| em 02 fevereiro 2011

Como ter uma relação agradável com colegas de trabalho?


Há muitas pessoas que trabalham com prazer e outras nem tanto. Seja por necessidade ou não, o fato é que grande parte dos trabalhadores passam aproximadamente oito horas do dia envolvidos com as suas atividades profissionais, com os colegas de trabalho e no ambiente de trabalho.

Deixar este ambiente de trabalho harmonioso depende de várias atitudes. A consultora Gloria Kalil aborda este assunto de uma maneira muito pertinente e bastante interessante. Quem não deseja ter harmonia em seu ambiente de trabalho? Para isso vale à pena conferir e colocar em prática as dicas da consultora para uma política de boa convivência no ambiente de trabalho:

- Não invada o local de trabalho com músicas de seu computador e nem se isole com seu fone de ouvido a ponto de seus colegas sequer conseguirem comunicar-se com você;

- Evite ficar batucando com a caneta ou emitir qualquer barulho irritante que possa desconcentrar seus colegas;

- Cuidado com tiques pouco higiênicos como ficar mexendo no nariz e fungar como se estivesse resfriado;

- Não abuse do perfume nem da falta dele. Use pelo menos um desodorante sem perfume, caso não tolere fragrâncias específicas;

- Telefonemas particulares devem ser rápidos e em tom baixo;

- Não fale alto nunca;

- Ao sair para um cafezinho, leve sempre o seu celular junto, para que ninguém tenha que aturar o som das chamadas enquanto você não retorna;

- Não coma na mesa de trabalho, ninguém precisa suportar o cheiro de comida enquanto trabalha. Isso também desconcentra;

- Não fume em hipótese alguma no ambiente de trabalho, mesmo com as janelas abertas. Procure a área específica para os fumantes;

- Se necessário, anote o recado telefônico para um colega, mas lembre-se que não é necessário dizer que ele está no banheiro e já volta;

- Seja bem educado sempre. Dizer bom dia, obrigado, por favor, e até amanhã, é uma atitude necessária, independente dos cargos que cada um ocupa em uma empresa.


Veja também: Saiba trabalhar em equipe



VEJA COMO SE LIVRAR DE COLEGAS INSUPORTÁVEIS

Por isso sempre acaba tendo caroço no meio desse angu. Não há como fugir dos malas que passam o dia inteiro conosco, então o melhor é ter jogo de cintura na relação.

Sabe Tudo
É fofoqueiro (a) e quer dar conta da vida de todo mundo. Tente distrai-lo (a) que você tem uma rotina chata, para não querer saber da sua vida.

Ladrão de Ideias
Rouba a ideia do seu projeto brilhante e faz com que pareça que foi ele (a). Para esse tipo, escreva e documente tudo o que criar.

Falso
Seus comentários quase sempre soam como elogios. A atitude esperta é entrar no jogo e também fingir que a preocupação hipócrita dele (a) é sincera.

Grudento
Fala muito da própria vida em conversas intermináveis. É impossível ignorá-lo (a), mas você pode determinar quanto e por quanto tempo socializar.

Folgado
Aquele que quase sempre não faz nada pela empresa, deixando as tarefas nas costas dos outros. Pare de fazer as tarefas dele (a). Combine com a chefia, para que cada um seja responsável por sua atividade.

Reclamão
Ficar na companhia desse colega não só é deprimente como também prejudica a sua imagem. Afaste-se e seja otimista.


Acréscimo jornal impresso Expresso-RJ



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):