| em 05 fevereiro 2013

Como organizar as despesas de início de ano

Saiba como organizar suas contas para não começar o ano no vermelho



Reprodução

Assim que o ano começa, surgem as preocupações com diversas contas, como IPTU, IPVA e os gastos com matrícula e material escolar. Eventualmente, aparece também uma fatura de cartão de crédito mais alta com as comprinhas de fim de ano e as despesas das férias.

Mas como não se desesperar e entrar no vermelho? O ideal, sempre, é que você faça uma reserva para tais despesas com alguns meses de antecedência. Assim você pode pagar as contas à vista, como recomendam especialistas econômicos, aproveitando os descontos oferecidos pelo governo e pelas lojas.

Confira algumas dicas:

1. É mais vantagem pagar as divida do fim de ano ou as contas do início?

Priorize o pagamento das dívidas antigas, geralmente elas têm mais juros como as do cartão de crédito. No caso dos impostos, a inadimplência pode negativar seu nome e você não poderá mais fazer compras a prazo, por exemplo.


2. É melhor pagar o IPVA à vista ou a prazo?

Prefira sempre pagar à vista. Mas se você está com dívidas no começo do ano, o IPVA é uma das contas que podem ser deixadas para pagar a prazo, mas neste caso você perde o desconto.


3. É melhor pagar o IPTU à vista ou a prazo?

O valor do IPTU depende da cidade onde o imóvel está localizado e é calculado sobre o valor da propriedade. Assim como o IPVA, vale mais apena pagar à vista, com desconto. Mas se não for possível, o pagamento também pode ser efetuado mensalmente em até dez prestações iguais, porém, sem desconto.


4. E o material escolar dos filhos?

Geralmente não é possível parcelar a matricula de escolas, mas o material escolar, sim. Nesse caso, compre todos os materiais na mesma loja. Você pagará um pouco mais caro em alguns itens, mas conseguirá condições melhores de parcelamento. Se tiver dinheiro para pagar à vista, a dica é fazer uma pesquisa em várias lojas e comprar os itens em lugares diferentes, com preços menores.


5. Não tenho dinheiro para pagar todas as dívidas, o que faço?

Evite fazer novas dívidas. Pague as antigas e renegocie as que forem possíveis. Pense no presente e não no futuro, evitando as liquidações de janeiro e as despesas de viagem de férias ou carnaval. Essa economia pode ajudá-lo a pagar outras dívidas.


6. Qual a dica de economia para que isso não se repita no próximo ano?

Todo começo de ano tem as mesmas despesas. Se o aperto no ano que vem já é previsto, por que não se preparar? Faça um planejamento: poupe dinheiro ao longo do ano e reserve parte do 13º para o pagamento de algumas despesas.


7. Se sobrar dinheiro no começo do ano, o que faço?

Peça orientações para o gerente de sua conta bancária sobre a melhor opção de investimento e comece a fazer o planejamento para o próximo ano. Afinal, no próximo mês de janeiro, as despesas se repetirão.


Cuide de seu dinheiro com atenção e cautela. E tenha mais tranquilidade para realizar seus planos nos próximos anos.


DICAS DE LIVROS:

Como Organizar Sua Vida Financeira

O objetivo desta obra é ajudar o leitor a ter consciência sobre suas escolhas financeiras, incluindo sua rotina de gastos básicos e gastos eventuais, seu uso do crédito, seus investimentos e escolhas de bem-estar e segurança.


Os Segredos Dos Casais Inteligentes

Visa apresentar estratégias para garantir um futuro sem comprometer a qualidade de vida no presente. Com dicas e exemplos baseados em casos reais, o autor aborda temas como aposentadoria, planos de investimento, orçamento mensal, e a necessidade de separar parte da renda para emergências e parte para o lazer e o bem-estar. O autor tenta também derrubar crenças do senso comum sobre como enriquecer e tenta trazer respostas para algumas questões - 'Como economizar sem abrir mão do conforto?'; 'Quanto poupar para garantir o futuro?'; 'Quais são os melhores investimentos?'; 'Abrir um negócio com o parceiro atrapalha o relacionamento?'; 'Como conversar sobre dinheiro sem começar uma briga?', entre outras.


Por Pit Stop Jamef | Jornal impresso Pit Stop - Edição 8 | pitstop@jamef.com.br

Conteúdo Editorial: Oficina da Comunicação Integrada.
Jornalista Responsável: Ana Cláudia Proença - MTB25792



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):