| em 04 fevereiro 2012

Aprenda a montar uma dieta antioxidante

Está preocupada com seu corpo e o envelhecimento? Veja o cardápio e dicas para você se manter linda em seu dia a dia

Foto: Thinkstock/Getty Images
Quem não gostaria de emagrecer e combater o envelhecimento ao mesmo tempo? Saiba que isso já é possível através de produtos classificados como antioxidantes, alimentos que agem na prevenção dos sinais de envelhecimento. Além disso, promovem a perda de peso excessivo e melhoram, consideravelmente, nossa qualidade de vida.
Presente em todo o organismo, a oxidação nada mais é do que um processo químico. Age como uma reação em que um primeiro componente cede elétrons, hidrogênio e energia a um segundo componente. Esse processo repete se a cada momento da nossa vida e, sem que o temos, salvo para sinais de envelhecimento a que estamos submetidos em partes do nosso corpo. Por exemplo, na pele, nos ossos e nas articulações. Ocorrem também em casos de degenerescência cancerígena.
Os benefícios que são concedidos pelos alimentos antioxidantes são melhores observados quando entram em combate aos chamados radicais livres, grupo de moléculas que age provocando uma reação, em cadeia,de oxidação.


Alimentos Antioxidantes

Entre os alimentos ricos em substâncias antioxidantes estão os que possuem vitaminas A, C e E, os minerais como selênio, zinco e cobre e os intitulados flavonoides, que constituem os corantes naturais presentes em vegetais, frutas e verduras.

* A Vitamina A age diretamente na pele e tecidos em contato com a luz. É encontrada em produtos animais como peixe (azul – cavala, sarda e atum), leite e derivados, e também em vegetais que contenham betacaroteno como cenoura, abóbora, tomate, papaia, manga e ainda, o melão e o milho.

* A vitamina C é facilmente encontrada em todas as frutas e verduras frescas.

* A vitamina E tem o poder de nos proteger contra doenças cardiovasculares e está relacionada à presença de gorduras insaturadas. Óleos vegetais, especialmente azeite e o de girassol, são os mais ricos nesta substância. Está presente, também, em frutos secos, em alguns cereais, como o trigo e o milho, e em frutas, como o melão.

* Selênio é um micromineral que previne reações excessivas de oxidação, atrasando o envelhecimento celular e protegendo contra o cancro. Sua ação está relacionada com a atividade da vitamina E. Esse mineral é encontrado em carnes (especialmente peru), fígado, rim, mariscos, derivados lácteos, cereais integrais e nas verduras.


Dicas para melhorar sua qualidade de vida

* Siga uma alimentação natural e saudável, com a inclusão de legumes, verduras, frutas, castanha, iogurte, queijo branco, azeite, peixes, alimentos integrais e fibras. Estas últimas, encontradas em farinhas, grãos e ração humana. Elas são muito importantes, principalmente as solúveis, porque promovem um bom funcionamento intestinal e a perda de peso.

* Procure evitar alimentos industrializados.

* Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia.

* Faça sempre uma atividade física. Mas lembre-se de procurar a orientação de um profissional e o aval de um médico.


Cardápio de 800 calorias para três dias, feito pela dra. Vivian Goldberger (Nutricionista do EMAGRECENTRO - www.emagrecentro.com.br)

1° Dia

Desjejum

- 1 copo (100 ml) de suco à base de soja sabor abacaxi
+ 1 unidade de torrada integral
+ 1 fatia fina de queijo branco (minas)

Lanche da Manhã

- 1 fatia grande de melão

Almoço

- Salada de alface , tomate e pepino temperada com azeite extravirgem, sal e vinagre balsâmico + 1 filé de peito de peru grelhado

Lanche

- 50 g de soja tostada

Jantar

- 1 prato fundo de sopa de legumes + 1 tacinha de gelatina diet com pedacinhos de manga (cubo)

Ceia

-1 xícara de chá de hibisco ou cavalinha

2º Dia

Desjejum

- ½ unidade de papaia + 1 colher (sopa) de ração humana

Lanche da Manhã

- 1 copo (200 ml) de suco (natural) de abacaxi

Almoço

- Salada de agrião, tomatecereja e vinagrete + 1 filé de pescada branca grelhada

Lanche da Tarde

- 3 unidades de biscoito (ou torrada) integral

Jantar

- 1 prato fundo de canja de galinha + 1 tacinha de gelatina diet com pedacinhos de abacaxi (cubos)

Ceia

- 1 xícara de chá de hibiscoou cavalinha

3º Dia

Desjejum

- 1 copo (300 ml) de suco de abacaxi com chá verde Lanche da Manhã
- 1 polenguinho light

Almoço

- Salada de beterraba e cenoura ralada com alface temperada a gosto + 1 filé bovino magro grelhado

Lanche da Tarde

- 1 unidade de barrinha de cereal light

Jantar

- 1 prato (fundo) de caldo de carne (ou de galinha) com croutons
+ 1 taça de gelatina diet com pedaços de abacaxi

Ceia

- 1 xícara de chá de hibisco ou cavalinha


Dicas!

Abacaxi: rico em vitamina C, com alto teor de fibras e água, melhora a digestão, prolonga a sensação de saciedade e o funcionamento intestinal. Aliado do emagrecimento, pois ajuda a evitar a retenção de líquidos. Possui a enzima bromelina, que acelera o processo de digestão.
Gelatina: na digestão, quando ligada a uma determinada quantidade de água, promove a sensação de saciedade logo após sua ingestão. Além de ser ótima como sobremesa, diminui o apetite.
Chá de Hibisco e Cavalinha: possui efeito laxante e elimina o inchaço.

Texto de Tatiana Bruzzi/Espassum | Buquê de Noiva | Agradecimentos a www.emagrecentro.com.br



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):