| em 11 fevereiro 2011

Fuja da Celulite: Dicas e Tratamentos

A escolha dos alimentos pode ser crucial para definir um corpo sem celulite.


A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

O termo também se refere a infecção bacteriana do subcutâneo, geralmente por estafilo aureus coagulase positivo (S. aureus). que é caracterizado por uma área eritematosa de bordos mal definidos, dolorosa, levemente edemaciada. Seu tratamento é farmacológico (com penicilinas penicilinases-resistentes)

A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdómen, nuca, e braços.

Não há soluções milagrosas contra esse inimigo das mulheres, mas a escolha dos alimentos pode ser um fator crucial que irá definir um corpo com ou sem celulite. Descubra quais alimentos podem seguir livremente no seu cardápio diário:


Sinal vermelho:

Evite enlatados, congelados, embutidos, biscoitos, batatas fritas, doces, carnes gordas, refrigerantes e bebidas alcoólicas, sobretudo cerveja.



Sinal amarelo:

Atenção aos guaranás naturais e mates: cafeína contribui para a menor absorção de nutrientes (inclusive os que irão auxiliar na prevenção da celulite). Se não resistir às bebidas alcoólicas, opte pelas destiladas, como uísque, vodca e tequila. E use e abuse de água, para ajudar no processo de desintoxicação e limpeza da pele.



Sinal verde:

Prefira o consumo de frutas, verduras e alimentos ricos em selênio e vitamina E, que têm propriedades anti-inflamatórias, como castanha do Pará e de caju, nozes, amendoim, aveia, arroz integral, cereais integrais, peixes, frutos do mar, fígado, frango, brócolis, pepino, repolho, alho, cebola e óleos de soja, milho girassol e algodão. Maçã é uma boa escolha, por ser rica em pectina, fibra que neutraliza toxinas e gorduras em excesso na circulação.

Fonte: Revista ProTeste – Ano IX Nº 99 Fev/11


TRATAMENTO

Massagens e cremes terapêuticos - utilizada para Graus I, II e III.

A principal massagem utilizada em tratamentos estéticos é a drenagem linfática. Através dela, é possível eliminar as toxinas da região afetada (e do organismo por inteiro) e promover o alisamento do tecido. A freqüência ideal para tratamento é de uma ou duas vezes por semana, a depender do grau de comprometimento.

Para otimizar os benefícios da massagem, é necessário utilizar cremes com ativos capazes de reduzir a celulite. Estes ativos são vasodilatadores, substâcias crioterápicas e lipolíticos. Eles são capazes de melhorar a circulação local, diminuindo o edema e a inflamação, provocam a queima de gordura através do choque térmico e rompem as células de gordura, por conterem substâncias que agem na membrana das mesmas.

A questão mais importante na hora de escolher um creme para o tratamento é a atenção na concentração dos princípios ativos. Assim como todo medicamento, o princípio ativo é a substância que age efetivamente. Por isto, é recomendável que seja calculado de acordo com o peso do paciente e manipulado em farmácia especializada. Existe também a opção de tratamento com produtos de prateleira, cujas concentrações variam bastante, e buscam resultado cosmético (melhoram a aparência no local).


Medicamentos por via oral - utilizados para Graus II e III.

As substâncias mais eficazes para o tramento da celulite são os vasodilatadores, antiinflamatórios e diuréticos. Apesar de ser possível fazer um tramento usando produtos aloterápicos, é mais comum usar fitoterápicos que associem estas funções e possam atuar no organismo como um todo, tratando a celulite e previnindo o seu ressurgimento.

O asiaticoside, princípio ativo da famosa centelha asiática, é um dos mais comuns e eficazes. Ele reúne as ações já citadas e, associado a outras substâncias, potencializa o tratamento.Também é comum o uso do mellilotus, da castanha da Índia, da cavalinha e chá verde, entre outros, sendo o último a mais nova arma contra a celulite.

O chá verde, além de reunir as características nescessárias para o tratamento, acrescenta ação vasoprotetora e antioxidante que previne doenças coronárias e o envelhecimento precoce.

Nas fórmulas para tratar celulite também são associadas substâncias de efeito laxativo leve, como as fibras da cáscara sagrada e o sene, pois é sabido que uma vez que retiramos uma inflamação do local sobram resíduos que precisam ser eliminados, sendo a via mais fácil para isso a fecal. É de conhecimento popular que intestino que funciona bem resulta em pele bonita. Os outros coadjuvantes destas fórmulas são os lactobacilos e os hepatoprotetores, já que é no figado que são metabolizadas todas estas substâncias.


Medicamentos injetáveis - utilizados para os Graus II e III.

O tratamento através de medicamentos injetáveis é composto de: enzima hialuronidase, produtos fitoterápicos e aminoácidos. A enzima hialuronidase tem ação lipolitica, ou seja, ela "quebra" a molécula de gordura. Além disso, ela rompe a membrana da célula de gordura, desmanchando-a. Ela é muito eficaz para diminuir o "aspecto de colchão" que surge nas áreas comprometidas. Os fitoterápicos e aminoácidos também atuam na quebra das gorduras e na circulação local.

As fórmulas usadas na mesoterapia (injetáveis) são indicadas para celulite de graus II e III, lembrando que a mesoterapia também ajuda na redução de medidas e na eliminação da gordura localizada.

É preciso lembrar que a celulite ocore muito mais freqüentemente em pessoas sedentárias e acima do peso. Portanto, para evitá-la, é importante manter-se no peso ideal, fazer uma reeducação alimentar e manter uma atividade fisica aeróbica.

Existem muitos mitos sobre a celulite. Esclarecendo alguns, afirmo que o chocolate, gás do refrigerante e pão não causam celulite. Açúcar em excesso, as gorduras trans e saturadas e as bebidas alcoólicas podem causar ou agravar a celulite.

A celulite nos deixa preocupadas, seja pela aparência, seja por parecer que não cuidamos de nosso corpo. Não supervalorize um detalhe, não troque a celulite por rugas de preocupação. Se sentir bonita é o primeiro passo para ser bonita.

Dra. Isabela Lins Costa - Mais que Perfeita



Arquivado em | , , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):