| em 07 abril 2011

THP - Maximize seu potencial, melhorando suas habilidades físicas


Melhorar resultados e atingir o máximo potencial são metas diretamente relacionadas a treinos de habilidades físicas, muito embora o treinamento de habilidades psicológicas (THP) exerça papel fundamental nestes sentidos.

Absorver adversidades transformando-as em aspectos motivacionais, manter a concentração, regular ansiedade e ativação, e aumentar a autoconfiança são alguns aspectos que podem ser treinados através de técnicas de THP.

O THP é extremamente benéfico para atletas de qualquer nível e modalidade esportiva, mas geralmente muito pouco, ou nenhum tempo é reservado para este tipo de aprimoramento. Um programa de THP é composto por três etapas:

Reconhecimento - em que o atleta entende quais aspectos pode melhorar e qual a importância destes em seu desempenho;

Aquisição - estratégias e técnicas empregadas de acordo com as necessidades levantadas por cada atleta;

Prática - quando as habilidades psicológicas são automatizadas e integradas nas situações de treino, simulando suas aplicações para eficácia em competições.

O melhor momento para aplicação de um programa deve ser analisado pelo atleta e, se houver, por sua equipe técnica pois, assim como no treino físico, o THP deve ser realizado sistematicamente para que se alcancem resultados mais significativos. O período de pré-temporada é uma ótima opção por representar uma possibilidade de realização de numerosos treinos, sendo possível abordar múltiplos aspectos até o início das competições.

Para você que não pode contar com o auxílio de um consultor em psicologia esportiva aqui vão algumas dicas: o primeiro passo é reconhecer qual aspecto influencia mais no seu desempenho, para tanto peça auxílio a pessoas que acompanham sua vida esportiva, como treinadores, amigos, ou parentes. Procure então artifícios para contornar, ou adequar o aspecto em questão (o exercício de simular as situações ajuda na percepção e desenvolvimento de tais artifícios). Repetir o treinamento, ou simulação por diversas vezes é fundamental para que no dia da competição você esteja apto a superar quaisquer que sejam suas dificuldades.

Lembre de, ao programar seus treinamentos físicos e técnicos, tentar reservar um espaço para a prática do THP, o que certamente lhe trará benefícios significativos, boa sorte.

por Paulo R.V.Oppermann
Fonte: www.ativo.com



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):