| em 30 novembro 2011

Queime calorias e aumente a resistência e força muscular com Acqua Jump

Foto: revistashape.com.br
Além do fortalecimento muscular, a modalidade ajuda no equilíbrio, coordenação motora e no aumento do gasto calórico.


Com a hidroginástica é possível exercitar o corpo inteiro, os movimentos aumentam a resistência e a força muscular, dão mais flexibilidade e ajudam a relaxar. Com apenas 1h de aula é possível queimar em média 500 calorias.

A aula é bastante agitada e dinâmica, realizada com saltos e movimentos de corrida estacionária sobre uma mini cama elástica própria para água. Com o mini trampolim na água é possível realizar movimentos também com os membros superiores, puxando e empurrando a água promovendo dessa forma um alto gasto calórico além da melhoria no condicionamento físico, coordenação motora e na capacidade cardiorespiratória no aluno.



Foto: novaacademia.com


De acordo com o professor Bruno Machado, não há restrição quanto à prática da modalidade. As pessoas que estão se recuperando de uma lesão, vindo de alguma cirurgia, a atividade na água é indicada, pois o indivíduo tem uma amplitude de movimento maior porque não tem a sobrecarga do corpo dela dentro da água.

Na água o risco de lesão é menor porque há pouco impacto nas articulações. Os movimentos dos braços e pernas, principalmente em suspensão, sem por os pés no chão, eleva muito o gasto calórico, trabalhando toda a musculatura.

Foto: wallstreetfitness.com.br
No Acqua Jump os alunos ficam sobre o trampolim, isso ajuda no equilíbrio, coordenação motora e no aumento do gasto calórico.

É uma aula predominantemente aeróbica para queima de gorduras, além de trabalhar pernas e glúteos. Para os braços são utilizados outros aparelhos como pesos. O tempo todo a pessoa irá saltitar sobre a cama elástica, o aparelho é adaptado especialmente para a água. A aula varia de 30 a 45 minutos de alta intensidade com movimentos um pouco mais bruscos, completa o professor José Roberto Borges.

Outra novidade é que dá para ficar com a barriga definida dentro da piscina com a famosa Hidro Abdominal, onde possível fazer abdominais sem sofrimento. Com bastante movimento de quadril e a flexão de tronco, trazendo o tronco de encontro ao joelho, favorece a contração abdominal fortalecendo o abdome e os músculos do tronco. Com isso agente consegue uma boa postura e mantem a barriga sequinha.

'O Acqua Jump não é recomendado para gestantes e pessoas com problemas de coluna'.

O ideal é fazer quatro aulas de hidroginástica por semana, e uma delas deve ser a modalidade Acqua Jump, que coloca todo mundo para pular na piscina. Os exercícios englobam saltos, simulações de corrida, chutes (laterais, para frente e para trás) e elevações de joelho. Mas engana-se quem pensa que só os membros inferiores são trabalhados na aula. “Claro que glúteos e coxas são bem estimulados. Mas, diferentemente da aula no chão, na piscina conseguimos exercitar outras partes. Para achar um centro de equilíbrio, usamos muito os braços que fazem força contra a pressão da água, sem contar os músculos do abdômen e os que sustentam a coluna que são contraídos nos saltos”, conta a coordenadora de esportes aquáticos da Companhia Atlética Morumbi, Fabiana Tassi.(Texto de Bianca Iaconelli - http://revistashape.uol.com.br)

Por Filadélfia

Matéria da Repórter Liliana Junger do Jornal Hoje (g1.globo.com/videos/jornal-hoje)



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