| em 18 fevereiro 2011

Sinta prazer na vida familiar


Podem as famílias realmente ser felizes?
Como é possível?



Você conhece alguma família unida e feliz? Em todo lugar há famílias desintegrando-se. O divórcio, a instabilidade no emprego, os dilemas de pais ou mães sem cônjuge, frustrações – tudo isso contribui para a crise. Um especialista em vida familiar lamentou: “Atualmente, as predições da extinção da família são conhecidas de todos.”

Por que são as famílias hoje bombardeadas por esses graves problemas? Como podemos sentir prazer na vida familiar?


A Origem da Família

Para respondermos a essas perguntas, precisamos saber qual é a origem do casamento e da família. Se estes estiveram um Originador – um Criador –, então os membros da família deveriam recorrer a ele em busca de orientação, visto que ele certamente saberia melhor como podemos sentir o máximo de prazer na vida familiar.

Curiosamente, muitos acreditam que a família não teve originador. A enciclopédia Americana, em inglês, diz: “Alguns eruditos inclinam-se a remontar a origem do casamento ao acasalamento de animais inferiores ao homem.” No entanto, Jesus Cristo falou sobre a criação do homem e da mulher. Citou como autoridade o antigo registro bíblico e disse: “O que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem. “ – Mateus 19:4-6.

Portanto, Jesus Cristo está certo. Um Deus inteligente criou os primeiros humanos e providenciou que sua vida familiar fosse feliz. Deus uniu o primeiro casal em casamento e disse que o homem “tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne”. (Gênesis 2:22-24) Neste caso, poderiam os problemas familiares de hoje ter como causa, estilos de vida que violam os padrões estabelecidos pelo Criador em sua Palavra?


Qual o Caminho do Êxito?

Como sem dúvida sabe, o mundo moderno promove o egoísmo e a auto-realização. “A ganância é saudável”, disse um financista a formandos universitários nos Estados Unidos. “A pessoa pode ser gananciosa e ainda sentir-se bem consigo mesma.” Mas empenhar-se por bens materiais não conduz ao sucesso. De fato, o próprio materialismo é uma das maiores ameaças à vida familiar, porque se interpõe no caminho das relações humanas e tira das pessoas tempo e dinheiro. Em contraste, veja como apenas dois provérbios bíblicos nos ajudam a ver o que é importante para a felicidade.

É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe o ódio.

É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas.” Provérbios 15:17; 17:1, “A Bíblia na linguagem de hoje”

Significativos, não? Pense em quão diferente o mundo seria se todas as famílias se apegassem a essas prioridades! A Bíblia também dá valiosas orientações sobre como os membros da família devem tratar-se. Considerem apenas algumas.

Maridos: ‘Amem a esposa como seu próprio corpo.’ – Efésios 5:28-30.

Simples, mas muito prático! A Bíblia também manda o marido ‘atribuir honra à esposa’. (1 Pedro 3:7) Ele faz isto dando-lhe atenção especial, que inclui ternura, compreensão e reafirmação do seu amor. Ele também dá valor às opiniões dela e a escuta. (Note Gênesis 21:12) Não concorda que qualquer família se beneficia quando o marido trata a esposa com solicitude, como ele próprio gostaria de ser tratado? – Mateus 7:12.

Esposas: ‘Tenham profundo respeito pelo seu marido.’ – Efésios 5:33

A esposa contribui para a felicidade da família ajudando o marido a cumprir suas pesadas responsabilidades. Isto era o que se tencionava, visto que Deus providenciou para o homem uma esposa para ser “ajudadora como complemento dele”. (Gênesis 2:18) Reconhecer a benção para a vida familiar quando a esposa mostra respeito ao marido, apoiando suas decisões e cooperando com ele para alcancem objetivos familiares?

Cônjuges: “Os maridos e as mulheres sejam fiéis uns aos outros.” – Hebreus 13:4, BLH.

Quando o são, a vida familiar com certeza é beneficiada. O adultério não raro devasta a família. (Provérbios 6:27-29; 32) Sabiamente, portanto a Bíblia incentiva: “Alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou... Por que dar o seu amor a [outra] mulher?” – Provérbios 5:18 – 20, BLH.

Pais: ‘Eduquem os filhos segundo o caminho que é para eles.’ – Provérbios 22:6

Quando os pais dedicam tempo e atenção aos filhos, a vida familiar com certeza melhora. Assim, a Bíblia incentiva os pais a ensinar aos filhos princípios corretos ‘quando estiverem sentados em casa, andando pela estrada, deitados e ao se levantarem.’ (Deuteronômio 11:19) A Bíblia também diz que os pais devem mostrar que amam os filhos, disciplinando-os. – Efésios 6:4

Filhos: ‘Filhos, sejam obedientes aos pais em união com o Senhor.’ – Efésios 6:1

É verdade que neste mundo indisciplinado nem sempre é fácil obedecer aos pais. Mas não concorda que é sábio fazer o que o Deus o Criador da família nos manda? Ele sabe o que é melhor para tornar a vida familiar mais feliz. Portanto, esforce-se para obedecer aos pais. Esteja decidido a evitar as muitas tentações do mundo para fazer o que é mau. – Provérbios 1:10-19

Na proporção em que cada membro da família aplica os conselhos da Bíblia, a vida familiar se beneficia. Além de sentir mais prazer na vida agora, a família tem a perspectiva de dias melhores.


Fonte: Watch Tower



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):