| em 23 setembro 2010

Osteopenia


Osteopenia é uma doença que consiste na diminuição da densidade mineral dos ossos. A atriz Gwyneth Paltrow, que sofreu uma fratura na tíbia há alguns anos, descobriu com exames ter o que pode ser a precursora da osteoporose. Comum em idosos, o mal pode estar associado à dieta com pouca ingestão de cálcio e baixos níveis de vitamina D. O tratamento? Tomar sol e rever o cardápio. Sempre com o acompanhamento de um médico.


Entenda a Osteopenia

A osteopenia é definida como diminuição da densidade óssea e, muitas vezes, é considerada um percursor para a osteoporose. A diferença entre os dois termos reside no fato de a primeira não ser considerada uma doença, mas um risco elevado de fraturas. O mal ocorre quando a massa óssea é até 25% menor do que o considerado normal de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMC). Quando a perda é maior do que este percentual classifica-se a osteoporose.


A importância do sol e do leite

Embora a exposição exagerada ao sol seja prejudicial, criar o hábito de aproveitá-lo moderadamente é considerado saudável. É de graça, fácil e um ótimo programa. Hábitos que incluam a ingestão adequada de cálcio, banhos de sol e a prática de exercícios físicos são importantes na prevenção da osteopenia. Evitar o fumo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas também são fundamentais para a saúde dos ossos.


O cálcio é importantíssimo na constituição dos ossos e a exposição aos raios ultravioleta favorece a formação de vitamina D - essencial para o melhor aproveitamento do cálcio ingerido. Os exercícios são necessários para fortalecer os músculos e, consequentemente, os ossos.

No caso de Gwyneth, especialistas afirmam que a dieta macrobiótica seguida por ela há cerca de 10 anos é um fator relevante no diagnóstico. Popular entre as famosas, o cardápio consiste em vegetais, grãos e frutas com pequenas quantidades de peixe. Laticínios e carne vermelha passam longe do prato.


Por BOLSA DE MULHER
redacao@bemleve.com.br

http://bemleve.click21.com.br/



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):