| em 29 junho 2010

Cardápio antiestresse

Com o aumento de trabalho e o ritmo diário mais intenso, há uma tendência a ficarmos estressados e cansados. Até aí, nenhuma novidade. Mas você sabia que a nossa alimentação pode ajudar a combater tudo isso? E não é preciso nenhum alimento milagroso, não! Na verdade, se cuidar é bem simples. Veja o que não pode faltar (e o que evitar) no seu cardápio antiestresse.

- Reduza o consumo de enlatados e de bebidas de cola, que dificultam a absorção de ferro.

- Aumente o consumo de calorias no café da manhã, a principal refeição do dia.

- Consuma mais frutas secas como damasco, maçã, uva passa, pera, ameixa e uva. Elas têm maior quantidade de frutose, mais nutrientes, são ricas em vitamina K, ferro e triptofano.

- Inclua fontes de cálcio, ferro e fósforo, como couve e agrião, na sua alimentação.

- Reforce o ferro. Fonte: espinafre, beterraba e feijão. Assim, previne-se a anemia, que provoca cansaço e indisposição.

- Sementes de gergelim, girassol e abóbora são ricas em zinco e proteínas, estimulando o metabolismo de carboidratos, o que gera mais energia para o dia a dia.

- Gérmen de trigo (rico em vitaminas do complexo B e vitamina E), que ajuda na desintoxicação e disposição.

- O mel é fonte de ferro e vitamina B. Aposte nele!

Além da alimentação equilibrada, indicamos a prática de exercícios físicos diários caminhada ou outro), por pelo menos 30 minutos. Importantíssimo: descanse, relaxe e distraia-se pelo menos uma vez por semana para neutralizar o estresse.

Abaixo, duas receitinhas para ajudar a manter a disposição e deixar o cansaço de lado:


Vitamina Energética:

Misture no liquidificador e sirva em copos : 3 colheres de farelo de aveia + 1 copo de iogurte desnatado + 1 colher de mel + 1 maçã + 1 banana + 3 uvas passas + 1 colher de sopa de gérmen de trigo + 4 damascos + canela em pó.


Suco Verde:

Bata no liquidificador: 2 cenouras + 1 punhado de espinafre + salsinha + mel + ½ maçã + 1 colher de farelo de trigo + 4 damascos + canela em pó


*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Fonte: bemleve.click21.com.br/



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