| em 28 março 2011

O Poder das Frutas Cítricas

As frutas cítricas (citrinos) são as que pertencem ao gênero Citrus. Essas frutas são consideradas frutas ácidas (proibidas para quem está com azia)

veja a lista com algumas delas:

abacaxi, caju, tangerina (mexerica), jabuticaba, laranja, limão, romã, nêspera, ameixa, cidra, lima, marmelo, acerola

Temos ainda as frutas semi-ácidas:

caqui, maçã, maracujá, manga, goiaba, pêra, pêssego, uva, morango, carambola


Nota: Citrus é um género de plantas da família Rutaceae, ordem Sapindales, originárias do sudeste tropical e subtropical da Ásia.

O grupo contém três espécies e numerosos híbridos naturais e cultivados, incluindo as frutas habitualmente designadas por citrinos, como a laranja, o limão, a toronja, a lima, a tangerina, a clementina, a bergamota e a cidra.

Espécies

Espécies reconhecidas:

Citrus maxima - pomelo
Citrus medica - Cidra
Citrus reticulata - tangerina

Híbridos:

Citrus x sinensis - Laranja-doce
Citrus × aurantium - Laranja-amarga
Citrus × paradisi - Toronja
Citrus × limon - Limão (Pt)
Limas (Pt) ou Limões (Br)
Citrus × latifolia - Lima persa
Citrus × aurantifolia - Lima key
Citrus x limonia - Lima mandarim
Citrus x hystrix - Lima kaffir
Citrus x limetta - Lima doce
Citrus x limettioides - lima doce palestiniana
Tangelos (tangerina x pomelo)
Tangores (tangerina x laranja doce)


O Citrus e seu benefício a saúde

Este é o grupo de alimentos mais famoso no combate a doenças. Afinal, quem não sabe que o melhor remédio para a gripe é "vitamina C e cama"?
Os alimentos que se destacam são o limão, a laranja e a acerola, que podem ser usados em molhos, sucos, sorvetes, doces, geléias, compotas...

Em 100 gramas da parte comestível da acerola, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja.

Nem é preciso tanto! Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70 miligramas desta vitamina - uma quantidade maior do que as necessidades diárias de um adulto.

A vitamina C:

Protege contra o envelhecimento das células;

Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.

A acerola também está relacionada ao combate de diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias, a laranja pode ajudar a reduzir o colesterol e o limão atua contra inflamações e alguns tipos de câncer.

Fonte: Saúde Terra

Os minerais contidos nas frutas cítricas (e não apenas a vitamina C) oferecem reforço extra para as nossas células de defesa. Com isso, as doenças em geral passam longe do seu organismo. A recomendação diária indica o consumo de duas a três porções e há uma dica para aproveitar ainda mais os nutrientes.

"A laranja lima, por exemplo, fica amarga após uma hora de partida, o ideal para aproveitar ao máximo é comer logo após descascar. E não sinta culpa pelo desperdício da casca", afirma. Segundo ela, com isso você só perde fibras (também presentes na polpa, desde que você não jogue o bagaço no lixo).Mas os efeitos destas frutas, tão consumidas no inverno, vão muito além. Antes que a gripe se instale e assuste você, veja mais motivos para colorir a sua fruteira com alguns benefícios das frutas cítricas na alimentação para diabéticos ou não:

Dando fim ao colesterol

As fibras presentes tanto na casca quanto no bagaço das frutas cítricas ajudam na redução do colesterol e também melhoram o funcionamento do intestino.

Artifício de saciedade

O consumo do bagaço de frutas cítricas proporciona mais saciedade. Com elas você come menos e nem sente falta de comida.

Chega pra lá na anemia

As frutas cítricas ajudam o organismo a absorvem melhor o ferro. O efeito é resultado da ação da vitamina C. Por isso, sempre que comer carne, tente comer alguma fruta cítrica ou tomar um suco na mesma refeição.

Combate aos radicais livres e envelhecimento

A vitamina C, presente nas frutas cítricas em maior quantidade que em outros alimentos, combate os radicais livres e o envelhecimento da pele.

Fonte: Minha Vida


Estes são os benefícios dos cítricos mais comuns, esses que estão ao alcance de nossas mãos em qualquer momento e lugar do dia.

1. O Limão: É um cítrico rico em vitamina C e é capaz de melhorar nossa circulação sangüínea, proteger das infecções e atua como estrigente. Só tomando um copo de suco de limão, poderemos aproveitar destes benefícios porque nos contribuirá toda a vitamina C que precisamos no dia.

