| em 16 março 2013

Salmão à portuguesa

Cor e Sabor
O salmão é um dos peixes mais consumidos em todo o mundo. Uma das explicações de tão alta aceitação é a sua cor, pois como já falei aqui várias vezes, nós também comemos com os olhos e sua cor laranja ativa rapidamente as papilas gustativas.

Apesar de ter um sabor bem característico não podemos dizer que seu sabor seja forte e harmoniza muito bem com inúmeros legumes e frutas como acompanhamento.


Salmão é bom
Que o consumo de peixe é um hábito ultra saudável não é novidade para ninguém, mas o salmão é um dos peixes que traz um enorme valor nutritivo e benefícios que não acabam mais devido a alta concentração de ômega 3.

* Diminui riscos de doenças no coração e aterosclerose
* Ajuda no desenvolvimento do cérebro e regeneração das células nervosas - por isso é muito benéfico tanto para crianças (proporcionando bons desempenhos na vida acadêmica) quanto para idosos (prevenindo Alzheimer e outros tipos de demência)
* Alivia sintomas de depressão, ansiedade e transtornos do sono assim como artrites
* Ajuda no controle da pressão arterial
* Beneficia a coagulação do sangue
* Protege a pele contra inflamações e dos raios UV

Vale lembrar que na hora da compra o peixe deve estar muito fresco e em bom estado de conservação evitando assim riscos de contaminação e intoxicações alimentares.

Trouxinha de salmão à portuguesa
(4 porções)



Foto: Basicamente Simples/Divulgação

Ingredientes:

* 1 kg de filé de salmão limpo, sem pele e sem espinhas (escolha a parte mais alta do filé)
* 10 a 12 folhas grandes de couve-flor
* 1 ½ litro de água fervente
* 4 batatas grandes
* 6 tomates
* 8 ovos
* 4 cebolas
* Suco de 3 limões
* Sal e pimenta do reino a gosto
* 1 xícara de azeite extra virgem para regar

Modo de Preparo

* Corte o filé de peixe ao meio. Em seguida corte em fatias de 2,5 a 3 cm de largura (para 1 kg de peixe o rendimento será em torno de 8 pedaços).
* Coloque numa bacia e tempere com o limão, o sal e a pimenta do reino. Misture bem e deixe-o marinando enquanto prepara os outros ingredientes.
* Lave bem as folhas de couve-flor e retire o talo central, dividindo-a em 2 partes.
* Coloque-as em grupos de 3 (6 metades) na panela de água fervente e deixe amolecer por aproximadamente 1 minuto. Retire com a ajuda de uma pinça cuidadosamente para não rasgar e reserve. Repita o processo com todas as folhas.
* Aproveite a mesma água para cozinhar as batatas deixando-as em um ponto firme (como elas irão ao forno depois porque se estiverem muito moles tendem a se desmanchar na hora de servir). Escorra, corte em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura e reserve.
* Cozinhe os ovos por 12 minutos, escorra a água quente e coloque água fria imediatamente, deixando em água corrente, se possível, por alguns instantes. Este processo evitará que os ovos fiquem com aspecto escurecido depois de descascados. Corte em fatias e reserve.
* Corte as cebolas também em fatias não muito finas e reserve.
* Com as folhas de couve-flor já frias, acomode os pedaços do peixe, enrolando-os até que o peixe todo esteja protegido. Se as folhas se rasgarem, enrole os pedaços dela em sentidos opostos procurando cobrir toda a superfície do peixe. Repita o processo até que todos os pedaços do peixe estejam enrolados na trouxinha.
* Acomode as trouxinhas lado a lado em uma fôrma antiaderente retangular e funda.
* Despeje sobre as trouxinhas todo o caldo do tempero do peixe restante na bacia.
* Acomode em camadas todos os outros ingredientes, na seguinte sequencia: batatas, tomates e tempere com sal e pimenta do reino. * Coloque por cima ovos e cebolas. Tempere com um pouco de sal e pimenta somente as batatas e os tomates
* Os tomates deverão ser cortados imediatamente antes de serem colocados na fôrma para que seu suco não seja desperdiçado.
* Regue com o azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno forte pré aquecido, colocando na grade superior por aproximadamente 40 a 50 minutos.
* Quando o aroma de todos os ingredientes puderem ser sentidos, retire do forno e sirva imediatamente.

Sugestão da chef Renata Abdalla: lembre-se que a receita já conta com vários acompanhamentos, no entanto quando eu faço este prato ainda acrescento arroz branco e uma farofa bem simples para compor o prato todo. Já experimentei fazer esta mesma receita com outros peixes e fica tão bom quanto com o salmão. Se o peixe escolhido não for tão alto quanto o do salmão, coloque 2 pedaço de peixe enrolados junto, um sobre o outro.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 minutos:
Tempo de cozimento: 50 minutos
Tipo de refeição: prato principal
Ingrediente principal: peixe


Por Renata Abdalla, do Basicamente Simples | Contato: basicamentesimples@uol.com.br



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):