| em 25 abril 2011

Ração Humana de A a Z: saiba quando e como colocar esse poderoso nutriente no prato!

Saiba tudo sobre esse fenômeno que emagrece, sacia a fome, regula o intestino e nutre pele e cabelos

A ração humana é um suplemento com diferentes tipos de cereais, ricos em fibra, que auxilia na perda de peso. Ela é completa (por isso o nome “ração”), dando a sensação de saciedade e reduzindo o apetite. Isso além de trazer outros benefícios como: auxílio no funcionamento e regularização do intestino, lubrificação e regeneração da flora intestinal, prevenindo a constipação, controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, redução dos níveis de triglicerídeos e aumento do colesterol bom (HDL), diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

A ração humana pode substituir uma ou duas refeições, mas, sozinha, não emagrece. É necessário apostar no bom e velho exercício físico, além do constante consumo de verduras, legumes e frutas. Além disso, é muito importante beber bastante água, pois a quantidade de fibras presente nessa mistura é bem elevada. Se você não beber água, poderá prejudicar – ao invés de ajudar – o trabalho do seu intestino.

Cuidado para não extrapolar na quantidade, pois, em excesso, a ração pode causar o efeito contrário, levando ao aumento do peso. Não se esqueça que, além das calorias da ração humana, há também as calorias do leite e da fruta nos qual você vai acrescentar o suplemento. Tome nota: em média, 50 gramas (4 colheres de sopa) da ração têm 170 calorias.


Tire todas as suas dúvidas e se beneficie dessa farinha poderosa!

Açúcar
Para adoçar a minha ração humana, uso açúcar mascavo, refinado ou adoçante?
A maioria das receitas já inclui o açúcar mascavo, mas se optar por uma ração não adoçada e for consumir o produto com líquidos, pode acrescentar adoçante, sem nenhum problema.

Água
Tomo ração todos os dias, mas não bebo muita água. Já ouvi que nesse caso o produto pode fazer efeito inverso. É verdade?
A ração humana possui alto teor de fibras que auxiliam na regularização do intestino. Por isso, é necessário tomar ao menos seis copos de água por dia. Caso contrário, poderão ocorrer problemas como prisão de ventre e até constipação. Beba água!

Almoço
Quero emagrecer. Posso substituir o meu almoço pela ração?
Para que seu consumo promova o emagrecimento, você deve trocar uma refeição menor, como café da manhã. Por não ser um alimento completo, não deve ser substituí-la pelo almoço para evitar possíveis carências de proteínas e vitaminas.

Amamentação
Estou amamentando, posso tomar ração humana?
Sim, pois ela é um mix nutritivo e saudável. Somente não inclua nos ingredientes o pó de guaraná, por ser estimulante. O leite de soja em pó também deve ser evitado porque provoca gases.

Armazenamento
Qual a forma mais correta de guardar a ração humana?
Muitos grãos e sementes da ração sofrem oxidação e perda de seus benefícios nutricionais, além de serem propensos a fungos e bactérias se mal conservados. Portanto, a melhor maneira de armazená-la é em vasilha tampada na geladeira. Evite comprar em grandes quantidades. O suficiente por uma ou duas semanas.

Aterosclerose
É verdade que a ração humana combate a aterosclerose?
A presença da linhaça, que é rica em ômega-3, justifica a capacidade da ração humana de auxiliar na prevenção de patologias cardiovasculares como a aterosclerose.

Boa forma
Tomar a ração uma vez ao dia ajuda a manter o peso?
Depende. Não exagere nas calorias ingeridas durante o dia! Não adianta substituir o almoço pela ração e jantar três fatias de pizza, por exemplo.

Cabelos
Quais os benefícios da ração para as madeixas?
Produtos que contenham em sua formulação ingredientes da ração humana podem tratar o cabelo de diversas formas. O trigo atua como redutor da irritabilidade de agentes químicos aplicados para a limpeza, coloração e descoloração e transformação das madeixas, ajudando na desintoxicação e melhorando a resistência dos fios. A quinua possui alto teor de vitaminas, minerais, proteínas e nutrientes, proporcionando brilho e força. A linhaça age através da combinação entre ômega 3, fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Esse ativo forma uma película que envolve os fios e é antifrizz. A geléia real fornece lipídios, vitaminas e proteínas essenciais para o equilíbrio. Também garante vitalidade. A soja é um poderoso nutriente da fibra capilar e revigora as melenas com altas doses de proteínas, lipídeos e carboidratos. E a aveia hidrata profundamente, proporcionando maciez e brilho aos seus cabelos.