2. A Laranja: Este cítrico é capaz, além de contribuir-nos a vitamina C que precisamos em nossa dieta diária, de contribuir à ingestão da fibra e os flavonoides que precisamos, que podemos encontrar nas peles brancas que, normalmente, costumamos retirar antes de consumir a laranja. Ingerindo uma laranja ao dia, contribuiremos a nosso organismo a quantidade de vitamina C e ácido fólico que precisa nosso corpo.


Frutas cítricas ajudam na absorção de gorduras no organismo

Os cítricos aumentam a sensação de saciedade e contêm fibras que funcionam como uma esponja, absorvendo a gordura dos alimentos
As frutas cítricas são importantes aliadas para quem deseja emagrecer. Elas têm propriedades capazes de reduzir a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, além de aumentarem a sensação de saciedade.

Isso tudo é possível graças às fibras solúveis. “Toda fruta cítrica é uma fonte rica neste tipo de fibra”, afirma nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do serviço de nutrição e gastronomia do Hospital Bandeirantes.

Existem vários tipos de fibras solúveis, como goma guar e mucilagens, mas a pectina é a principal. “Ela retém água e forma uma espécie de gel no estômago”, explica a nutricionista.

Esse gel torna o esvaziamento gástrico mais lento. “E isso aumenta a sensação de saciedade. Quer dizer que a pessoa se sente satisfeita por mais tempo depois que come”, esclarece.

Ao diminuir a velocidade do esvaziamento gástrico, as fibras solúveis colaboram para que os açúcares (glicose) sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. É uma vantagem para quem deseja emagrecer. “Também é uma propriedade interessante para diabéticos”, ressalta Patrícia.


Esponja de gordura

O gel de pectina age como uma espécie de esponja de gordura. “Ele se liga aos lipídios, fazendo com que parte deles seja excretada pelo organismo, em vez de absorvida”, explica. Quem sofre de colesterol alto, por exemplo, pode se beneficiar disso.

Para aproveitar ao máximo as frutas cítricas, o ideal é comê-las de forma fracionada durante o dia. “Isso favorece a presença constante delas no organismo”, afirma Patrícia.


Dose certa

Uma laranja tem em média 0,3 grama de fibras solúveis. Já uma banana prata, apesar de não ser uma fruta cítrica, é um pouco mais rica, tem 0,5 grama por unidade. As demais frutas cítricas (kiwi, abacaxi, acerola, limão, tangerina e maracujá) têm doses semelhantes de fibras.

“Mas precisamos de pelo menos 6 gramas por dia de fibras solúveis, dentro do total de 25 gramas de fibras em geral”, recomenda.

Para atingir essa marca, a nutricionista sugere misturar farelo de aveia aos sucos de frutas cítricas ou outros alimentos durante o dia. Em cada duas colheres de sopa de farelo de aveia há 3 gramas de fibras solúveis. Vale lembrar que o suco não deve ser coado para que não haja perda das fibras, presentes no bagaço.


Pele mais bonita

Outra vantagem das frutas cítricas é a presença de vitamina C em quantidades elevadas. Essa substância favorece a oxigenação da pele, o que ajuda a prevenir varizes e celulite. A vitamina C também é uma poderosa antioxidante e combate a formação de radicais livres no organismo.

“Isso retarda o envelhecimento precoce das células e favorece o sistema vascular, ajudando a prevenir infartos e derrames cerebrais”, afirma a nutricionista Lúcia Helena Lista Bertonha, do Conselho de Nutricionistas de São Paulo.

Além disso, a vitamina está diretamente relacionada com o sistema imunológico e é rica em água.


Quando evitar

Lúcia explica que o consumo constante de frutas cítricas, pela própria acidez característica do alimento, pode provocar sensibilidade excessiva nos dentes. “A pessoas acaba sentindo dor em contato com o ar ou com alimentos quentes”, afirma.

Azia, refluxo gástrico e estomatite, entre outros problemas gástricos, também podem ser causados ou agravados por frutas cítricas. “Nestes casos, o melhor mesmo é reduzir bastante o consumo das frutas ou até suspendê-lo por um período”, recomenda. “Pacientes em tratamento contra o câncer costumam ter esses problemas”, acrescenta.

Outros estudos sobre esses alimentos, conta Lúcia, sugerem uma relação entre frutas cítricas e enxaqueca. As crises da doença podem ser desencadeadas pelo consumo desses alimentos, mas ainda há pouca literatura médica sobre o assunto.

Fonte: IG Saúde



Arquivado em | , , , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):