| em 10 junho 2011

Sorria para a vida! – 5 grandes motivos para você adotar esse hábito no seu dia a dia

Por Anaiza Selingardi

O movimento de dois músculos da face, um que puxa os lábios para cima e outro responsável por franzir a pele ao redor dos olhos, caracterizam o sorriso. “O riso é uma linguagem universal que denota uma emoção. É uma forma de exteriorizarmos uma sensação, em geral, positiva”, explica o advogado Marcelo Pinto, que criou o personagem Dr. Risadinha, especialista em sorrisos. Para ele, sorrir pode fazer muito bem para sua saúde e para a vida!


1 – Torna a vida mais leve

• “Quem ri percebe o colorido da vida vê o quanto nossos problemas diários podem se tornar leves, atraindo, assim, pessoas com a mesma energia positiva”, destaca o especialista.

• Além disso, o sorriso é contagiante para quem o vê e pode transformar o dia de qualquer pessoa.

Dica: Faça o exercício de sorrir diante do espelho. Você perceberá o brilho que o sorriso causa em sua face!


2 – Faz bem para a saúde

• O ato de sorrir faz com que sejam sintetizados neurotransmissores como as endorfinas, que têm poder anestésico, e a serotonina, que ajuda a combater o estresse.

• Além disso, as lágrimas e salivas passam a conter mais anticorpos, o que favorece o sistema imunológico do organismo.

• Para completar, o coração bombeia o sangue com mais força, fortalecendo as artérias e músculos cardíacos e os pulmões expelem o ar em quantidade muito maior do que o normal, oxigenando todo o organismo e, em especial, o cérebro, o que facilita o pensamento criativo.


3 – Ajuda no fortalecimento das relações pessoais

• Viver sorrindo para as pessoas ajuda a estreitar os laços de amizade e o relacionamento com os familiares.

• “Quando rimos ou sorrimos, a mensagem que pretendemos passar é de que estamos em paz, ou seja, de que estamos dispostos a ajudar e não atrapalhar, transmitindo energia positiva e motivadora, buscando agregar e não desagregar”, esclarece Dr. Risadinha.


4 – Facilita o aprendizado e o trabalho diário

• Quando a pessoa que pretende passar um conteúdo, seja na escola ou no emprego, tem uma atitude sorridente, ajuda no processo educacional, melhorando a retenção do conhecimento.

• No ambiente corporativo, o sorriso é um diferencial, proporcionando um clima agradável que aumenta a produtividade, facilita as tarefas em equipe e reduz as faltas ao trabalho.


5 – Afasta a negatividade

• O especialista ressalta que é preciso adotar uma atitude positiva para a vida ao começo de cada dia.

• Assim, torna-se mais fácil criar uma áurea positiva que faz com que as pessoas consigam, naturalmente, sentir-se contagiadas e felizes com as mais diversas situações que enfrentam.

• “Se conseguirmos nos manter fiéis a nossa atitude positiva definida para o presente, conseguiremos abrandar o peso das coisas ruins. A pessoa sorridente é um porto seguro neste mar de negatividade que enfrentamos no mundo”, afirma.


Marcelo Pinto é advogado trabalhista por formação e optou por estudar o riso desde 2000, buscando uma forma de aliviar a correria do dia a dia. Em São Paulo, ele criou o Espaço do Riso, um local colorido e acolhedor onde se encontram atividades baseadas na terapia do riso e diversas palestras. Mais informações: Espaço do Riso (0xx11) 2281-7605.

Fonte: Revista Malu – Ano 13 - Nº 467
www.revistamalu.com.br



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):