Calorias
Quantas calorias há em 1 colher de ração humana?
Elas variam entre 70 e 120 calorias, dependendo da composição da sua ração humana.

Chá
Comprei chá de ração humana. Funciona também?
Se for ao chá verde, sim, pois ele acelera o metabolismo e quebra as células de gordura. Mas atenção! Não substitua nenhuma de suas refeições por chá!

Cólica menstrual
Depois que comecei a tomar ração humana, minhas cólicas menstruais diminuíram. Uma coisa está ligada a outra?
Sim, preferencialmente porque ela ajuda no funcionamento do intestino e na diminuição da retenção de líquidos.

Criança
Minha filha tem 10 anos e é bem gordinha. Posso dar ração a ela?
Sim, preferencialmente no café da manhã, mantendo o almoço e jantar com nutrientes suficientes para ela. Sirva uma colher de sopa de ração misturada a uma saborosa vitamina de frutas, por exemplo, uma vez ao dia.

Custo
Paguei R$ 30 em 1kg de ração. Minha vizinha comprou a mesma quantidade por R$ 7. A mais cara tem a mesma qualidade?
Sua composição pode ser bastante variável e o preço dependerá do local de compra e ingredientes. Alguns alimentos como quinua, whey protein e castanha-do-pará costuma encarecê-la.

Diabetes
Quem tem diabetes pode consumir?
Quem sofre dessa doença não deve consumir ração humana que tenha como ingredientes cacau em pó e açúcar mascavo. Ração sem esses nutrientes na composição está liberada!

Diarréia
O consumo de alguma forma pode provocar disenterias?
Como todo produto natural, os efeitos variam de acordo com cada organismo. Como a ração humana é um excelente ativador intestinal, quem tem ou está com diarréia não deve consumir!

Dosagem
Qual a quantidade diária adequada?
Três colheres de sopa ou, aproximadamente, 20 gramas por dia.

Estresse
A ração humana ajuda a diminuir o estresse?
Se em sua composição contiver amêndoas, pode ajudar a acalmar os ânimos, pois ela tem um elevado teor de minerais, que são perfeitos para combater o estresse e até a depressão.

Excesso
O consumo excessivo pode trazer que tipo de conseqüências?
Prisão de ventre, flatulência e até um aumento de peso.

Fibras
Quais os benefícios das fibras da ração humana?
Elas contribuem para o bom funcionamento da flora intestinal.

Fome
É verdade que a ração humana sacia a fome?
Sim, ela aumenta a sensação de saciedade devido ao seu alto teor de fibras solúveis que promovem um atraso no esvaziamento gástrico e na absorção intestinal.

Gastrite
Tenho gastrite, posso consumir?
Como existem vários tipos e graus de gastrite, procure orientação de um médico ou nutricionista, antes de consumir o produto.

Gordura
O produto é um potente queimador de gorduras?
Sim, a ração humana dá mais saciedade, com isso você ingere menor quantidade de alimentos e, conseqüentemente, de calorias. O resultado é o gasto da reserva de gordura estocada no corpo.

Hipertensão
Sou hipertensa, posso ingerir ração humana?
Hipertensos e pessoas com problemas cardíacos dever optar pela ração sem guaraná em pó, devido ao seu efeito estimulante.

Hormônios
É verdade que a ração ajuda a equilibrar os hormônios?
Sim, o produto contém extrato de soja, que possui uma substância similar ao estrogênio (hormônio feminino), beneficiando a prevenção de cólicas e sintomas da menopausa.

Horário
Qual o melhor horário para consumir o produto?
Pela manhã, sem dúvida.

Intestino
Quais os benefícios para quem sofre de prisão e ventre?
Se consumida regularmente, a ração humana regulariza o funcionamento do intestino, resolvendo esse problema imediatamente.

Jantar
Substituir o jantar por ração no leite é correto?
Depende do seu objetivo. Se não exagerar no almoço e nas outras refeições do dia, poderá emagrecer, sim, consumindo a ração no jantar.

Lactose
Quem tem intolerância à lactose pode consumir?
Sim, com suco, frutas e nas refeições. A ração só contém leite de soja, que é livre de lactose.

Leite
Posso consumir a ração com leite integral?
Sim. Ferva o leite e coe para eliminar parte da gordura.

Light
Qual a diferença da versão tradicional para light?
A ração humana light não contém açúcar mascavo e nem cacau em pó. Ela é indicada para diabéticos e quem deseja emagrecer.

