| em 25 outubro 2011

7 Dicas financeiras de como administrar o seu dinheiro

Administrar melhor o seu dinheiro pode ser mais fácil do que parece

O final do ano se aproxima e com ele vêm as festas, reuniões, férias escolares e momentos de descanso. Mas em termos financeiros, você já sabe como vai administrar os ganhos e gastos extras? Veja algumas sugestões para ajudar você a se organizar e terminar o ano no 'azul'


Tenha Sonhos
Planejar o futuro irá ajudá-lo a economizar e reunir esforços para conquistar o que deseja, seja um computador, um carro, uma casa, uma viagem ou mesmo pagar dívidas acumuladas.


Reúna a família
É importante que todos os integrantes da família saibam como colaborar com os objetivos comuns. Quando todos têm a consciência da contribuição necessária para conquistar as metas, torna-se mais fácil alcançar os objetivos.


Faça um diagnóstico apurado
Para controlar as despesas e as finanças é preciso saber para onde o dinheiro está indo. O diagnóstico permitirá que você tome decisões coerentes, como renegociar dívidas, cortar o limite do cheque especial e ajustar as contas.


Corte gastos
Não subestime a sua capacidade de diminuir gastos em todas as despesas. Se você se esforçar, pode conseguir cortar de 20% a 30% do valor das contas de água, luz e telefone.


Mude suas atitudes
Diferente do que a maioria das pessoas aconselha, não use o 13º salário e as bonificações de final de ano para pagar dívidas acumuladas. Faça um diagnóstico financeiro para entender por que está endividado e, assim, não repetir o erro novamente.


Entenda os fatores: educação financeira, crédito fácil e publicidade
Os problemas financeiros podem ser consequência de vários fatores. É preciso entender mais sobre a dinâmica financeira para administrar melhor as próprias finanças, ter cautela com as empresas que oferecem o chamado 'crédito fácil' e ter domínio sobre a influência do marketing publicitário sobre você. Você realmente precisa comprar aquilo ou é algo que pode ser deixado para depois?


Aproveite bem os ganhos extras
O 13º e as bonificações de final de ano devem ser utilizados para alguns gastos adicionais: os presentes, que devem ser escolhidos sem exageros; gastos de início de ano, como IPTU, IPVA, materiais escolares e IR; e possíveis emergências. Uma dica importante: investir desde cedo na aposentadoria também é uma ótima opção para usar seu dinheiro.

Fonte: MSN Dinheiro
http://dinheiro.br.msn.com



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):