| em 05 março 2013

Fibras são essenciais na perda peso

Além de beneficiar as funções do organismo, as fibras dão uma forcinha extra para quem quer emagrecer



Reprodução

A tentativa de emagrecer é constantemente motivo para mudanças radicais nos hábitos à mesa. Porém, cortar muitos alimentos essenciais da dieta não é saudável e pode até surtir efeitos indesejáveis na perda de peso.

Por diversos fatores, o consumo de fibras no dia a dia pode auxiliar bastante no processo de emagrecimento, baixando os ponteiros da balança sem prejudicar a saúde.


Satisfeito!

A ingestão regular de fibras pode ajudar a diminuir a quantidade de comida ingerida nas refeições, já que proporciona sensação de saciedade. Isso porque as fibras solúveis (presentes em alimentos como feijão, lentilha, ervilha, aveia, maçã e banana) têm a capacidade de formar um gel que permanece por mais tempo no estômago, dando a impressão de que está “cheio” antes da hora e fazendo com que a fome demore a voltar. “O consumo diário de fibras retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade e a velocidade do trânsito intestinal”, complementa a nutricionista Elaine Pádua.

É o fato de os alimentos com grandes quantidades de fibras serem mais duros que faz com que a mastigação e a deglutição sejam estimuladas. São exatamente essas duas ações do organismo que enviam ao cérebro os primeiros sinais de saciedade.

Sendo assim, incluir esse nutriente no dia a dia pode ajudar a manter um cardápio balanceado e sem exageros. Ao ingerir fibras, a pessoa como menos carnes, gorduras e açúcares, colaborando com quem pretende reduzir o peso com uma dieta saudável.


Barriga lisinha

O consumo de fibras também pode favorecer a silhueta ao melhorar o funcionamento intestinal e beneficiar os processos digestivos.

A prisão de ventre e o acúmulo de substâncias tóxicas no intestino são, frequentemente, motivos de inchaço abdominal. Como estimulam e aceleram os movimentos intestinais, as fibras aumentam a frequência das evacuações e a consequentemente eliminação de resíduos, eliminando o inchaço da barriga.

Além disso, as fibras são capazes de regular a assimilação de gorduras e açúcares pelo organismo, já que aprisionam moléculas de gordura presentes no sangue. Esse benefício também contribui para a redução do acúmulo de resíduos na região abdominal.


Acerte na dieta!

No desespero para obter logo o corpo desejado, muitas pessoas, principalmente mulheres, acabam cometendo erros graves que sabotam o regime. Portanto, evite os seguintes maus hábitos:

a) Não se alimente bem no café da manhã. “Pular essa refeição ou só tomar um cafezinho é o pior erro. Várias pesquisas mostram que um bom desjejum é essencial para qualquer programa de perda de peso. Seu corpo ficou em jejum de 8 a 10 horas após uma noite de sono e é essencial que receba nutrientes para a jornada diária, explica a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

b) Fugir das atividades físicas. Exercitar o corpo aumenta o metabolismo do organismo, ajudando a queimar calorias. Escolher uma atividade prazerosa e praticá-la regulamente é essencial para o sucesso na perda de peso.


c) Cortar radicalmente as calorias da alimentação. Investir em uma dieta com menos de 1000 calorias por dia diminui o metabolismo e dificulta a perda de peso. “Comer pouco e pular refeições também contribui para um metabolismo lento. A maior parte dos especialistas recomenda de 5 a 6 pequenas refeições, a cada três horas” alerta Tamara.

d) Incluir muito sal no cardápio. O excesso de sódio no organismo favorece a retenção de líquidos, contribuindo para o aumento do peso corporal. Além disso, o sal pode ser perigoso por ter relação com o aumento da pressão arterial.


NÃO SE ESQUEÇA DO LÍQUIDO

Adicionar fibras á alimentação requer também a ingestão de boa quantidade de líquidos, para não causar prejuízos às funções intestinais e ocasionar prisão de ventre.

Uma dieta à base de fibras também não deve ser radical, lembrando que o consumo diário ideal recomendado é de, em média, 30g do nutriente.

Porém, apenas incluir fibras no cardápio não é suficiente para garantir sucesso na dieta. É preciso evitar os doces e outros produtos gordurosos e priorizar legumes, verduras, frutas e cereais.



VITAMINA PARA EMAGRECER

Ingredientes:

• 1 copo (200ml) de leite desnatado
• 1 colher (café) de farelo de trigo
• 1 colher (café) de sementes de linhaça
• 1 colher (café) de açúcar mascavo
• 1 colher (café) de farelo de aveia
• 1 colher (café) de sementes de gergelim
• 1 banana-nanica
• 1 fatia de mamão sem casca e sem sementes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida, de preferência como opção para o lanche da tarde. A vitamina não deve substituir as principais refeições do dia (almoço e jantar).


Texto: Iza Castellani
Consultoria: Elaine Pádua, nutricionista e Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

Fonte: revista O Poder das Fibras Extra | Ano 1 - Nº 1



Arquivado em | .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):