| em 14 maio 2010

Os segredos para alcançar a autoestima

Pessoas com a autoestima alta têm mais energia e motivação, acreditam que podem vencer desafios e alcançam seus objetivos!

1. Conheça-se

"Conscientize-se de suas qualidades, defeitos e limites", ressalta o psicólogo Marco Antonio de Tommaso. Avalie o que importa na sua vida e veja se há algo que pode ou deve ser mudado.

2. Vá à luta!

Todos nós temos pontos fracos, por isso, não se lamente! A melhor forma de recuperar a autoestima é fazer algo para superar aquilo que a desagrada. Não tenha medo de buscar o que almeja. "Seja flexível para encarar as mudanças como bons desafios e não como catástrofes", afirma Marco Antonio.

Estabeleça metas viáveis

"Toda a caminhada começa com o primeiro passo", explica a psicóloga Marina Bocalandro. Se você nunca correu, não queira participar de uma maratona. As grandes conquistas são alcançadas com paciência e humildade.

4. Diga não ao perfeccionismo

Faça sempre o máximo que puder, mas não se sinta fracassada ao errar. Acredite: um erro pode ser o ponto de partida para o sucesso - você deve aprender com ele!

5. Escolha os amigos

Afaste-se de quem a entristece. "Incapaz de alcançar a felicidade, ele mina a autoestima do outro para se sentir bem", alerta a psicóloga Laila Pincelli.

6. Cultive os relacionamentos

Manter boas relações afetivas é uma das vias de realização pessoal. Por meio do encontro com o outro aprendemos a nos respeitar e a respeitar aqueles com quem convivemos.

7. Pratique a positividade

Toda vez que um pensamento pessimista surgir em sua cabeça, faça de tudo para mandá-lo embora. "Só com treino você readquirirá a capacidade de ver o lado luminoso da vida", diz Marina.

8. Isso é bom para mim?

Antes de agir, faça a pergunta para si mesma. Pense: "Vou comprar a bota só porque está na moda ou porque fica bem em mim?". Assim, saberá distinguir as coisas que quer fazer daquelas que fará só para agradar os outros. "Autoestima é ter confiança nos próprios valores", resume Marco Antonio.

9. Faça um esporte

Praticando uma atividade física, "você se coloca desafios e se propõe a vencê-los", diz Laila. Aos poucos, você acreditará na sua própria capacidade de alcançar o sucesso!

10. Permita-se ser amada

Saiba que você tem muito a oferecer e, por isso, merece um companheiro ideal - e não só um cara que suprirá suas carências. Se já tem um namorado, não fique cobrando dele contínuas provas de amor. Isso mostra que você se encontra à espera da rejeição, pois no fundo se rejeita.

11. Não se sabote

Por acreditar que não merecemos algo, sabotamos nossos planos. Imagine que você tem uma entrevista de emprego. No dia, acorda atrasada, esquece documentos e fala besteira. Por quê? "Ser feliz parece proibido para pessoas com baixa autoestima", diz Marco Antonio. Saiba que você pode, SIM, ter sucesso!

Por Thaís Harari

Fonte: Mdemulher



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):