| em 21 junho 2011

Os benefícios da farinha de berinjela

Conheça todas as propriedades da farinha de berinjela e veja como emagrecer e perder barriga, acrescentando esse produto ao seu cardápio.


Farinha de berinjela enxuga a barriga e emagrece! A boa notícia é resultado de um estudo realizado pelo Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a coordenação da nutricionista Glorimar Rosa.

Como chegaram a essa informação? Durante 60 dias, um grupo de voluntárias com idades entre 30 e 45 anos acrescentou, a uma dieta de baixas calorias, 4 colheres (sopa) de farinha de berinjela comprada pronta. Também nesse período, outras mulheres fizeram o mesmo regime, porém, sem consumir o produto.

Conclusão: quem ingeriu a farinha perdeu 6 kg e até 12 cm de barriga. Quem fez só a dieta secou 3 kg e 3 cm de abdome. Por isso, nesta matéria, apresentamos um cardápio - fundamental! -, que associado ao consumo do produto milagroso vai ajudá-la a secar.


Os benefícios da farinha:

1. Seca a barriga
A farinha associada a uma dieta pobre em calorias favorece a queima da gordura corporal, principalmente na área abdominal. Com a diminuição da gordura visceral, cai o risco de diabete tipo 2.

2. Emagrece
Segundo a nutricionista Priscila Meirelles, da empresa de podutos naturais Longevid, a niacina - vitamina presente na berinjela - atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento que fazem o corpo secar. A berinjela possui uma substância chamada saponina, que age como um detergente: quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la.

3. Combate a celulite
O fruto tem substâncias anti-inflamatórias que trabalham para reduzir a celulite, já que os furinhos nada mais são do que uma inflamação nas células, agravada pela ingestão de alimentos gordurosos.

4. Previne doenças
Por se cheia de compostos fenoicos, substâncias antioxidantes, a berinjela reduz os radicais livres que atacam as células. Dessa forma, protege o organismo de doenças como o câncer.

5. Reduz os níveis de colesterol LDL
Com a aceleração do trânsito intestinal, os sais biliares (substâncias que ajudam na digestão da gordura) não são absorvidos pelo organismo. Para reconstruí-los, o corpo utiliza colesterol LDL (ruim) e reduz, assim, a sua concentração.

6. Melhora o trânsito intestinal
Como as fibras não são absorvidas pelo organismo, elas agem como um laxante natural regulando o intestino e melhorando a digestão. No entanto, o consumo da farinha deve estar associado ao aumento da ingestão de água para equilibrar o trânsito intestinal.

7. Tira a fome
As fibras solúveis presentes na farinha de berinjela absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam de tamanho. Conclusão: o órgão informa o cérebro que o corpo está saciado e não precisa mais se alimentar nas próximas horas.

8. Tem ação diurética
Rica em vitaminas do complexo B, a farinha de berinjela favorece o bom funcionamento dos rins.

9. Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo
O produto ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.


Faça a mistura em casa

Preparo

Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca.

- Rendimento: 100 g.
- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
- Validade: cerca de um ano.


Sugestão de cardápio

Aprenda a associar um cardápio saudável ao consumo da farinha de berinjela e prepare-se para emagrecer

Polvilhe duas colheres (sopa) do produto no almoço e duas no jantar seguindo o cardápio abaixo. Não deixe de consumir as frutas indicadas, pois são antioxidantes e combatem os radicais livres que podem ser produzidos pela berinjela.

2ª Feira

Café da manhã - 1 iogurte natural desnatado / 4 biscoitos maisena / 1 fruta
Lanche - 1 laranja
Almoço - Salada de alface, tomate e pepino / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 colher (arroz) de isca de frango / 4 colheres (sopa) de quiabo refogado / 4 colheres (sopa) de arroz / 1 concha média de feijão preto / 1 fruta
Lanche - 1 xícara (chá) de pingado (leite desnatado com café) / 1 fatia de pão light com requeijão / 1 fruta
Jantar - Salada de repolho com cenoura ralados, tomate e cebola / 1 colher (sobremesa) de azeite / 2 colheres (sopa) de arroz / 1 colher (sopa) de picadinho de chã com abobrinha / 1 fruta
Ceia - 200 ml de chá mate / 4 unidades de torrada integral

