| em 26 outubro 2012

Dicas para manter seu cartão de crédito seguro

Atitudes básicas e simples podem ajudá-lo a manter seu cartão seguro. A segurança do seu cartão começa na agência bancaria.


Reprodução

Antes de pensar em como proceder após ter o seu cartão de crédito clonado ou mesmo de se preocupar com pedidos de indenizações contra as administradoras, que gastam anualmente milhões de reais com políticas de segurança, o advogado especializado em direito do consumo, Ricardo Motta, sócio do Viseu Advogados, relembra que o consumidor pode – e deve - adotar alguns mecanismos que evitam possíveis aborrecimentos com a clonagem dos seus cartões.

A - Ao receber as senhas “pré-determinadas” pelos bancos, o cliente deve memorizar sua numeração e destruir o informativo imediatamente. Estas senhas não devem ser deixadas registradas em papéis junto aos próprios cartões ou em locais de fácil localização;

B - No caso das senhas serem escolhidas pelos clientes, é importante que não sejam relacionadas com numerações óbvias (data de nascimento, por exemplo);

C - Desconfie se o equipamento do banco usar uma ordem diferente da forma normalmente solicitada pelo seu banco para realizar as operações;

D - O cartão é pessoal e nunca deverá ser fornecido a ninguém, mesmo às pessoas que trabalham nos bancos;

E - Quando houver a necessidade de utilização dos caixas eletrônicos, o cliente deve ficar atento à aproximação de pessoas estranhas. Ao terminar a operação, deve-se utilizar a tecla "anula” ou “cancela", até que a operação seja reiniciada através da tela inicial do terminal;

1. Cuidados ao utilizar o cartão em estabelecimentos comerciais

Mesmo com as administradoras de cartão desenvolvendo sistemas eletrônicos mais seguros para os cartões, que salvaguardam a comunicação de todos no processo de pagamento, devemos ter atenção ao pagarmos nossas compras, pois é nessa hora que digitamos nossa senha e as informações do cliente que estão contidas no cartão de crédito ficam visíveis para quem está próximo. Portando:

• Certifique-se que seu cartão esteja sempre a sua vista, não deixe que o levem para outro lugar longe de sua presença.

• Ao digitar suas senhas quando fizer pagamentos é importante prestar atenção no visor da máquina, e tenha certeza de que o valor de compra foi digitado antes de sua senha ser inserida na máquina.

• Certifique-se da presença de câmeras de segurança que podem eventualmente filmar uma pessoa digitando a senha de segurança do cartão.

• Peça sempre o comprovante de pagamento e confira se o valor cobrado corresponde ao valor correto de sua compra.

• Ao receber sua fatura mensal, confira novamente os itens da fatura e verifique se há divergências, e caso haja, entre em contato com a administradora do cartão.

• Em caso de perda do cartão, noticie imediatamente a administradora do cartão.

• Se notar alguma atitude suspeita de pessoas próximas a você nos estabelecimentos, desista da compra ou retorne em outro momento.

• Use o extrato da internet caso queira conferir suas compras antes de receber sua fatura fechada.

2. Cuidados ao utilizar o cartão em caixas eletrônicos

Os caixas de autoatendimento bancário ou os caixas 24 horas são muito visados por falsários que buscam clonar os dados dos cartões para uso indevido. Por isso preste atenção nos seguintes itens quando necessitar fazer uso de seu cartão em caixas eletrônicos:

• Prefira caixas eletrônicos que estejam dentro de lugares com algum tipo de segurança, seja em agências bancárias ou outros estabelecimentos.
• Prefira os horários de expediente.

Ao iniciar o uso do caixa, note se não há nenhuma anormalidade no caixa que pressuponha a ação de falsários, como:

• Fios aparentes;
• Fitas adesivas;
• Obstrução dos locais para a colocação de envelopes de depósito ou da saída de dinheiro.

Caso seu cartão fique retido dentro da máquina ou seu dinheiro não saia pela área destinada:

• Nunca aceite ajuda de estranhos;
• Não deixe o local sem receber de volta seu cartão ou seu dinheiro;
• Não utilize o telefone do caixa eletrônico para se comunicar com a administradora do caixa eletrônico ou do cartão, utilize seu próprio telefone para comunicar o ocorrido;
• Se considerar necessário, comunique a polícia pelo telefone de urgência 190.

3. Comprando com segurança pela internet

A variedade de compras pela internet é ilimitada, podendo variar de uma simples música em formato MP3 até valiosos artefatos como carros ou mesmo pedras preciosas. O mercado de compras pela internet cresce no Brasil a taxas muito acima da média nacional e cada ano os brasileiros praticam mais essa modalidade de compras.

