| em 21 março 2011

Olheiras: Dicas e Tratamentos

Estresse, cansaço físico, emocional, genética, alterações hormonais/ TPM, noites sem dormir… Vários podem ser os motivos que desencadeiam as olheiras, mas com alguns cuidados é possível prevenir e atenuá-las. Antes de qualquer coisa, vamos procurar entender a origem das olheiras.

Na verdade, elas surgem decorrentes de um depósito de melanina (pigmento escuro), a partir da dilatação de vasos sanguíneos ou congestão vascular, como os médicos costumam designar, e podem surgir por exposição ao sol, má alimentação entre tanto outros fatores, inclusive genético. Aliás, “se a causa for genética é mais difícil de tratar e com o passar do tempo a tendência é ficar ainda mais escura, enquanto que nos demais casos elas diminuem automaticamente ao organismo estar descansado e, com a ajuda da cosmetologia, este processo de clareamento pode ser ainda mais rápido”, declara o cosmetólogo master em dermofarmácia e tecnologia de cosméticos, Marcelo Schulman.

Graças aos avanços da medicina e da cosmética, entretanto, é possível tratar a indesejada olheira. Alguns truques já são velhos conhecidos das mulheres. Algumas já até tentaram usar o famoso truque do pepino, mas será que este método funciona? De acordo com os dermatologistas, "o pepino gelado causa constrição dos vasos das olheiras, podendo suavizar momentaneamente o aspecto das mesmas".

Mas não se iluda! O que proporciona essa melhora temporária não é o pepino em si, mas a temperatura gelada dele.


Abaixo, seguem alguns tipos de olheiras e dicas do especialista para atenuar cada tipo de olheira:

Casuais – Ao chorar, normalmente, a região dos olhos incha e fica vermelha. Isto porque é feito um esforço que dilata os vasos sanguíneos desta região. E é assim ao dormir mal, em situações de cansaço intenso etc..

Solução: Dormir bem e realizar algumas compressas com ativos de propriedade calmante como loções à base de extrato de alface e extrato de melissa.

Dica: Loção de Alface da Vita Derm


Olheiras insistentes – Estas mais insistentes, mas não mais difíceis de tratar, pois normalmente estão associadas à má alimentação, ao estresse, consumo de álcool e/ ou cigarro.

Solução: Neste caso, algumas mudanças de hábitos como evitar bebida e cigarro resolve significativamente o problema. Associando o uso diário de cosméticos formulado com ativos de propriedades clareadoras e revitalizantes como coenzima Q-10, asafetida, Biomin aqua cinque e Biodynes, o resultado pode ser ainda mais rápido.

Dica: Creme Área dos Olhos Vita Derm (Uso noturno)


Olheiras crônicas – Mais comuns em pessoas de pele morena, podem acumular melanina na área dos olhos, formando olheiras em tons acastanhados, destacando que quando a pessoa vai ficando mais velha, a tendência é que o problema se agrave.

Solução: Para esses casos, alguns recursos mais intensos dão melhor resultado e é possível amenizar o problema com peelings químicos à base de ácido retinóico ou glicólico feitos por dermatologistas ou profissionais de estética, estes devidamente qualificados. Produtos cosméticos enriquecidos com ativos despigmentantes e clareadores como isoflavonas e extrato de alcaçuz, além de filtro solar, complementam os cuidados, mas devem ser usados somente com prescrição médica e/ ou acompanhamento de um profissional de estética altamente qualificado.

Dica: Gel Área dos Olhos (Uso Diurno) e Creme Área dos Olhos Vita Derm (Uso noturno)


É importante lembrar, porém, que mesmo se tratando de um produto seguro, o tioglicólico deve ser usado apenas sob orientação médica para que a concentração correta seja passada.


Outras dicas

1. Vá de corretivo

É a arma perfeita para disfarçar as olheiras, além de levantar o make. Mas atenção aos detalhes:

- Escolha o corretivo um tom mais claro que a base.
- Prefira os corretivos líquidos, que ajudam a hidratar a região.
- Aplique o produto devagar, dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.
- Passe o corretivo também no cantinho interno dos olhos e na pálpebra superior.
- Finalize com base e pó facial. Mas cuidado com o excesso de maquiagem! Ele pode realçar o defeitinho que você queria esconder.

2. Use a receitinha da vovó

Se sua olheira só aparece antes da menstruação ou após uma noite mal-dormida, uma compressa com chá de camomila gelado resolve. Prepare uma infusão forte com flores naturais de camomila. Deixe esfriar, molhe um chumaço de algodão e coloque-o sobre os olhos. Mantenha por cerca de 15 minutos e enxágue com água fria.

3. Ative bem a circulação

Se o incômodo é constante, consulte um médico dermatologista. Ele poderá receitar um creme com ingredientes que melhoram a circulação do local, como cafeína, gincgo biloba e vitamina C.

4. Acelere a renovação celular com peeling

Os ácidos suavizam e clareiam a pele dessa região. Mas faça a avaliação antes com um dermatologista para evitar que surjam manchas e outras complicações.

5. Aposte nos cremes clareadores

Cremes com ácido glicólico, ácido kójico, hidroquinona, e vitamina K1 diminuem as olheiras e são menos abrasivos que o peeling.

6. Cuidados na hora da maquiagem

Alguns cosméticos podem piorar o aspecto de cansaço em seu rosto. Veja o que você deve evitar:

Corretivo escuro - Se ele for bem mais escuro que sua pele, acentuará as olheiras.

Máscara para cílios comum - Pode esfarelar e cair na pálpebra, escurecendo a região. Prefira o produto à prova d'água.

Sombra azul, berinjela ou lilás - Esses tons deixam os olhos mais fundos.

Lápis preto dentro dos olhos - Eles mancham e fazem sombra na região.


Em alguns casos precisam ser resolvidos com tratamento médico, e os tratamentos ideais para as olheiras são: preenchimento do sulco se forma embaixo dos olhos com ácido hialurônico, aplicação de lasers, aplicação de luz intensa pulsada ou ainda cremes dermatológicos que contenham vitamina K1, arbutin, ácido kójito, entre outros ativos.

“Já as linhas de expressão, só melhoram com a aplicação de toxina botulínica (botox), que promovem um relaxamento temporário do músculos que causam as indesejáveis linhas”.


Fontes: www.viderm.com
http://mdemulher.abril.com.br/
http://cyberdiet.terra.com.br



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):