| em 02 abril 2011

40 dicas para manter sua pele sempre linda


Tenha sempre uma pele bonita: sem oleosidade, sem manchas, sem espinhas, sem ressecamento e sem olheiras

1 - Na hora de limpar a pele, use um creme ou leite de limpeza, que têm efeito hidratante.

2 - Dê preferência aos protetores solares hidratantes e em creme: eles protegem e hidratam ao mesmo tempo.

3 - Evite usar pó compacto, que resseca ainda mais a pele. A maquiagem deve ser sempre cremosa.

4 - Sabonetes ou loções secativas devem passar longe do seu banheiro.

5 - O básico: hidrate o rosto com produtos específicos todos os dias, pela manhã e à noite.

PELE OLEOSA

6 - Lave o rosto de duas a três vezes por dia com sabonetes neutros ou com enxofre ou ácido salicílico, que controlam a oleosidade da pele.

7 - Evite usar água quente, que estimula o trabalho das glândulas sebáceas e acaba piorando a situação.

8 - Use à noite uma loção adstringente, que fecha os poros e hidrata a pele sem deixá-la oleosa.

9 - Prefira sempre produtos em gel. Os em creme quase sempre são oleosos demais.

10 - Em peles oleosas a esfoliação pode ser feita duas vezes por semana. Mas evite fazer isso todo dia, porque pode piorar a situação.

11 - Uma ou duas vezes por ano, faça uma limpeza mais profunda no consultório do dermatologista. Peelings suaves enxugam a oleosidade e retiram células mortas.

12 - Pele oleosa também precisa de protetor solar. Use um livre de óleo, que não obstrui os poros nem aumenta a oleosidade.

13 - Se o brilho só aparece na testa e no nariz, você tem pele mista. Use produtos para pele oleosa só nessas áreas.

TODOS OS TIPOS DE PELE

14 - Beba bastante água. Ela ajuda a manter a pele hidratada e bonita.

15 - Uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras, tem as vitaminas que a pele precisa para ficar saudável.

16 - Encha seu prato de brócolis e couve-flor. Eles têm bioflavonóides, substâncias que ajudam a retardar o envelhecimento causado pelo sol.

17 - Crie um ritual de limpeza com sabonete e adstringente. Para você não se esquecer, faça na hora de escovar os dentes: de manhã, você retira a oleosidade; e à noite elimina resquícios de poluição e outras impurezas.

18 - Não pegue sol sem filtro solar. Parece bobagem, mas repare no rosto daquela tia que sempre lagarteou na praia sem protetor. As rugas chegam bem antes em quem não se cuida.

19 - Jamais durma com maquiagem. Se o demaquilante acabou, passe um pouco de hidratante em um algodão. Depois, lave o rosto.

20 - Nunca esfolie se no dia seguinte você vai à praia ou à piscina. A pele fica muito mais sensível ao sol.

21 - Evite produtos à base de álcool. A longo prazo, eles irritam a pele.

22 - Lave seus pincéis e esponjas com água e com o mesmo sabonete que você usa para limpar a pele.

ESPINHAS

23 - Não arrisque a pele com tratamentos caseiros. Se tem espinhas, procure um dermatologista. Ou você corre o risco de ganhar manchas para o resto da vida.

24 - A dica do sabonete à base de enxofre ou de ácido salicílico continua valendo. Lave o rosto duas ou três vezes ao dia. Só não exagere. Você pode provocar um efeito rebote - as glândulas sebáceas passam a produzir ainda mais gordura.

25 - Fique longe de pasta de dente ou qualquer outro santo milagreiro para secar espinhas. Prefira um produto secativo de verdade - você pode comprar na farmácia ou pedir para o dermatologista prescrever. Aplique diretamente sobre a região inflamada antes de dormir. E tenha paciência.

26 - Evite espremer espinhas. Ela pode até ir embora, mas há o risco de a cicatriz ficar para sempre.

27 - Tá, você não aguenta. Então pelo menos tente evitar o estrago fazendo a coisa direito: quando a espinha estiver amarela, fure-a com uma agulha descartável. Cubra com um algodão embebido em água morna. Então enrole os dedos em uma gaze e pressione de baixo para cima, fora da região inflamada.

28 - Algumas garotas percebem que, quando comem mais chocolate ou alimentos gordurosos, as espinhas aparecem. Se é o seu caso, evite.

29 - Limpeza de pele ajuda os casos leves. Se o seu problema de acne for grave e a pele estiver muito inflamada, tem que fazer tratamento sério. Há muitos tipos, tanto com remédios quanto com peelings químicos, que podem ajudar muito. Fale com seu dermatologista.

30 - O sol engana: no começo ele ajuda a secar as espinhas, mas esse ressecamento temporário provoca o tal efeito rebote. Fique longe dessa roubada.

31 - Semana de provas? Fim de namoro? Está provado: muito estresse é igual a acne. Vá meditar, fazer ioga e namorar um pouco. Ajuda a relaxar.

32 - Franja e cabelo caindo no rosto transferem a oleosidade do couro cabeludo para a pele, que fica mais sujeita a espinhas.

33- Se a espinha apareceu no dia da festa, calma. Compressas de gelo e corretivo cor da pele ou verde neutralizam a vermelhidão. Prefira os cremosos, que têm maior aderência. Aplique dando batidinhas, sem espalhar. Reaplique durante a balada.

SARDAS E MANCHAS

34 - Pele manchada sob o sol... só piora. Não saia de casa sem protetor solar no rosto - o sol aumenta as manchas e pode até virar um problema mais sério. Passe de manhã e repasse no meio do dia.

35 - Não é nenhum problema, mas se você odeia as suas sardas apele para a base. Bem aplicada, ela esconde tudo. Prefira as líquidas, mais fininhas, e no tom da sua pele. Cuidado para a cor do pescoço não ficar diferente.

36 - Existem nas farmácias cremes clareadores com ácido kójico ou hidroquinona em baixas concentrações. Você pode usá-los na hora de dormir. Mas se quiser um produto poderoso (mais concentrado) tem que pedir para o dermatologista receitar para você.

OLHEIRAS E BOLSAS

37 - Quer disfarçar, mas não quer ficar com cara de tia? Deixe seu corretivo mais fino e fluido misturando-o com um pouquinho de hidratante.

38 - Amenize as olheiras com compressas geladas de chá camomila bem concentrado. Deixe sobre os olhos durante 15 minutos.

39 - Esta é básica: durma pelo menos oito horas por dia.

40 - Aquelas bolsas sob os olhos que aparecem no dia seguinte à balada podem ser amenizadas com massagem facial.


Um truque para descobrir qual o seu tipo de pele

Lave o rosto com um sabonete neutro e espere 20 minutos. Agora observe como ele está:

PELE SECA

- Pouco brilho
- Poros pouco aparentes
- Aparência opaca por falta de umidade natural
- Pele fina e sensível, com tendência a descamação

PELE OLEOSA

- Brilhante
- Espessa
- Poros dilatados e visíveis
- Aspecto brilhante, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo)

PELE MISTA

- Apresenta oleosidade na testa e no nariz
- As outras áreas do rosto têm as mesmas características da pele normal ou seca
- Tem que seguir uma rotina de beleza para ter pele linda sempre


Fonte: Desconhecida



Arquivado em | , , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):