| em 19 junho 2013

Dicas para chegar com sucesso na melhor idade

Quanto Mais Idade Melhor

Embora se fale muito no assunto, são poucos os que estão preparados para o envelhecimento. Você tem chances de viver muito mais do que imagina, mas precisa começar a se cuidar agora.

O tempo é implacável para todos. Então confira algumas dicas especiais para você administrar e tornar viável essa época inevitável.



"A velhice não é tão ruim quando você considera a alternativa." [Maurice Chevalier, cantor e ator francês (1888-1972)]


Melhor idade - Dicas para viver bem e chegar lá com sucesso

1) Cultive bom humor. Ninguém quer ficar perto de idoso azedo e ranzinza. Velhinhos mau humorados afastam amigos e parentes e nem mesmo enfermeira de hospital aguenta.

2) Construa amizades sólidas, especialmente com os filhos e cônjuge. Elas serão muito importantes depois.

3) Prepare sua casa para você viver melhor:

• Faça portas largas e amplas para boxes de banheiro.
• Adapte barras de segurança no banheiro (chuveiro e vaso sanitário).
• Evite espalhar tapetes no piso e se tiver algum, que seja antiderrapante.
• Não ande no escuro. À noite, acenda uma luz.
• Se for construir a casa de sua velhice, evite escadas e degraus no interior.
• Compre uma cama tipo box, mais alta.

4) Faça uma visita periódica ao seu médico, faça exames de rotina para evitar surpresas maiores.

5) Recuse entregar-se à ditadura da televisão. TV demais engorda o corpo, paralisa e emburrece a mente.

6) Aventure-se: faça viagens para lugares desconhecidos. Descubra um passatempo interessante. Quem sabe você se daria bem pintando quadros ou fazendo algum tipo de artesanato ou trabalho manual?

7) Visite livrarias físicas ou virtuais e compre livros. A leitura é o exercício físico do cérebro. Ela evita doenças como o mal de Alzheimer e aumenta o raciocínio.

8) Pratique um esporte que seja apropriado para você. Faça exercícios físicos diariamente.

9) Tome água. Aos 60 anos, o corpo de um idoso tem pouco mais de 54% de água. O normal na juventude é cerca de 75%. Tenha uma garrafinha perto de você para não se esquecer desse detalhe muito importante, pois nossas células precisam de um meio líquido para funcionar corretamente.

10) Cuide da sua alimentação. Comer fast food e tomar refrigerantes é moderno, mas envelhece e adoece precocemente. Não coma gordura e evite ingestão de açúcar simples. Dê preferência às frutas, hortaliças cruas e cereais integrais.

11) Não use drogas de nenhum tipo, inclusive tabaco, cafeína e álcool.

12) Reserve tempo diariamente para dormir, tenha um dia por semana para descansar e goze férias anuais de 30 dias.

13) Evite se perder em pensamentos e preocupações que não levam a lugar nenhum, senão ao desânimo e desgosto. Pensar demais também adoece. Reclame menos e agradeça mais.

14) Pratique a economia. Não gaste tudo o que você ganha. E, muito importante, faça um bom plano de previdência e doença. Mesmo que viva de forma cautelosa, há coisas que fogem ao nosso controle.

15) Cultive o lado espiritual. Leia a Bíblia, faça orações, envolva-se num projeto social. Está provado cientificamente: tudo isso fortalece o sistema imunológico.

16) Não se lamente por ter chegado a aposentadoria. A vida é muito mais do que trabalho, trabalho, trabalho. Cultive um ócio “criativo”. Isso dá certo.


Texto: Francisco Lemos

Fonte: Revista Vida e Saúde - Ano 72, nº 11



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):