| em 08 março 2011

Coluna no lugar: Evite hábitos que causam dores nas costas

Respeite seu corpo com disciplina e movimentos que vão libertá-la(o) das insuportáveis dores nas costas.


Sua postura merece atenção! Não vacile. Caso contrário, poderá sofrer sérias lesões. Cuidados no trabalho, no ônibus, na caminhada e até na hora de dormir são fundamentais para evitar problemas. Andar sempre de ombros caídos, pescoço curvado e coluna torta, ou ainda sentar-se quase deitada(o), deixando o pescoço inclinado, são hábitos que comprometem a saúde e desfavorecem a aparência. Então, veja como colocar sua coluna no lugar e conquistar uma postura esbelta e elegante agora mesmo.


No trabalho

Permanecer em uma só posição por muito tempo é problema. Deixe o computador na direção de seus olhos. O apoio das mãos também é necessário. Ocupe todo o assento da cadeira com o quadril e apóie as costas no encosto, de maneira que a coluna e o pescoço fiquem eretos. Se sentir dor, levante-se e ande até o banheiro. Faça intervalos de 30 minutos para alongar braços e pernas. Incline as costas e relaxe o pescoço.


Disciplina em todo lugar

É essencial manter as costas eretas e alongar-se sempre. Se a dor surgir enquanto permanece em pé e não puder sentar-se, alongue as costas e descanse, apoiando o corpo em uma das pernas, enquanto flexiona levemente o joelho da outra. Quando cansar, troque a perna. As costas devem estar sempre retas e os ombros inclinados para trás.


Até na hora de dormir

Dormir bem é importante para relaxar e descansar. O colchão deve ser plano, nem duro e nem mole demais, desde que deixe as costas retas. Certifique-se da qualidade antes de investir no seu. Quanto ao travesseiro, leve em conta que precisa preencher o espaço entre a cervical e a nuca e ter uma altura que se encaixe entre a distância do ombro e pescoço para evitar lesões. Dormir com a barriga para baixo não é recomendado. Isso implica em problemas lombares e na torção dos ossos. Cuidado!


Ajuda de especialista

Um pequeno incômodo na coluna pode progredir para uma doença perigosa. Neste caso, a visita ao ortopedista, reumatologista, fisioterapeuta ou neurologista poderá garantir um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.


Exercícios

Inclua na rotina alongamentos musculares assim que acordar e durante o dia. IOGA, pilates, natação e hidroterapia são atividades que ajudam na postura e beneficam o desenvolvimento dos ossos e dos músculos na infância. Para quem anda com os ombros caídos para frente, forçando o peso na cintura, procure alongar os ombros e o peito. Para tanto, esportes aquáticos são boas indicações. A idéia é forçar os ossos e empinar a região lombar, deixando a coluna sempre ereta.



Vilã do milênio

A LER (Lesão por Esforço Repetitivo), conseqüência do desgaste dos tecidos do corpo, juntas, tendões, nervos e músculos, é o grande mal dos tempos modernos. Ela atinge pessoas que passam muito tempo fazendo uma só atividade. Evite >> Saiba mais sobre a LER


Fonte: Revista 7 dias com você - Nº375
Email: falecom7dias@escala.com.br (www.escala.com.br)



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):