| em 10 maio 2010

Psicóloga traduz clichês mais usados para terminar a relação


Carmen Cerqueira Cesar esclarece o verdadeiro significado das frases que ninguém quer ouvir no momento que leva um fora

Uma separação será inevitavelmente um momento doloroso, seja para quem decidiu romper o vínculo amoroso, seja àqueles que receberão a notícia de que a história a dois chegou ao fim. Para a psicóloga Carmen Cerqueira Cesar, não há como evitar que ambos sintam-se decepcionados.

"Mesmo quem escolheu acabar com a relação sofrerá, por saber que irá magoar o outro", afirma. No entanto, ainda que a situação seja delicada e por vezes constrangedora, não há como evitar uma conversa franca. Isso quer dizer marcar um encontro com o parceiro ou parceira para um bate-papo face a face. Terminar por email, telefone ou MSN, nem pensar.

"Vivemos em uma época em que tudo parece ser descartável, mas não devemos tratar as relações da mesma forma", diz Carmen. Para a especialista em relacionamentos é preciso ser mais atencioso com as pessoas, especialmente aquelas com quem você tem um histórico afetivo. Resumindo, nada de terminar via post-it, como já foi retratado na série que ganhou versão para o cinema "Sex and the City".

Em um certo episódio, Carrie é surpreendida com um cartãozinho amarelo com as últimas palavras do futuro ex. Dá para ter menos classe? Sim, ao recorrer a lugares-comuns que representam uma saída cômoda para o fim do relacionamento, mas que pode machucar quem, por azar no amor, será notificado. Carmen lista as principais frases que, embora ouvidas a exaustão, não deveriam nunca ser proferidas. Confira-as e, caso as ouças, saiba seu significado real.


O problema não é com você, é comigo

A frase não poderia ser mais vazia. "Esse discurso sinaliza que a pessoa tentou, sem sucesso, usar palavras que não magoariam o outro", diz Carmen. Para a psicóloga, pode acontecer de essa frase ser verdadeira.

"Quem está enfrentando uma situação difícil como a perda do emprego ou problemas familiares pode não ter disposição para um relacionamento. Mas se o sentimento é verdadeiro, por que não unir forças para superar a crise juntos?" Afinal, quem gosta quer ficar junto, não quer dar chance para outra pessoa aparecer.


Eu quero cuidar da minha carreira

Não há nada de errado em uma ambição saudável. Algumas pessoas, preocupadas com o desempenho profissional querem mesmo mais tempo para se dedicar à carreira, aos estudos etc. No entanto, com um pouquinho de conversa e organização não é preciso terminar um relacionamento. "Pode-se reduzir os encontros para os finais de semana, negociar o tempo juntos... Mas terminar, só quando acaba o amor", sentencia a psicóloga


Eu preciso de um tempo

Pedir um tempo é uma forma de terminar o relacionamento aos poucos e ir se afastando discretamente. Em alguns casos, como em tempos de discussões excessivas ou depois de uma briga séria, o pedido pode expressar um desejo verdadeiro. "Nesse cenário, pode ser interessante se afastar para refletir", diz Carmen. Mas a profissional afirma que esse acordo deverá ser muito bem conversado.

Do contrário, um dos lados pode passar a experimentar novas aventuras enquanto o outro espera com a vida no pause. "É preciso ler nas entrelinhas. Se o relacionamento era sólido e amoroso, esse tempo pode ser útil", afirma. "Caso o casal esteja com as bases estremecidas, o pedido de um tempo pode significar simplesmente o fim. Seja qual for o motivo, Carmen sugere que, ao ouvir essa frase, não se deixe de viver e curtir a vida. "Afinal, não há garantias no amor".


Eu não estou pronto para um relacionamento

Com você. Essas são as duas palavras que faltam nessa frase e que por isso fazem ela soar tão desonesta. "Não é raro os casos de pessoas que disseram isso e logo se envolveram em relacionamentos sérios com outro alguém", alerta Carmen.

"Muitos homens fazem esse discurso quando percebem que um relacionamento sério é o objetivo da parceira", diz. "Para não machucá-las, colocam um ponto final no momento que percebem o envolvimento da companheira". Portanto, se você ouviu esse clichê, vale considerar se envolver com alguém com os mesmos interesses que você, em vez de esperá-lo estar pronto.


Nós podemos voltar a ser amigos

Depois de um relacionamento onde ambos foram cúmplices, sinceros e verdadeiros, é natural que o casal mantenha laços de amizade. Acontece que muitas vezes a relação desde o início era de ordem amorosa. "Quando nunca houve amizade, fica difícil saber como voltar a ser só amigo", afirma Carmen. Portanto, cuidado para os cenários onde essa frase é usada para deixar as portas abertas para possíveis re-encontros amorosos que só farão sofrer quem ficou para trás.


Você merece encontrar uma pessoa melhor

Essa é uma tentativa de terminar a relação de forma honrosa, mas quer dizer tão pouco quanto o discurso do 'o problema não é com você'. Isso porque essa afirmação não dá pistas ou justificas do motivo do fim do relacionamento e, com isso, não abre margens para questionamento ou mesmo para a possibilidade de encontrar uma solução. Em outras palavras, quem escolhe essa saída não é mesmo a melhor pessoa para estar ao seu lado.


Eu conheci uma pessoa

Ainda que sincera e na maioria das vezes verdadeira, essa é uma das frases mais cruéis. Ela atesta que, além de haver uma terceira pessoa, o relacionamento já estava ruim antes, do contrário não haveria espaço para mais ninguém. Para Carmen, não é preciso informar, no fim do relacionamento, que você já está envolvido com outro. "Existem casais que formam esse pacto e esperam essa sinceridade um do outro", diz. Ainda assim, o dia do adeus não é o melhor momento para avisar que o coração já está preenchido.

Fonte: Abril.com



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):