| em 13 maio 2011

Quais são as posturas corretas na hora de dormir?

Conheça seis posições corretas para a saúde da coluna, do corpo e da mente

Todo colchão é composto de núcleo e base de sustentação. O núcleo é a parte central do colchão e, além de ter elasticidade e bom isolamento térmico, dá suporte a quem dorme. A base de sustentação atua como um grande amortecedor de impactos. É a combinação desses dois elementos que oferece resistência suficiente para o apoio confortável do corpo no colchão.

Mas, segundo o ortopedista Tácio André da Silva Carvalho, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), tão importante quanto o colchão é a postura ao dormir e os hábitos diários. Segundo ele, a melhor posição para ter uma boa noite de sono é deitar com a coluna vertebral reta e alinhada.

“Esse resultado é possível de duas formas: deitado em posição fetal, com um travesseiro na cabeça e outro entre as pernas ou de barriga para cima com um travesseiro na cabeça e um rolinho embaixo do joelho”, explica o ortopedista.

Miguel Akkari, ortopedista e traumatologista do hospital Santa Casa, em São Paulo (SP), lembra ainda que é preciso encontrar uma posição que não provoque formigamentos. “Dormir em cima do braço ou com a mão para fora da cama não é recomendado, já que pode causar tendinite no ombro”, afirma.

Ver televisão ou levar trabalho e problemas para a cama, também não é nada bom para a saúde da coluna, do corpo e da mente, assim como dormir com mais de dois travesseiros e não fazer nenhuma atividade física durante a semana.


Certo e Errado do Sono Tranquilo

1) Barriga para cima (Certo) - Esta posição garante o alinhamento da coluna cervical. Equilibre ainda mais o corpo com a ajuda de um travesseiro ou rolinho embaixo dos joelhos.



2) De lado (Certo) - Para ter mais conforto nesta posição, coloque um travesseiro fino entre as pernas e outro ao redor dos braços. Eles garantem maior equilíbrio e ajudam o corpo a ficar reto. Evite contrair as pernas para muito próximas ao peito ou ficar em qualquer outra posição de desconforto para não atrapalhar o sono.



3) Travesseiro muito alto (Errado) - Dormir com o travesseiro muito alto fará com que o pescoço fique muito esticado, causando sensação de desconforto e possíveis dores.



4) Sem travesseiro ou travesseiro muito baixo (Errado) - A ausência ou pouca espessura do travesseiro fará com que a cabeça fique mais baixa que o corpo, em desalinho, causando desconforto e dores.



5) Barriga para baixo (Errado) - Além de dificultar a respiração, dormir de bruços pode causar dores no pescoço devido à torção. O mesmo vale para quem dorme de barriga para baixo e com as pernas esticadas.



6) Com o braço fora da cama (Errado) - Dormir com o braço para fora da cama prejudica a circulação do sangue e pode causar formigamentos e até tendinite.


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Fonte: http://delas.ig.com.br/



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