| em 23 setembro 2010

Imunidade turbinada: Uma seleção de nutrientes para proteger seu organismo de gripes

Febre, dores no corpo, mal-estar e desânimo. Os sintomas da gripe são conhecidos e está comprovado que, na mudança de clima e temperatura, os vírus gripais encontram condições mais propícias de se fixarem no organismo.

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para tentar se livrar do incômodo, como evitar lugares muito fechados e com muita aglomeração de pessoas, se agasalhar e fazer uso de alimentação na prevenção. Em um organismo saudável, com uma boa imunidade, os sintomas da gripe costumam ser mais leves.

A forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é por meio de uma alimentação correta e saudável.

Alguns alimentos ajudam a estimular a ação do sistema imunológico e potencializam o seu bom funcionamento:

Vitamina C: aumenta a produção das células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. É encontrada na goiaba, pitanga, agrião, caju, espinafre, fruta de conde, melão, Frutas cítricas (kiwi, limão, acerola, laranja), couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo. Condimentos ricos em vitamina C: açafrão,coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, raiz-forte, salsa e tomilho.

Vitamina E: parte do sistema de defesa do corpo, interage com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante (o que retarda o envelhecimento). Encontrada no germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, gema, vegetais folhosos e legumes. Condimentos ricos em vitamina E: açafrão, louro, manjericão, manjerona, mostarda-branca, orégano e pimenta.

Vitamina A: tem ação anti-inflamatória. Encontrada na cenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão, batata-doce, brócolis, papaia, manga, aspargo, pêssego, beterraba, alho, alho porró, broto de bambu, lentilha, melancia, banana, caqui, gema de ovo, damasco, cereja. Condimentos ricos em vitamina A: alecrim, tempero chili, coentro, cravo-da-índia, estragão, hortelã-pimenta, louro, manjericão, manjerona, pimenta, raiz-forte, sálvia e segurelha.

Vitamina B6: excelente para aumentar a imunidade geral do organismo. Tem uma ação protetora contra o câncer, ajuda a controlar alguns tipos de diabetes e tem sido muito usada para aliviar sintomas da tensão pré-menstrual. Podemos encontrar no levedo de cerveja, lentilha arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, cenoura, abacate, melão, vísceras, peixe, galinha, gema de ovo, nozes. Condimentos ricos em vitamina B6: alho, cebola, tempero chili, coentro, cúrcuma, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia.

Selênio: antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório. Frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho, cereais integrais, cogumelo, levedo, castanha do Pará e ovos caipira. Condimentos ricos em selênio: alho, coentro, gengibre, mostarda-branca e salsa.

Zinco: atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Aveia, ostra, leite, gema, frutos do mar, espinafre, semente de girassol, cogumelo, gengibre. Condimentos ricos em zinco: aipo, anis, cominho, gengibre, manjericão, mostarda-branca, papoula.


*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). luana@bemleve.com.br

Fonte: http://bemleve.click21.com.br/



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