Devido a exposição das informações dos cartões de quem compra em ambiente virtual e também por conta de uma falta de legislação contra crimes virtuais, é necessário ter muito cuidado antes de confirmar a compra de qualquer produto por meio da internet.

Pensando nisso, informamos a seguir itens essenciais a serem levados em conta para que as compras feitas pela internet não exponham dados confidenciais dos compradores permitindo com isso a ação de falsários da internet.

Onde comprar

A infinidade de websites que praticam comércio online e a feroz guerra de preços entre eles propicia a ação de quem deseja obter vantagens ilícitas copiando os dados de clientes que acabam fornecendo os dados de cartão de crédito atraídos por meio de ofertas falsas. Por isso a escolha do website deve ser feita com base em critérios, visando proteger seu próprio patrimônio.

Dê preferência a websites mais tradicionais e conhecidos. Caso isso não seja possível, em detrimento do produto que você está comprando, faça um pedido de baixo valor antes da compra de valores mais elevados, isso para que você conheça o serviço do website e comprove que se trata de uma empresa idônea.

Conhecendo os sites de compra

Para se certificar que o website que você está comprando é idôneo, verifique sempre os dados de contato como endereço da matriz e telefones. Procure a opinião de outros clientes que já compraram pelo site e se possível faça contato diretamente com eles. Use também as redes sociais para obter mais informações e depoimentos de clientes.

Precauções com os computadores

Dê preferência ao seu computador pessoal para realizar compras online, e tenha sempre em seu computador um antivírus atualizado, evitando assim que vírus utilizados por hackers se instalem em seu computador e roubem seus dados no momento de suas compras pelas internet.

Limpe com frequência os “cookies” dos sites desconhecidos, pois eles podem guardar informações confidenciais a cada ação sua na internet, inclusive informações de suas compras, portanto é recomendável não manter esses arquivos por muito tempo.

Comprovantes da compra

Mantenha em local de fácil acesso os comprovantes de pagamento da compra online e atenha-se a data de entrega de seu pedido. Alguns sites mantém um sistema de rastreamento do pedido, informando a situação atual do pedido e previsão de entrega.

Após receber suas compras, ainda assim guarde a Nota Fiscal e demais comprovantes para eventuais trocas por motivos de defeito ou entrega de produto fora de conformidade.

Itens de segurança nos websites

Autenticidade dos websites

Caso o site tenha registro final “.br” você pode obter no Registros.br o CNPJ da empresa mantenedora do website e verificar na Receita Federal do Brasil a situação legal dessa empresa e se ela é mesmo real ou se há problemas legais com ela.

Criptografia de dados

Verifique se a URL do site indica “HTTPS:”. A letra “S” é um aviso de que o site é seguro e criptografa seus dados quando os mesmos são informados por você no computador e transferidos pela rede para as empresas de comércio online, não permitindo com isso que hackers descubram dados sigilosos de seu cartão e os utilizem em compras indevidas.

Outro item que indica segurança nos sites de compra é o “Cadeado Fechado” que aparece no rodapé da página. Eventualmente esse cadeado pode aparecer aberto em sites não seguros.

Mensagens suspeitas

O “fishing” são mensagens enviadas aleatoriamente para listas de e-mails com ofertas ditas imperdíveis, com preços muito abaixo do mercado, e que na verdade são apenas atalhos para sites falsos onde hackers irão instalar vírus em seu computador e caso você compre algo no site falso, acaba, sem saber, fornecendo os dados do seu cartão para criminosos virtuais. Portando, sempre desconfie de ofertas com preços muito baixos, que na verdade são irreais, mesmo que estejam em nome de sites conhecidos. Nunca clique em links de mensagens suspeitas. Caso queira conferir se a oferta é verdadeira, vá até o site sem clicar na mensagem e pesquise sobre a suposta oferta. As cópias de sites de compras são muito bem feitas, e podem enganar facilmente alguns usuários.

4. Cuidados ao guardar seu cartão

Mesmo nos locais onde podemos considerar que estamos mais seguros, devemos ter cuidado para não sermos surpreendidos. Portando, se você guarda os cartões em casa ou no trabalho:

• Mantenha os cartões em local seguro e de preferência, onde possa ser trancado.
• Nunca deixe o cartão solto em cima de mesas ou poltronas.
• Nunca guarde seu cartão no mesmo local onde a senha dele está anotada.
• Certifique-se que somente você tenha acesso ao cartão.
• Durante viagens, mantenha o cartão trancado dentro do cofre do hotel.

Referências: www.bankfacil.com.br | br.financas.yahoo.com



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):