameniza os sintomas da menopausa e preveni o câncer de mama e cólon.

Tomate: auxilia na prevenção de câncer de próstata.

Vinho Tinto ou Suco de Uva: evita acúmulo de gordura nas artérias prevenindo doenças do coração.

Lembrem-se dos legumes, verduras e frutas variadas, e de fazer diversas refeições ao dia em pequenas e variadas porções, tomar muita água para eliminar toxinas tendo assim a sensação de saciedade.

Os benefícios dos alimentos já eram conhecidos pelo grego Hipócrates quatro séculos antes de Cristo, que dizia: “Faz da comida o teu remédio”.

Ter uma alimentação saudável além de nutrir, evita e trata doenças, rejuvenescendo. Cuidar da nossa imagem reforça nossa auto-estima, portanto mais do que satisfazer nosso corpo físico, devemos presentear nossa mente com a alegria de que nos cuidamos com carinho. Na próxima edição falaremos sobre algumas técnicas de comportamentos importantes em uma dieta, até lá!

Fonte: bemstarbem.blogspot.com



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):