| em 09 julho 2014

Inclua mais frutas no cardápio


Conheça Os Benefícios Das Frutas À Saúde

A importância da inclusão das frutas na alimentação é um assunto por demais debatido, devido aos benefícios que as frutinhas podem proporcionar à saúde. Para realmente adotar hábitos alimentares saudáveis, é imprescindível a adoção diária de um cardápio variado de frutas.

Além de adicionar mais frutas na dieta, a inclusão de legumes, verduras, hortaliças, grãos e cereais se mostra essencial para a manutenção de um organismo funcional e repleto de saúde. Contudo, hoje daremos um destaque maior para as contribuições das frutas à saúde.

Um dos benefícios que mais se destacam, é o fato das frutas em sua grande maioria, fornecerem baixos teores calóricos. Por isto, elas são excelentes aliadas para pessoas que estejam passando por processos de emagrecimento, pois é mais que recomendável o consumo de frutas como alternativa para a ingestão de doces e guloseimas - conhecidas por apresentarem altas taxas de açúcares.

Pelo fato das frutas possuírem um alto teor de água em sua constituição, elas se mostram vitais para a reposição de líquidos no organismo, líquidos estes que são eliminados por meio da transpiração e do suor.

Os benefícios não param por ai, as frutas são consideradas como formidáveis fontes de vitaminas, fibras, minerais e nutrientes. Entre os principais benefícios podemos destacar:


- Vitamina C: presente em abundância nas chamadas frutas cítricas, tais como: laranja, limão, abacaxi, cidra, tangerina (mexerica), lima, acerola, caju, ameixa e romã. A vitamina C, está entre uma das vitaminas essências para o corpo humano.

Ela se destaca por conta de sua potente ação antioxidante. Suas contribuições à saúde são amplas e incluem, ação antienvelhecimento (combatem os radicais livres), reforça o sistema imunológico (aumenta as defesas do organismo), propriedades anticancerígenas, favorece as articulações e a saúde dos olhos.

- Vitamina A: frutas como mamão, abacate, caqui, acerola e a manga são ricas nesta vitamina. Ela contribui fortemente para a manutenção da saúde dos olhos, tecido (pele),ossos e dentes. A vitamina auxilia ainda a atenuar a TPM (tensão pré menstrual) e atua a favor dos órgãos reprodutivos.

- Fibras: a casca da fruta é fonte de importantes fibras. Tão fundamental quanto consumir a polpa da fruta, é o consumo de sua casca, pois é onde está concentrado grande parte dos nutrientes e fibras. A ingestão da casca está relacionada à melhora do trânsito intestinal e a redução dos elevados níveis de colesterol.

Estes são alguns dos benefícios que a inclusão das frutas em sua dieta pode promover à sua saúde.

O recomendável é o consumo de pelo menos 3 porções diárias de frutas. Portanto. selecionamos algumas dicas para que você consiga adicionar mais frutas à sua rotina alimentar:

- Faça vitaminas;
- Tome sucos naturais;
- Leve uma fruta na bolsa;
- Adicione como complemento na alimentação;
- Utilize como tempero em alimentos, principalmente em saladas;
- Ao invés de consumir um doce ou biscoito recheado, opte por uma fruta;
- Desfrute da rica diversidade, experimente diversas frutas.

São pequenas mudanças que trarão grandes resultados e benefícios para sua saúde e, principalmente para sua vida.


Por Karina Silva Farias | Drogarias Sare



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