| em 27 junho 2013

Qual o Significado da Aliança de Compromisso para um Relacionamento?

“Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?” Essas belas palavras do grande Renato Russo falam um pouco dos impulsos e da lógica – ou falta de lógica? – do amor e dos relacionamentos. Para discutir isso, nada melhor do que falar sobre o significado de um dos maiores símbolos de compromisso que existem: a aliança.


É um elemento que marca a passagem de um relacionamento comum, para a próxima fase: o compromisso, porque esse anel materializa a busca por união, entre um casal que se ama. No meio de jovens, é mais comum a aliança compromisso, de prata, para representar esse passo mais sério, dentro de um namoro.

Entretanto, hoje em dia, isso não quer dizer que o casal esteja casado, pode ser apenas um sinal de que as duas pessoas têm um relacionamento estável, com o objetivo de que seja algo duradouro. Em outras palavras, serve para mostrar que não estão disponíveis para ficar com outras pessoas e que são leais com seu parceiro.

É claro que eu sei que uma aliança não definirá o estilo de relação que será estabelecida, e não garante fidelidade – isso é percebido, ao vermos o grande número de maridos e esposas, com aliança e tudo, e que são, mesmo assim, infiéis. Mesmo assim, como os casais costumam dar muito valor a limites, a aliança acaba servindo para mostrar que a relação tem seriedade e comprometimento, ao ser vista pelas pessoas, na sociedade.

No caso de você querer dar uma aliança de casamento, existe todo um ritual, porque se trata de um momento único na vida de um casal. Deve ser surpreendente, pelo carinho que envolve. Para se tornar especial, eu acho que se deve, em primeiro lugar, escolher aquela joia absolutamente perfeita. E, é sempre bom lembrar, que a perfeição, nesse caso, nada tem a ver com um presente caro, mas sim com uma peça que combine com o estilo da pessoa amada. E, para isso, independe se for dourado ou prateado. Tudo dependerá do que é a cor preferida da pessoa que receberá esse grande presente.

Para quem pretende economizar, pode aproveitar as alianças de noivado para a cerimônia de casamento. Se esse for o seu caso, atenção redobrada para o estilo da peça. Uma sugestão que acho importante é a que se escolha um modelo com uma excelente gramatura em ouro, para durabilidade longa – como devem ser as uniões amorosas.

Outro aspecto que precisa ser levado em conta é a ocasião em que será feito esse pedido tão marcante. Em outras palavras: fazer o pedido em um momento de turbulência ou após o jornal na TV, não né? Nessas horas, a tradição deve ser a regra de quem é romântico. Invista nos clássicos: jantar com clima romântico, noite de amor, uma festa importante, enfim, um cenário que sirva como lembrança perfeita por muitos e muitos anos. Use luz de velas, ou champanhe, um vinho de safra boa... enfim, muitas são as possibilidades de fazer o pedido de casamento perfeito, deixando o parceiro caído a seus pés.

Eu acho que naturalidade, na hora de fazer o pedido, é absolutamente fundamental. Desse modo, tente não deixar o pedido lindo, mas artificial, pois é claro que a outra parte da relação saberá que... é bonito, mas não foi essa pessoa quem falou isso. Se você falar o que surgir no momento será genuíno, vindo diretamente do coração, e, por essa razão, irá falar diretamente ao coração da pessoa amada.


Observação essencial: jamais pense que a aliança será símbolo de controle, ou tampouco, que irá limitar a vida social do parceiro. Afinal, o importante é o sentimento, por mais que a aliança seja linda; parece clichê, mas trata-se apenas de um pedaço de metal. Relações devem ser baseadas na confiança, acima de qualquer coisa. Felicidades e abraços!



Arquivado em | , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):