| em 16 maio 2012

Coco faz bem a pele, o cabelo e ajuda a emagrecer

Ele é natural, faz bem para a saúde, pele e cabelo e é um benefício usado pela indústria cosmética. Estamos falando do coco e sua ação hidratante, antisséptica, antibacteriana e até de seu efeito emagrecedor. Portanto, preste atenção nas nossas dicas e veja como tirar proveito de todos esses benefícios.

O óleo, leite e água de coco têm propriedades hidratantes e muito nutritivas para pele e cabelos. O professor de cosmetologia, Maurício Pupo, explica que a água do coco é rica em sais minerais e pode ser usada para equilibrar o pH e remineralizar a pele. "Por ter um teor aumentado de sais minerais, hidrata e tem propriedade calmante, sendo indicada em casos de rosácea, pós-sol e até pós-peeling", ensina Pupo.

A água de coco pode ser usada pura e diretamente na pele, embebida em algodão, como uma loção tônica, após a limpeza e antes do hidratante ou ainda cosméticos que já tenham o ingrediente em sua formulação.

Ela também é recomendada para contribuir com a beleza dos cabelos, já que pode deixá-los mais macios e com brilho extra, segundo o cabeleireiro Juha Antero. "Uma ducha de água de coco após lavar os cabelos ajuda a deixá-los brilhantes e hidratados por conta de suas propriedades isotônicas", diz.

Já o leite de coco contem mais mucilagem e açúcares e tem propriedade hidratante mais potente do que a água. Segundo o prefessor de cosmetologia Mauricio Pupo, quando aplicado diretamente na pele, ele retém umidade por mais de 12 horas seguidas. "Ele tem um efeito calmante muito prolongado", afirma o especialista, que ainda explica que ele deve ser aplicado na pele antes de dormir, principlamente naquelas que estão muito desidratadas. Também é recomendado para pós-peeling e pós-depilação.

O leite de coco é indicado para quem tem cabelos secos para dar maciez e brilho. "Leve 1/2 copo plástico de leite de coco para o chuveiro e depois de aplicar e retirar o shampoo, banhe a madeixa com leite de coco, massageie da raiz às pontas, deixe agir por 2 minutos e enxágue", ensina Pupo, que ainda explica que os açúcares e lipídeos penetram na cutícula do fio e dão maciez.

O óleo de coco é composto 100% por ácidos graxos e lipídeos, sendo assim extremamente nutrivo em caso de peles muito ressecadas. "É indicado para ser aplicado em regiões craquelentas e descamadas, como na perna, antebraço e até no rosto se a pele estiver muito ressecada", diz o professor de cosmetologia.

O óleo deve ser aplicado antes de dormir e por ser rico em ácido láurico e conter ação antisséptica, pode ser usado em rachaduras e micose, por exemplo. Ele é usado como base de alguns produtos cosméticos, como lip balm, hidratante corporal e sérum.

Nos cabelos, o óleo de coco tem propriedade de hidratação e amacia profundamente. O indicado é usar uma colher de 100ml do produto e misturá-la ao condicionador e depois aplicar o mix nos cabelos, deixar agir e enxaguar. "A madeixa fica com brilho e muito hidratada", garante Pupo.

Efeito emgrecedor

Além de fazer bem para os cabelos, pele e contribuir com a beleza, o óleo de coco também pode ser aliado da saúde e para quem quer perder peso. A modelo Miranda Kerr, famosa por seu corpo perfeito e por ter atingido a boa forma bem rápido, logo depois de ter seu bebê, conta que um dos segredos é consumir quatro colheres do óleo por dia.

Tudo por conta dos ácidos graxos presentes no óleo de coco, que são triglicerídeos de cadeia média (TCM). Eles auxiliam na perda de peso e de gordura abdominal. O que acontece é que após absorção intestinal, os TCM são trasnportados diretamente para o fígado e, dessa maneira, não ficam armazenados no corpo em forma de gordura.

Além disso, o óleo de coco tem efeito termogênico, o que potencializa seu papel na redução de peso. "O óleo de coco consome mais calorias para ser metabolizado do que as calorias que fornece", explica a nutricionista Flávia Morais, do Mundo Verde, loja especializada em produtos naturais, que completa que ele aumenta o HDL (colesterol bom) e tem efeito antioxidante, que combate o envelhecimento.

O produto também é rico em ácido caprílico, que tem ação antifúngica e estimula o sistema imunológico, que faz a defesa do organismo. Por isso, também é super recomendado para mulheres que tem candidíase e pessoas com micose.

O óleo de coco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e pode ser usado tanto em receitas salgadas como doces. "Ele pode substituir os óleos vegetais, ser usado para cozinhar feijão, arroz, peixes, temperar saladas. Também pode ser misturado no suco, iogurte, salada de frutas e até ser adicionado a shakes", aconselha a nutricionista. A quantidade recomendada é de duas a quatro colheres de sopa de óleo de coco por dia.

Veja também: O Poder Nutricional da Farinha de Coco

Por Tamirys Collis - Cristiana Arcangeli - Beleza e Bem-Estar



Arquivado em | , , , , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):