| em 06 abril 2012

Delicioso mousse de iogurte com calda de frutas

Apesar de a receita a seguir ser super leve, tanto para digestão quanto pelas calorias ingeridas, o resultado final é esplendoroso e cheio de sabor.


Essa mousse de iogurte pode ter calda ou coulis (palavra de origem francesa; pronuncia-se culí) como acompanhamento.

Calda é um acompanhamento de textura melada, que conta com açúcar no seu modo de preparo e sempre vai ao fogo para que o açúcar possa se misturar com os outros ingredients. Pode ser servida quente ou fria.

Coulis é um molho de textura cremosa, resultante de uma fruta ou de um vegetal processado. Normalmente o coulis não tem adição de açúcar (mas algumas receitas podem até incluí-lo) e dependendo do ingrediente principal do coulis, ele pode ser peneirado para que as fibras mais rijas do alimento sejam eliminadas. Para os coulis de frutas é sempre aconselhável adicionar um pouco de suco de limão durante o processamento para que a fruta não escureça nem perca seu sabor original.

Então vamos lá!


Mousse de Iogurte com Coulis de Manga

Rendimento: seis porções


Ingredientes

Mousse:

- 3 copos de iogurte natural integral ou desnatado
- 1 e ½ copo de leite
- 1 pacote de gelatina sem sabor e incolor em pó*
- 2 pedras de gelo
- Adoçante em gotas (se precisar)

* Normalmente as gelatinas sem sabor são vendidas em embalagens duplas; neste caso usaremos somente um dos pacotinhos


Coulis de manga:
- 2 mangas médias descascadas e cortadas em pedaços grandes
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- Água suficiente para bater (aproximadamente 2 xícaras de café)

Para finalizar:
- Raspas de 1 limão
- Folhas de hortelã


Modo de preparo:

- Coloque no copo do liquidificador os iogurtes e o leite. Deixe pronto para bater, mas não ligue o liquidificador.

- Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem (dissolva o conteúdo do pacote em 5 colheres [sopa] de água, espere endurecer e leve ao fogo BEM BAIXO até que ela se dissolva por completo; se a gelatina ferver ela perde o poder de gelificação).

- Ligue o liquidificador e deixe bater por alguns instantes até que os ingredientes estejam bem misturados. Com o motor do liquidificador em movimento, abra a tampa e adicione a gelatina (que deve estar bem líquida), despejando-a bem no centro do copo, onde se forma um redemoinho. Acrescente o gelo e tampe novamente, deixando bater até que o gelo (**) esteja completamente processado.

Despeje em um recipiente grande ou em potinhos individuais e leve para gelar por pelo
menos 3 horas.

** Curiosidade: o choque térmico gerado entre o gelo e o calor da gelatina promove uma textura ainda mais aerada à receita.


Modo de preparo do coulis:

- Coloque a manga e o limão no liquidificador e ligue o motor em velocidade baixa. Vá despejando a água aos poucos até que a manga vire uma papa e o motor do liquidificador trabalhe livremente, sem travar. A quantidade de água pode variar dependendo do tamanho e da qualidade das mangas. Se preferir um coulis menos denso, coloque mais água.

- Desligue o liquidificador e peneire a manga. Se desejar coloque um pouco de açúcar ou adoçante. Leve à geladeira.


Preparando as raspas de limão

- Prepare as raspas de limão esfregando a casca do limão em um ralador de ralo fino, em movimentos circulares. Para que não fique com sabor amargo, evite ralar até chegar no bagaço (parte branca entre a casca e a polpa da fruta).

- Mude o limão de posição e rale novamente. Proceda dessa mesma forma com toda a superfície do limão.

Montagem:

Potinhos individuais
Desenforme a mousse, coloque o coulis ao redor da mousse e enfeite com as raspas de limão.

Recipiente grande
Devido a quantidade de mousse no recipiente grande corre-se o risco dela desmontar no desenforme. Para evitar riscos, use um boleador de sorvete (ou uma colher grande) e coloque duas bolas para cada porção. Coloque o coulis em volta da mousse e
enfeite com as raspas de limão.


Sugestão da chef Renata Abdalla – essa sobremesa é perfeita para quem tem pouco tempo na cozinha. Se preferir um modo ainda mais rápido de fazer, opte por uma calda já pronta usando geleia industrializada. Misture a geleia com um pouco de água até deixá-la com a consistência desejada. Mas cuidado! Como o sabor da geléia é bem mais forte, a quantidade a servir por porção deverá pequena para que não fique enjoativo.


Por Renata Abdalla | Basicamente Simples



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):