| em 21 setembro 2012

Creme de Espinafre


Foto: Renata Abdalla / Basicamente Simples

Propriedades do espinafre

O espinafre é um alimento muito rico em ferro, sódio, potássio e vitamina A. Embora também tenha vitamina C, não pode ser considerada uma boa fonte desta vitamina, pois ela desaparece durante o cozimento. O espinafre é uma das verduras mais ricas e nutritivas. Ao comprar espinafre, prefira o que tem folhas frescas, de cor verde-escura, brilhantes, tenras, sem marcas de insetos.


Bom até para a pele

As propriedades do espinafre vão muito além da riqueza dos seus nutrientes. É um ótimo antioxidante, antagonista ao câncer, quatro vezes mais rico em betacaroteno do que o brócolis, e faz muito bem para a pele porque sendo rico em fibras, propicia um excelente funcionamento dos intestinos, reduzindo assim o nível de impurezas na pele, deixando-a mais clara e com aspecto mais saudável.


Creme de Espinafre (4 porções)

1 maço de espinafre limpo e lavado
1 cebola média ralada ou picada em pedaços bem miúdos
2 colheres de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de sopa de noz-moscada ralada
1 ½ xícara de leite (aproximadamente)
Sal e pimenta do reino branca a gosto
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Leve o espinafre para cozinhar no vapor, com a panela tampada e em fogo bem baixo, com uma pitada de sal. Atenção para não deixá-lo queimar.
Escorra e esprema bem o espinafre, reservando a água que se formou durante o cozimento. Pique o espinafre com uma faca, batendo bem sobre uma tábua em vários sentidos. Reserve.
Em uma panela, refogue a cebola na manteiga até que fique macia. Desligue o fogo, adicione a farinha de trigo e mexa até formar uma papa.
Ainda fora do fogo, coloque a água do espinafre e metade do leite, mexendo bem para desmanchar todos os grumos.
Volte ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a engrossar. Adicione o restante do leite e continue mexendo.
Tempere com a noz-moscada e coloque o espinafre. Coloque metade do parmesão e misture muito bem. Desligue o fogo, deixe esfriar e somente nesta hora tempere com o sal.
Disponha o creme em um refratário e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que esteja gratinado.
Sirva a seguir.

Informações da receita:

Tempo de preparo – 30 minutos
Tempo de forno – 20 minutos
Tipo de receita – acompanhamento/ verdura/ espinafre

Sugestão da chef Renata Abdalla: se quiser transformar em souflê (rende 6 porções), adicione 2 ovos à receita, separando as gemas das claras. Dissolva as gemas em meia xícara de leite e misture no creme no mesmo momento de misturar a segunda metade do leite. Bata as claras em neve e depois que o creme estiver pronto misture-o às claras em neve muito delicadamente. Unte e enfarinhe um refratário, polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido em 180 graus até que fique estufado e dourado por cima.

Observação: o único inconveniente do souflê é não poder prepará-lo com antecedência, pois assim que ele sai do forno ele já começa a murchar e o visual fica bem feio, apesar do sabor não mudar.

Envie dúvidas e sugestões acessando Basicamente Simples® no Facebook

Conheça o Basicamente Simples



Arquivado em | , , , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):