| em 22 outubro 2010

Carne de rã: os benefícios nutricionais desse exótico alimento



O sabor exótico e os benefícios nutricionais fazem da carne de rã uma iguaria da culinária e da alimentação saudável. Com grande quantidade de proteínas de alto valor biológico (ela contém aminoácidos que o organismo não sintetiza), baixo teor em gorduras (menor valor calórico e teor de lipídeos que as carnes de aves e peixes) e baixíssimos níveis de colesterol, a carne de rã ainda é de fácil digestão, o que proporciona excelente absorção de proteínas pelo organismo (mais de 97%). Além disso, é rica em vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e potássio.

É recomendada para crianças, adultos e idosos, além de pessoas com problemas de desnutrição, colesterol alto, alguns casos de alergias alimentares, problemas cardíacos e diabéticos. É de fácil preparo e pode ser encontrada em supermercados e em alguns açougues.



Receita de Strogonofe de Rã:


Ingredientes:

-600g de coxas de rã desossada
-1 cebola
-1/2 xícara de salsa
-1 colher (chá) de sal/alho em pasta
-1 colher (chá) de molho inglês
-1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino
-1 colher (chá) de sal
-1 colher (chá) de catchup
-1/2 xícara de vinho tinto/branco
-1/2 colher (sobremesa) de margarina
-2 colheres (sobremesa) de óleo
-1 lata de creme de leite light
-1/2 colher (sobremesa) de farinha de trigo


Modo de Preparo:

Desossar as coxas de rã e temperar com sal, alho, molho inglês e a pimenta. Refogar no óleo, o sal/alho e a carne de rã. Deixar cozinhar em fogo brando por alguns minutos.
Acrescentar o vinho e deixar ferver por 5 minutos, acrescentando em seguida o catchup. Separar o soro do creme de leite, misturando-o com a farinha de trigo. Acrescentá-lo à rã com o molho já fervendo e deixar cozinhar por 3 minutos. Reservar o creme de leite. À parte, refogar a cebola picada na manteiga e adicioná-la ao molho. Acrescentar o creme de leite, a salsa e a cebolinha e desligar o fogo.

*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


Fonte: http://bemleve.click21.com.br/dieta/



Arquivado em | , , , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):