| em 27 janeiro 2013

Para que serve o suplemento alimentar e como usá-lo


Atualmente, é muito comum que vários rapazes frequentem a academia para que possam obter mais qualidade de vida e saúde. Mas, além disso, é também de suma importância para que sempre fiquem no peso, com o corpo bonito e, além de definindo, alcançar o crescimento muscular. Para isso, é possível encontrar vários tipos de suplementos que são vendidos no mercado e todos voltados para o esporte e, quando aliados a um rigoroso treinamento, os resultados se tornam mais eficazes e ágeis.

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.


Muitas pessoas têm problemas em seu sistema digestivo, que podem tornar difícil a digestão de comidas e a absorção de nutrientes. Segundo especialistas, essa é uma disfunção comum, que é, geralmente, causada por baixos níveis de acidez no estômago ou deficiência na produção de enzimas que auxiliam no processo digestório.

"Problemas do trato digestivo podem ser tratados de forma natural se você aumentar de forma vagarosa os nutrientes que consome. Uma dieta rica em produtos orgânicos é a forma ideal de melhorar a digestão, mas suplementos alimentares também podem ser úteis", afirma a nutricionista Clara Santos.

No entanto, para quem deseja tomá-los, ela ensina que a melhor hora para ingerir uma vitamina é junto às refeições. É durante esses horários que o corpo absorve os nutrientes de forma mais eficaz, pois o sistema digestivo está sendo estimulado com comida. "Dessa forma, você garante que os suplementos se movam pelo seu corpo no ritmo ideal e liberem, na hora certa, a quantidade apropriada de nutrientes e vitaminas de que seu organismo precisa", enfatiza.


Os suplementos alimentares podem ser compostos de:

Ácidos graxos (gorduras ou óleos): fornecem ácidos graxos essenciais (ômega 3, 6 e 9) que não são produzidos pelo nosso corpo, mas que são necessários para o correto funcionamento do nosso organismo ou para algum outro fim específico. Exemplos: óleo de peixe ou ômega 3, óleo de prímula, óleo de borragem, óleo de coco, óleo de cártamo.

Colágeno: sua função no nosso organismo é formar as fibras de sustentação para a nossa pele, músculo, articulações, etc.

Alimentos funcionais: todo alimento ou ingrediente que, além de funções nutricionais básicas, produz, também, efeitos metabólicos, fisiológicos ou benéficos a saúde.

Probióticos: bactérias benéficas para a flora intestinal.

Fibras: auxiliam no funcionamento do intestino ou auxiliam na redução da absorção de gordura.

Exemplos: quitosana, FOS, psyllium.


Quais os tipos de suplementos alimentares?

Existem diversas opções de suplementos alimentares formulados para os mais diferentes objetivos e necessidades. Podemos citar os suplementos proteicos, também conhecidos como suplementos alimentares para ganhar massa muscular; suplementos de carboidratos; os suplementos hipercalóricos (suplementos alimentares para engordar); suplementos de aminoácidos; de vitaminas e minerais; os termogênicos e os repositores hidroeletrolíticos.

Vitaminas A, D, E

Essas vitaminas devem ser tomadas com refeições que contenha gordura ou óleo.
Vitamina B

Deve ser tomada assim que você acorda, para benefício máximo.

Pode ser também ingerida durante o dia, junto a um lanche com grãos integrais.


Vitamina C

Suplementos que contém vitamina C devem sempre ser tomados com refeições, e nunca com o estômago vazio.


Ferro

Também são absorvidos mais rapidamente junto a refeições.


Multivitaminas

Podem ser tomadas a qualquer hora do dia.


FITNESS

Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc.

A grande vantagem dos suplementos para fisiculturismo é a pouca quantidade de gordura presente neles.


Alguns suplementos proteicos:

* Albumina

* Whey Protein - feito a base de proteínas que são rapidamente absorvidas pelos músculos e auxiliam no crescimento dos músculos.

* Caseína - possui absorção lenta formando um gel no estômago e no intestino que prolonga a digestão, absorvendo e aproveitando lentamente e gradualmente todos os nutrientes.

* Proteína de soja

* Levedura de cerveja

* Creatina - com ela, seu treino pode ser muoto mais forte. É indicada para pessoas que desejam aumento da massa muscular, aumento da energia, da força e melhora da performance.

* PowerMax

* Carboidratos

* MaltoDextrina - fornece energia nas atividades físicas intensas.

* Dextrose - repositor energético a base de Dextrose, Cálcio e Vitamina B6. Utilizado para fornecer energia antes, durante e após os treinos, ou repor rapidamente as reservas de açúcar no organismo. Por ser um carboidrato simples de alto índice glicêmico, é facilmente digerida e de rápida absorção. Os carboidratos são fundamentais para a produção e manutenção de energia nos músculos.

* Hipercalóricos em geral.


Referências: Natue e Wikipedia/Suplemento Alimentar



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