3ª Feira

Café da manhã - 1 xícara (chá) de pingado (leite desnatado com café) / 1 fruta / 1 fatia de pão light com margarina light
Lanche - 1 maçã
Almoço - Salada de couve-flor e vagem / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 colher (arroz) de picadinho de carne com abóbora / 4 colheres (sopa) de arroz / 1 concha média de feijão-preto / fruta
Lanche - 1 iogurte natural desnatado / 1 colher (sopa) de granola / 1 fruta
Jantar - Salada de cenoura e beterraba raladas / 1 colher (sobremesa) de azeite / 4 almôndegas de frango médias / 1 xícara (chá) de macarrão com vagem refogada / 1 fruta
Ceia - 200 ml mingau de aveia

4ª Feira

Café da manhã - 1 iogurte natural desnatado / 1 fruta / 1 colher (sopa) de granola
Lanche - 1 abacaxi
Almoço - 1 xícara (chá) de salada de macarrão parafuso com brócolis / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 filé de peito de frango grelhado / 1 fruta
Lanche - 1 xícara (chá) de pingado (leite desnatado com café) / 1 fruta / 1 pão francês com margarina light
Jantar - Salada de alface, tomate e pepino / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 colher (arroz) de picadinho de frango com quiabo / 2 colheres (sopa) de arroz / 1 fruta
Ceia - 200 ml de chá mate / 4 unidades de biscoito maisena

5ª Feira

Café da manhã - 200 ml de bebida à base de soja / 1 fruta / 1 pão francês com margarina light
Lanche - 6 morangos
Almoço - Salada de alface com cenoura e beterraba raladas / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 posta de peixe cozido / 4 colheres (sopa) de arroz / 1 concha média de feijão-mulatinho / 1 fruta
Lanche - 200 ml de leite desnatado / 1 fruta / 1 fatia de pão integral torrado com margarina light
Jantar - Salada de feijão-fradinho com pimentão, tomate e cebola / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 filé de peito de frango grelhado / 4 colheres (sopa) de espinafre cozido / 2 colheres (sopa) de arroz / 1 fruta
Ceia - 200 ml de mingau de maisena

6ª Feira

Café da manhã - 200 ml de leite desnatado / 1 fatia de pão integral com margarina light / 1 fruta
Lanche - 1 fatia de melancia
Almoço - Salada de cenoura, chuchu e vagem / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 filé de peito de frango assado / 4 colheres (sopa) de abobrinha refogada / 4 colheres (sopa) de arroz / 1 concha média de feijão-mulatinho / 1 fruta
Lanche - 1 xícara (chá) de pingado (leite desnatado com café) / 1 fruta / 1 fatia de pão integral com margarina light
Jantar - 1 xícara (chá) de pingado (leite desnatado com café) / 1 fruta / 1 fatia de pão integral com margarina light
Ceia - 1 xícara (chá) de salada de frutas

Sábado

Café da manhã - 200 ml de bebida à base de soja / 1 pão integral com margarina light / 1 fruta
Lanche - 1/2 mamão papaia
Almoço - Salada de repolho ralado com maçã e beterraba cozida / 1 bife médio de panela / 4 colheres (sopa) de chuchu com orégano / 4 colheres (sopa) de arroz / 1 concha média de feijão-preto / 1 fruta
Lanche - 1 iogurte natural desnatado / 1 fruta / 1 colher (sopa) de aveia
Jantar - Tabule / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 filé de peito de frango assado / 4 colheres (sopa) de cenoura cozida / 2 colheres (sopa) de arroz / 1 fruta
Ceia - 1/2 mamão papaia / 1 colher (sopa) de linhaça

Domingo

Café da manhã - 1 iogurte natural desnatado / 1 colher (sopa) de aveia / 1 fruta
Lanche - 1 banana
Almoço - Salada de alface, tomate e pepino / 1 colher (sobremesa) de azeite / 1 bife a rolê de frango / 4 colheres (sopa) de abóbora cozida / 4 colheres (sopa) de arroz / 1 concha média de grão-de-bico / 1 fruta
Lanche - 1 iogurte natural desnatado / 1 fruta / 1 torrada com 1 fatia de queijo
Jantar - Salada de grão-de-bico, agrião, cebola e atum light / 1 colher (sobremesa) de azeite / Berinjela assada temperada com ervas e molho de tomate / 2 colheres (sopa) de arroz / 1 fruta
Ceia - 1 banana média amassada / 1 colher (sopa) de aveia


Fonte: http://mulherefases.blogspot.com/

Veja também:
A Casca de Maracujá e seus benefícios
O poder nutricional da farinha de coco



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