| em 14 junho 2012

Faça um maravilhoso creme de queijo servido no pão italiano

Receita simples com resultado impecável da Chef Renata Abdalla


(Foto: Renata Abdalla)


O Queijo
Chamado de carne branca na Idade Média e hoje considerado o rei das iguarias, o queijo é um dos mais antigos alimentos preparados que a história da humanidade registra.

Existem registros de pelo menos 2 mil tipos de queijo em todo o mundo ao longo da história e os dados sobre sua origem são incertos, mas sabe-se que este alimento é um dos mais antigos da humanidade. Muitos povos da antiguidade (6 mil a.C.) alimentavam seus atletas e soldados com o queijo devido ao alto teor de proteína.

Fabricação Certificada
É preciso três técnicas fundamentais para a elaboração do queijo: obtenção do leite, solidificação do leite e o coalho (que assim como na antiguidade é obtido através de uma substância animal chamada renina).

Muitos países contam hoje com órgãos especiais que regulamentam e fiscalizam de forma muito rígida a fabricação de queijos, como Portugal e França, e somente as fabricas que seguem as regras de forma im-pe-cá-vel, recebem um selo com a certificação de qualidade.

Atualmente existem cerca de 400 tipos de queijo em todo o mundo e mais de 70 deles são fabricados (com alta qualidade!) atualmente no Brasil.

Envie dúvidas e sugestões acessando o Basicamente Simples® no Facebook.

Vamos à receita

Creme de queijo no pão italiano (4 porções)

Ingredientes
4 pães italianos de tamanho individual (aproximadamente 200 gramas)
1 pacote de preparado para fondue de queijo (400 gramas)
700 ml de leite
1 colher de amido de milho dissolvido em água
2 cubos de caldo de galinha
100 gramas de requeijão
Cebolinha picada para finalizar

Modo de Preparo
Corte uma tampa de cada um dos pães e retire todo o miolo, cuidadosamente, para que a casca não fure. Reserve;
Em uma panela coloque o preparado para fondue e leve ao fogo. Adicione o leite, o requeijão, o amido de milho e o caldo de galinha;
Deixe ferver em fogo brando, mexendo sempre, por aproximadamente 5 minutos;
Retire do fogo e coloque a sopa dentro dos pães, polvilhe um pouco de cebolinha, tampe com a própria tampinha cortada do pão e leve ao forno pré aquecido em 220 graus por 15 minutos;
Retire do forno e sirva.

Sugestões da chef Renata Abdalla:
Como acompanhamento para esta receita o ideal é servir frios variados e/ou com antepasto de berinjela, porque depois de saído do forno o pão fica incrivelmente crocante por fora e muito macio por dentro. À medida que o pão vai esvaziando, podemos cortá-lo com as mãos, bem informalmente, e comê-lo junto com as fatias de frios ou a berinjela.

Normalmente as padarias que não tem o pão italiano de tamanho individual, mas aceitam encomendas. Caso a receita tenha sido escolhida de último hora, sirva no pão italiano grande mesmo, colocando em pratos ou consomes, e ao final corte o pão em vários pedaços para que possa ser servido individualmente.

Por Renata Abdala, do Basicamente Simples



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):