| em 17 novembro 2011

Ensopado de Testículo de Boi

Usar testículos na alimentação não é comum, mas vale a pena deixar o preconceito de lado e experimentá-lo.



Foto: Fernando Stankuns - www.fernando.arq.br


Há muito tempo, os testículos de alguns animais têm fama de estimulantes. Enquanto na Ásia os preferidos são os de macaco, na América os de touro ganham maior simpatia. Noutras partes do mundo elegem-se os testículos do cordeiro e de bode.

As criadillas (ou “bolas de toro”) são típicas iguarias comercializadas nas autênticas tabernas espanholas, servidas geralmente em tiras fritas em abundante óleo, algumas vezes temperadas com alho, salsinha ou acompanhada por uma variedade de molhos. Muito apreciada no Nordeste, Interior de São Paulo e Rio Grande do Sul.

O testículo de boi possui sabor suave, textura resistente à mastigação e também pode ser feito: assado, cozido, empanado, (farofa) ou grelhado.


Nos Estados Unidos, o famoso Festival do Testículo de Montana (Montana Testicle Festival), reúne milhares de apreciadores dispostos a encarar os tradicionais “Rock Mountain Oysters”.

O nome pode ser sugestivo, mas não se tratam de ostras da montanha, e sim "caviar dos caubóis", popularmente conhecidos por nós "brazucas" como bagos de boi.

Já nas Filipinas e em outros países do Oriente, a dita especialidade bovina é largamente consumida como um potente afrodisíaco, fazendo jus ao ar de exotismo que lhe foi conferido.


Valor Nutricional

- Calorias: 76,0 (Kcal)
- Glicídios: 0,00 (g)
- Proteínas: 13,40 (g)
- Lipidios: 3,00 (g)
- Cálcio: 14 (mg)
- Fósforo: 181 (mg)
- Ferro: 2,80 (mg)


Receita de Ensopado de Testículo de Boi

Ingredientes do molho

• 4 tomates grandes cortados
• 1/2 pimentão
• 1 maço de salsinha
• 1/2 cebola
• 1 cabeça de alho


Modo de preparo do molho

Cozinhe todos os ingredientes acima até o tomate perder a forma. Espere esfriar e bata no liquidificador.


Modo de preparo do prato

Numa panela pré-aquecida, coloque 1 colher de sopa de óleo e os testículos descascados e cortados em cubos. Para uma porção para 4 pessoas é necessário 400g de testículo. Quando o testículo começar a secar adicione o molho.


Por Filadélfia

Receita: Programa do Ratinho
http://www.sbt.com.br

Informação: Taverna do Peregrino
http://tavernadoperegrino.blogspot.com



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):