| em 16 maio 2011

Porque devemos cuidar do Templo do Espírito?

Nosso Corpo é Templo do Espírito Santo

"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).


Introdução:

Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Somos feitura sua, criados para o louvor da sua glória. Deus colocou em nós o fôlego de vida e fomos criados para sermos sua habitação. Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo.

Vejamos as posturas que precisamos ter:


Deus Criou o Corpo Humano com Sabedoria

(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

• O corpo, uma maravilha de Deus (Salmos 139:14)- Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

• 1.2 Corpo, uma dádiva divina (Gênesis 1:27)- E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

• 1.3 Criado para o templo de Deus (Efésios 2:22)- No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.


O Corpo e seus Significados Bíblicos

(Efésios 3:17) - Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor.

• O corpo, um tabernáculo (II Pedro 1:13) - E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações (II Pedro 1:14) - Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.

• O corpo, vaso de barro (Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Jeremias 18:6) - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

• O corpo, uma casa (II Corintios 5:1) - PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.


Ter cuidado com nossas atitudes

a - Com o que vemos - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt 6.22)

O nosso olhos são a porta de entrada da nossa alma, eles fotografam as imagens e guardam na mente. Precisamos vigiar para que o nosso adversário não nos pegue nessa área, pois como nova criatura, temos a mente de Cristo e ela poderá ser contaminada se não andarmos em vigilância. "..., nós temos a mente de Cristo" (1 Co 2.16)

b - Com o que ouvimos - Podemos ter a alma contaminada através da audição. Vigilância e selecionar ao que submetemos os nossos ouvidos são necessários - "a fé vem pelo ouvir..." (Rm 10.17)

c - Com o que falamos - Nossas palavras devem ser equilibradas e conduzidas pelo Espírito Santo, para que sejam edificadoras para quem as ouve - "A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6)

d - Com o que fazemos - Nossas atitudes revelam quem somos - "Sabei isto, meus amados irmãos, mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tg 1.19-22)


Deus Exige Cuidado com o Corpo

(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

• O corpo deve ser cuidado (I Corintios 6:20)- Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

• O corpo não pode ser destruído (I Corintios 3:17)- Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

• O corpo um sacrifício vivo (Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.


Cuidar da estética corporal

Se somos templo de Deus, precisamos cuidar da saúde do corpo.

a - Na aparência - A nossa aparência reflete como estamos interiormente, isto é, a saúde da alma. Se andarmos relaxadamente, de qualquer jeito, estamos desprezando o que Deus criou de uma maneira muito linda. Portanto, o nosso vestir deve ser nobre, decente, discreto, isento de sedução. Não é preciso viver comprando roupas para mostrar que se veste bem, mas saber vestir o que tem, com elegância, combinando as peças e estar sempre limpas e cuidadas. Também precisamos fugir da aparência do mal, não usando roupas que despertem a sensualidade, cuidando para que o outro não peque (lascívia)

b - Na higiene corporal - Cuidar da higiene do corpo, tomando banho diariamente, manter os cabelos limpos e tratados, escovar sistematicamente os dentes evitando assim o mau hálito. São hábitos externos que demonstram zelo pelo Templo de Deus e também um excelente testemunho como cristão.

c - No combate a obesidade - Precisamos entender que todo peso acima do proporcional ao nosso biotipo nos causa desconforto, cansaço, aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, o que pode acarretar partida para eternidade fora do tempo. É necessário recuperar a auto-estima, vencer os complexos, os traumas, para que o nosso corpo reflita a glória de Deus. Vejamos o que o Ap. Paulo escreveu em 1 Ts 5.23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".


Santificando o Nosso Corpo para Deus

(Levítico 8:10) - Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou; (I Pedro 1:16)- Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

• A santidade das mãos (Atos 19:11) - E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. (I Timóteo 2:8) - Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 4.2 A santidade dos pés (João 13:8) - Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. (Efésios 6:15) - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 4.3 A santidade dos olhos (Mateus 6:22)- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; (Apocalipse 3:18) - Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. (colírio de Deus)

• Ser exemplo em tudo - Como filhos de Deus devemos espelhar a sua glória, sendo Seus imitadores. - "Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef 5.1, 2). Fugir das obras da carne (Gl 5.19-21).

• Ser santos - "Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).

a - Com unidade de Espírito - (Ef 1.3, 4)
b - Em todo o nosso viver (1 Pe 1.15, 16)
c - Tendo os nossos corpos em sacrifício (Rm 12.1)
d - Tendo o Fruto do Espírito (Gl 5.22)


Conclusão:

O corpo humano, é uma obra prima da criação de Deus, faz parte do propósito divino para nossa vida enquanto estivermos neste mundo.

Somos filhos de Deus e precisamos refletir a Sua glória, não só em palavras, mas em atitudes que revelem o Deus que está em nós.
Sejamos referenciais de santidade a cada dia, sendo zelosos no que fazemos, no que falamos ou pensamos, buscando a santidade em amor, sendo exemplos em tudo, para glória de Deus.

Veja também: A mordomia do corpo: Porque somos Templo do Espírito Santo?


Referências:

Ministério Monte Sião - http://www.montesiao.pro.br
montesiao@montesiao.pro.br

http://www.profetico.com.br/
Pr. Paulo Mori – Bacharel Teologia – Licenciado Pedagogia – Filosofia; Pós Graduado Docência do Ensino Superior; Técnico Eletrônico / Profético



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):