Linhaça
Qual o papel da linhaça nessa mistura de ração humana?
A linhaça melhora o funcionamento intestinal, auxilia na digestão, reduz níveis de colesterol, triglicérides e glicose sanguíneos.

Manutenção de peso
Já emagreci e quero manter o peso. Devo continuar tomando?
Para não voltar a engordar, você deve continuar tomando a ração, sim. Na fase de manutenção de peso, pode reduzir a dosagem diária. Observe apenas se ela ainda continuará fazendo efeito.

Matinal
Posso substituí-la pelo café da manhã?
Sim, adicione 2 colheres de sopa na vitamina ou no shake.

Não quero emagrecer
Tenho prisão de ventre, mas já sou magra. Como posso consumir sem perder peso?
Usando a ração como suplemento, sem substituir as principais refeições.

Osteoporose
Alivia os efeitos da osteoporose?
Por conter aveia, quinua, açúcar mascavo e gergelim na composição fornecerá cálcio, um mineral importante na prevenção e tratamento da osteoporose. Entretanto, a fonte de cálcio está no leite e no iogurte, onde você pode adicionar a ração humana.

Pele
Quais os benefícios?
Devido à gelatina ou ágar-ágar (ambos com alto teor de colágeno), confere firmeza e tonicidade.

Qualidade
Como comprovo a qualidade?
Compre a ração de uma marca conhecida, com embalagem íntegra, opaca, tabela nutricional, prazo de validade, nome e endereço do fabricante.

Quantidade
Qual a quantidade que devo consumir por dia?
O indicado são duas colheres de sopa, diariamente.

Remédios
Ela pode ser consumida por quem toma medicamentos controlados?
Depende. Há remédios incompatíveis com os ingredientes da ração humana. Neste caso, é melhor consultar o seu médico de rotina.

Respiração
Traz algum benefício?
Indiretamente, uma propriedade medicinal da quinua auxilia no tratamento da tuberculose.

Restrições
Há alguma contra-indicação?
Devido à cafeína, há três restrições para quem sofre de insônia ou intolerância gástrica. Gestantes podem consumir, mas desde que não sejam alérgicas ou intolerantes aos ingredientes da ração humana. A supervisão de um nutricionista, neste caso, é fundamental.

Sabor
O gosto me desagrada. O que fazer para dar um sabor melhor?
Para melhorar o sabor, você poderá consumir a sua ração com uma fruta pouco calórica.

Saúde
Quais os benefícios da ração para a minha saúde?
Ela auxilia no controle do colesterol sanguíneo, do peso corporal, no aumento da saciedade, na melhora do trânsito intestinal e ainda colabora para a manutenção dos níveis de açúcar no sangue.

Sopa, suco, salada e shake
Posso acrescentar a ração a eles?
Sim. É uma excelente opção para saboreá-la e também não enjoar.

Toxinas
É verdade que elimina as toxinas do organismo?
Sim, por causa do gergelim. A semente contém minerais que conferem à ração humana a função antioxidante.

Triglicérides
Quem sofre com triglicérides altas deve consumir?
As fibras solúveis não queimam calorias, mas diminuem a absorção do colesterol ruim pelo organismo.

Úlcera
Tenho úlcera, posso consumir a ração?
O ideal é procurar a orientação do médico antes de acrescentá-la em suas refeições.

Validade
Tem prazo de validade?
Fique atenta(o) à data de vencimento de cada um dos ingredientes para o preparo da ração antes de consumi-la.

Xampu
Se faz bem para o cabelo, posso adicionar 1 colher da farinha no xampu?
Não! Misturar fibras ao xampu é como areia. Vai demorar dias para sair de sua cabeça. Para potencializar a fórmula, procure cosméticos que contenham no rótulo óleo de castanha e aveia.

Zinco
A ração contém zinco?
Se tiver amêndoas na composição, sim. Elas ajudam a combater a fadiga.


FAZER EM CASA

Como faço a ração humana original em casa?

- 250 g de farelo de trigo
- 125 g de leite de soja
- 125 g de linhaça marrom
- 100 g de açúcar mascavo
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de gergelim com casca
- 75 g de germe de trigo
- 50 g de colágeno em pó
- 25 g de guaraná em pó
- 25 g de levedo de cerveja
- 25 g de cacau em pó.

PREPARO

Bata no liquidificador todos os ingredientes que não seja pó. Misture bem o restante deles. Guarde a ração em embalagem limpa, seca e fosca para que não passe luz. Mantenha bem fechada na geladeira por, no máximo, 30 dias.


Fontes:
Revista 7 Dias com Você – Nº 375
bemleve.click21.com.br



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):