| em 17 abril 2013

Beterraba, protege os vasos sanguíneos prevenindo doenças do coração

Uma forma de melhorar a qualidade da alimentação é aproveitar os benefícios dos vegetais. A beterraba, por exemplo, pode ser consumida de diversas formas: ralada e temperada com sumo de laranja; como acompanhamento de pratos; batida no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda, cozida com vinagre e servida em saladas e preparada como suco tornando as refeições muito mais atrativa.


Segundo pesquisa da Escola de Medicina e Odontologia de Londres, na Inglaterra, publicada no jornal Hypertension, o suco da beterraba pode diminuir em até 7% a hipertensão. De acordo com os estudiosos, o nitrato presente na beterraba ajuda a ampliar os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade e, assim, provocando a queda da pressão.

"Para o suco, é válido acrescentar laranja, maçã ou acerola para aumentar o valor nutricional", explica a nutricionista Cinthia Sobral, da Universidade São Camilo, de São Paulo.

A beterraba contém uma substância que dilata os vasos sanguíneos ajudando a controlar a pressão arterial. Já seus carotenoides combatem os radicais livres, que são os responsáveis por inflamações e pela formação de placas nos vasos sanguíneos. Por isso, é uma aliada na prevenção de infartos, derrames e da arteriosclerose.

Também é rica em substâncias antioxidantes, ela auxilia na prevenção de vários tipos de câncer e na proteção dos vasos sanguíneos, prevenindo, assim, doenças do coração. Possui vitaminas A e B1, potássio, cálcio e magnésio.

Está precisando de uma injeção de ânimo para malhar?
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, o suco aumenta o tempo de resistência física em até 15%. É que o nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, diminuindo o tempo em que as pessoas chegam à exaustão. O efeito energético ao tomar um copo de 500 ml do suco parece ser maior do que sem ele, em um treinamento regular.

Beterraba X Anemia
Comer beterraba não ajuda a combater a anemia, pois o ferro presente neste alimento não é o mais eficaz para tratar a doença. Mais eficaz é o ferro presente nas carnes e nos vegetais de cor verde-escuro.

Beterraba X Diabéticos
O açúcar presente na beterraba não faz mal para os diabéticos, pois esse vegetal é rico em fibras, que retardam a absorção de seu açúcar no organismo. Elas ajudam a controlar a taxa de açúcar no sangue.


Folhas da beterraba
Sua folhas também podem ser ingeridas. Elas contêm fibras e também são fontes de carotenoide. Em seu estado natural,são um pouco amargas, porém, ficam bem em sopas, picadinho, tortas e refogados


Dica: A beterraba é rica em açúcares. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira, pode ser mantida por até quinze dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.


Benefícios da beterraba:

- manutenção dos tecidos cerebrais
- ajuda na construção óssea
- regula as funções musculares e nervosas
- tem efeito laxante
- ajuda para combater problemas ao nível do baço e do fígado
- diurética
- ajuda o descongestionamento das vias urinárias


Receita com suco de beterraba

Beterraba + Cenoura + maça + laranja


6 laranjas grandes
1 beterraba grande
1 cenoura grande
1 maça
1 litro de água
Açúcar ou adoçante

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes em 1 litro de água gelada, depois coe.
Acrescente gelo e sirva.

Somente Beterraba


2 Beterrabas
1 litro de água
Açúcar ou Adoçante

Modo de fazer:

Bata a beterraba com a água, coe, acrescente gelo e sirva.



Beterraba + couve + Limão

2 limões
2 folhas de couve
1 beterraba inteira
1/2 litro de água filtrada
Açúcar ou adoçante

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes em 1/2 litro de água gelada, depois coe.
Acrescente gelo e sirva.


Referências:

www.corposaudavel.net
www.dicasdesaude.info
revistashape.uol.com.br
francinforma.blogspot.com.br



Arquivado em | , , , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):