| em 14 julho 2014

Deixe suas roupas mais macias com vinagre branco


Apesar do perfume, os produtos industrializados nem sempre são a melhor opção para amaciar todas as fibras e o vinagre, além de não poluir o meio ambiente, funciona como amaciador de tecidos com um custo mais acessível.


Quem não gosta de vestir uma roupa com cheirinho de limpa? E com tantas marcas de amaciantes de tecidos no mercado, o consumidor pode escolher a fragrância que mais o agrada. Isso não significa que o produto industrializado é a melhor alternativa para todos os tipos de fibras, em certos casos, o ideal mesmo é partir para a solução caseira. Mas antes de simplificar, vamos entender porque as opções expostas nas gôndolas ainda são as mais pedidas.

O amaciador de roupas que usamos atualmente não é tão antigo assim, foi criado na década de 1950, na Inglaterra, para minimizar a sensação de roupas ásperas após a lavagem, principalmente do algodão. “Na prática, a fórmula foi desenvolvida para lubrificar os tecidos e garantir uma textura mais suave. Isso significa reduzir a eletricidade estática entre as fibras”, explica a química Jamile Alves.

Além de deixar os tecidos mais macios ao toque, a fragrância que o amaciante proporciona às roupas o tornou um produto tão popular. Segundo a especialista, para fixar o perfume e a hidratação, as composições contêm sal quaternário de amônio (uma química que faz com que as fibras se afastem uma das outras, o que garante a maciez). “Muitas marcas usam uma espécie de silicone que também serve para criar uma película capaz de afastar o pó”.

E é justamente por conta desta proteção contra a poeira que o amaciante tem outras funções domésticas além de deixar a roupa fofinha e cheirosa. Donas de casa podem utilizar a fórmula diluída em água para tirar manchas de vidros. Por criar uma camada protetora, evita o pó por vários dias. A mesma mistura também pode substituir o tradicional lustra móveis, garantindo proteção contra a poeira e um brilho discreto nas superfícies.

No caso de porcelanatos ou pisos de cerâmicas, o efeito é ainda melhor se misturado ao álcool, pois ajuda a desinfetar o ambiente e deixa um cheirinho de limpeza por horas. “A mistura é simples, indica-se um litro de água para cada dois dedos de amaciador de roupas e dois de álcool”, indica Jamile.


Leia também:

Conheça todas as suas utilidades domésticas

Os benefícios do vinagre para beleza estética


A medida certa

Os amaciantes são incompatíveis com os detergentes e só devem ser aplicados após o enxague do sabão. Além de deixar as roupas mais cheirosas e macias, o produto garante que as peças fiquem mais fáceis de passar. O amaciador industrializado pode ser utilizado em qualquer fibra, mas os rótulos indicam que sejam evitados em couro e seda.

No entanto, para garantir tecidos conservados por mais tempo, é importante saber a medida certa na hora de lavar. Exagerar na quantidade não significa que a roupa ficará mais cheirosa, e é preciso obedecer a uma regra: nunca aplicar diretamente na roupa, pois o produto pode manchar a peça. O correto é jogar na água – caso a máquina de lavar não tenha o compartimento adequado para colocar o líquido.

A quantidade correta varia conforme o volume de roupa. Normalmente, a medida é uma tampinha do frasco para cada lavada normal, ou seja, um tanque cheio ou uma máquina de lavar cheia com capacidade para 10 kg. Além da indicação na embalagem, sites de marcas de amaciantes indicam a dosagem ideal. Para uma máquina com capacidade para 5 kg, é preciso meia tampa. Se o peso for 7 kg, meia tampa mais um dedo é o suficiente.


Vinagre, a solução ecologicamente correta

Já parou para pensar como as nossas mães e avós deixavam as roupas mais macias se o amaciante é um produto tão recente no mercado? A solução é caseira e barata: o vinagre branco. Sim, ele tem as mesmas funções do famoso amaciador de tecidos só que, além de ter um custo mais acessível, não poluir o meio ambiente, por não conter aditivos químicos, ele reaviva as cores das peças e não danifica os fios.

O uso do vinagre é indicado em casos de pessoas alérgicas aos componentes químicos utilizados na fórmula industrializada. Basta colocar cerca de 200 ml do líquido em um tanque cheio ou uma máquina de 10 kg no nível máximo. Pronto, esta quantidade diluída na água é suficiente para amaciar qualquer tecido. O único diferencial é realmente o perfume. Quem opta pelo produto caseiro não tem roupa perfumada, porque o cheiro do vinagre evapora durante a secagem.

Outra recomendação é usá-lo para lavar toalhas, já que o amaciador industrializado forma aquela fina camada protetora, o que diminui a capacidade de absorção das fibras. Econômico, o produto usado na cozinha também é poderoso contra a sujeira e indicado para a limpeza de pisos. Neste caso, é só diluir uma xícara de chá de vinagre branco, de preferência de álcool, em um balde de água limpa. A solução pode ser usada depois da limpeza pesada, em qualquer cerâmica, pois não agride a superfície e ainda mantém o brilho.


Por Rita Cássia | Yahoo Mulher



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):