| em 21 agosto 2010

Como Recuperar a Motivação

Muitos fatores pode provocar o desânimo, desmotivação: as lutas cotidianas, as ações de Satanás, fatores orgânicos, depressão, palavras negativas, visão distorcida da vida. A falta de ânimo é algo terrível para a nossa vida, pois gera o abatimento, e a pessoa só é capaz de enxergar o lado negativo das situações, abandonando seus sonhos, seus projetos, suas idéias. O desanimado não vê colorido na vida.

É muito bom quando o cristão reconhece o seu estado e sente desejo de mudança, como é o seu caso. Existe, sim, meios de se vencer a falta de ânimo. O primeiro passo é exercitar a fé. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). O cristão precisa viver pela fé. Ela funciona como o fôlego de vida espiritual que nos sustenta e nos ensina a esperar em todas as promessas divinas. Creia! A fé renovará suas forças e produzirá ânimo em sua vida.

Contudo, para que você tenha fé e volte a ter ânimo, é preciso meditar diariamente na Palavra. Ela é viva, eficaz e poderosa (Hb 4.12). Por meio dela, encontramos forças para enfrentar e vencer as lutas.

Aliado ao estudo bíblico, ore, jejue, seja assíduo aos cultos e à Escola Dominical em sua igreja, pois conhecemos mais e mais o Todo poderoso e passamos a ter intimidade com Ele à medida que estudamos as Sagradas Escrituras, mantemos uma vida de santidade e praticamos os seus ensinamentos. Então, nossa vida é restaurada, transformada, e fica cheia de ânimo.

Precisamos chama a Deus, conforme disse o salmista: “Dá-me forças, como prometeste, e eu continuarei vivo; não permitas que eu fique desiludido com a minha esperança” (Sl 119.116, NTLH).

O passo seguinte é ficar cheio do Espírito Santo. Isto significa deixar que sua vida seja conduzida por Cristo. Paulo é um exemplo de cristão cheio do Espírito Santo. Ele foi humilhado, perseguido, aprisionado, difamado, injustiçado, mas não permitiu que seus olhos fossem desviados dos eu alvo: Jesus. Paulo não desistia. Sabe por quê? Era cheio do Espírito Santo, tinha fé, cria verdadeiramente no Senhor.

Sabe o que mais produz ânimo? Vida espiritual com Deus. Busque as coisas que são de cima. Envolva-se na obra do Senhor. Ore ao todo-poderoso para que Ele lhe revele em qual ministério deseja que você se dedique.

Paulo, em 2 Coríntios 4.16, disse: “Por isso, desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”. Ele estava dizendo: “Não desanimo ainda que o meu corpo receba impacto, no meu interior, estou cheio de ânimo, revigorado pelo Espírito Santo”.

Por fim, encha sua mente de bons pensamentos. Lembre-se dos bons momentos que lhe trouxeram felicidade, pense nas promessas de Deus para a sua vida, analise os princípios bíblicos e ore (leia Filipenses 4.8 e Colossenses 3.2,5-10). E não se esqueça das palavras de Jeremias: “Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim” (Lm 3.21, 22, NTLH).

Que as ricas bênçãos de Deus sejam derramadas sem sua vida!


Pr Silas Malafaia

Visão Bíblica – Revista Teológica e de Estudos Bíblicos



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):